quarta-feira, 29 de junho de 2022

Lançado “Código de Conduta” contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo

 “Iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com Instituto Federal de Brasília combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo”

O município paraense de Salvaterra, na Ilha de Marajó (PA), foi palco no dia 21 de junho do lançamento do Código de Conduta Brasil, ação do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor de Turismo. O evento fez parte do ciclo de entregas mensais do Programa Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O Código de Conduta é um instrumento de compromisso, de livre adesão, que tem como objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores, que trabalhem direta ou indiretamente no contexto do turismo para que, no desempenho de suas atividades, adotem ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ter um destino com empreendimentos que demonstram compromisso com este tema e possuem atendentes e funcionários capacitados dentro da esfera de proteção às crianças e adolescentes, fortalece a rede de proteção a esta parcela da população e qualifica o destino turístico.

A empresa que adere ao código, recebe um selo de reconhecimento que poderá ser utilizado em seus materiais promocionais ou em seu estabelecimento. Este reconhecimento permite que o empreendimento se posicione como uma empresa que adota atitudes responsáveis. 

Lançamento contou com a presença do Ministro do Turismo

Como parte da agenda de lançamento, o IFB promoveu oficinas de sensibilização sobre o tema junto à comunidade de Salvaterra durante 02 dias. Foram oito horas por dia dedicadas ao levantamento de estratégias adequadas à região para a adoção do Código a partir dos problemas e saberes locais.

As oficinas foram organizadas pelas professoras do IFB, Sandra Tabosa e Simone Pinheiro, e tiveram como metodologia as sete Práticas da Pedagogia da Cooperação. Este é o passo do projeto que tem como meta ativar o Código de Conduta, nos próximos oito meses.

                                                   Ministro Carlos Brito   @Marcelo Camargo

Para atingir os objetivos do programa, serão realizadas ações de prevenção, sensibilização e divulgação direcionadas aos profissionais do Turismo. “Nosso governo tem a missão de proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer tipo de exploração no turismo e o lançamento do Código de Conduta Brasil no Marajó, como parte do Programa Abrace o Marajó, mostra que este é um trabalho integrado e que conta com a parceria valorosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito, presente ao lançamento.

A coordenadora do projeto, Elissélia Paes, professora do IFB, esclareceu quais serão as próximas fases. “Além do lançamento e das oficinas, faremos a atualização do Manual do Multiplicador, uma capacitação para a disseminação do Código e eventos para a divulgação destes produtos”.

Acompanhe no instagram @projetomultiplicadoresdobem o andamento destas ações de disseminação do Código e apoie a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo.

ABRAJET E AFEET apoiam a campanha

Jornalistas profissionais de Turismo associados à ABRAJET Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e as executivas de Turismo associadas a AFEET Brasil (Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas) também defendem a luta pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo e apoiam a iniciativa do Ministério do Turismo e Instituto Federal de Brasília (IFB).

Associadas da AFEET divulgam campanha no Festuris 2021

Desde 2019, as duas Associações atuam para desenvolver ações conjuntas para conscientizar a população no combate do turismo sexual, um problema ainda no Brasil, e orientam a qualquer pessoa que presencie este tipo de conduta para que faça denúncia, mesmo que anônima, ligando para o Disque 100, telefone que funciona 24 horas por dia ininterruptamente.

Com informações do Mtur e Bom Dia Santa Catarina

Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário