sexta-feira, 10 de junho de 2022

Alguns dos aviões de músicos mais famosos da história



Este ano tem Rock in Rio  e se tem uma coisa que é certa é que veremos diversos astros da música chegarem ao Brasil em grande estilo, a bordo de aviões personalizados. Para estes artistas viajar em primeira classe não basta, é preciso ter (ou alugar) seu próprio avião e deixá-lo do seu jeito. E essa história vem de longa data: conheça alguns dos aviões de músicos mais famosos da história.

Elvis Presley

 

O Rei do Rock talvez tenha sido um dos primeiros artistas da música a comprar seu próprio avião. Em 1975 ele adquiriu um Convair 880 1958 e o batizou de Lisa Marie, em homenagem à sua filha. Após uma renovação de quase 1 milhão de dólares (valores altíssimos para a época) ele finalmente pode cruzar os céus com um jato ao seu gosto onde até as fivelas dos cintos de segurança eram banhadas a ouro.

Hoje o avião faz parte do acervo do Museu Graceland, em Memphis, nos Estados Unidos, onde os visitantes podem entrar e conhecer o seu interior.

Led Zeppelin

O Led Zeppelin foi uma das maiores bandas de rock dos anos 70 e no auge do sucesso chegavam para suas apresentações a bordo de um Boeing 720 apelidado de Starship (espaçonave, em inglês).

O modelo tinha apenas 40 assentos para dar lugar a mesas, um bar, sala de tv e até um órgão elétrico. Graças ao avião, a banda conseguiu manter bases permanentes em cidades como Chicago, Nova Yorque e Los Angeles  durante as longas turnês americanas de 1973 e 1975. O avião aparece no filme “The Song Remains the Same”.

The Rolling Stones

Os Rolling Stones são sem dúvida a banda de rock de sucesso mais longeva da história, ainda fazendo o bom e velho rock ‘n’ roll com Mick Jagger e Keith Richards chegando aos 80 anos de idade!

Em sua trajetória os Stones tiveram diversos aviões à sua disposição. Na turnê “No Filter” de 2017, por exemplo, eles cruzaram os céus a bordo de um Boeing 767-300ER personalizado com a logo da banda.

Guns ‘n’ Roses


Quando Axl, Slash e Duff estiveram no Brasil pela última vez, uma das atrações da turnê foi o Boeing 757-200 prateado, ostentando o símbolo da banda. O Guns é atração confirmada do Rock in Rio e retorna ao país este ano. Será que teremos novidades no avião que vai trazê-los?

Jay Z

O que comprar de presente para alguém que já tem tudo? A resposta da Beyoncé no dia dos pais de 2012 foi um jato Bombadier Challenger 850. É isso mesmo que você leu, a cantora deu de presente ao marido, Jay Z, um jato avaliado em US$ 40 milhões. 

Drake


Outro que resolveu botar a mão no bolso e comprar seu próprio avião foi o cantor canadense Drake. E não foi qualquer avião não! O artista comprou um Boeing 767 pela bagatela de 200 milhões de dólares e o batizou de Air Drake.

Iron Maiden

A história dos aviões de músicos famosos poderia se estender muito mais, mas nenhuma lista ficaria completa sem o “Ed Force One”, meio de transporte oficial da banda de heavy metal Iron Maiden. Nada mais, nada menos, que um Boeing 747-400!

Achou pouco? E se eu te contar que o vocalista do Iron, Bruce Dickinson, também faz as vezes de piloto entre um show e outro? Sim, Mr. Dickinson é piloto comercial certificado!

Infelizmente o cantor, que faz 64 anos em agosto, em breve não poderá pilotar mais o “Ed Force One”. Isso porque regras da FAA e ICAO determinam que pilotos comerciais devem se aposentar ao completar 65 anos. Então logo, logo, Bruce vai ter que se contentar com um dos assentos VIP do jato.

Lamentavelmente o Boeing 747-400 de matrícula TF-AAK fez sua viagem derradeira em 19 de abril de Ostrava, na Bélgica, para Kemble, no interior do Reino Unido,  onde seguiu  para desmonte. (igormiranda.com.br)

O Iron Maiden volta ao Brasil no segundo semestre para quatro apresentações.

27 de agosto: Curitiba – Pedreira Paulo Lemiski

30 de agosto: Ribeirão Preto – Arena Eurobike

2 de setembro: Rock in Rio 2022 (ingressos esgotados)

4 de setembro: São Paulo – Estádio do Morumbi

Fonte: Site “Melhores Destinos”https://www.melhoresdestinos.com.br/  com texto de João Goldmeier em 10/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário