sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Retorna a Porto Alegre o evento “Fado na Cidade Baixa”

O último domingo (7) marcou o reencontro dos porto-alegrenses com o “Fado na Cidade Baixa”, na rua Olavo Bilac, em frente a casa de número 198, em um dos bairros históricos da capital gaúcha.

O evento, com entrada franca, contou com a participação do grupo Alma Lusitana, que apresentaram fados e canções portuguesas que integram seu repertório. Para completar a atmosfera não faltaram pastéis de nata e de santa clara, travesseiros de Sintra bolinhos de bacalhau e vinho do Porto. O próximo Fado na Rua vai acontecer no dia 5 de dezembro.

Durante a tarde o grupo Alma Lusitana e Edna Souza, receberam a Comenda Porto do Sol, concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre, outorga concedida por indicação do Vereador Mauro Pinheiro.

Antes da pandemia, o evento acontecia mensalmente em frente à “Casa de Fados e Centro Cultural Maria Lisboa”. A casa, que foi   uma residência construída por imigrantes portugueses, onde já moraram quatro gerações, tem em sua fachada as torres da Igreja da Sé, o casario colorido e o bonde 28.  Á frente do empreendimento os atuais descendentes, o casal Jeferson e Edna.

A Casa de Fados esteve fechada por 16 meses, devido as dificuldades impostas pela pandemia, reabrindo em setembro com a casa lotada e show do grupo Alma Lusitana. A Casa Maria Lisboa realiza noites de fado quinzenalmente, com a perspectiva de torná-las semanais. 

O local, a primeira Casa de Fado do Rio Grande do Sul, é considerado um ponto cultural e turístico do bairro. São  muitos que param para tirar fotos na frente, e o evento “Fado na Cidade Baixa” aguçou a curiosidade e até incentivo do público para conhecer melhor esse estilo musical muitas vezes melancólico e que tem a particularidade de emocionar quem ouve e tocar na emoção dos espectadores. 

Sobre o Alma Lusitana

Criado em 2005, o Alma Lusitana trabalha a música portuguesa, mas sem se desvincular da musicalidade brasileira, seja pelo modo de interpretação ou pela instrumentação das canções. Clássicos como “Casa Portuguesa”, “Nem às paredes confesso” e “Coimbra” costumam tocar na emoção dos espectadores.

O grupo Alma Lusitana, conta com Alana Pereira no vocal, Querim Zanetti no violão, Jeferson Luz na guitarra portuguesa e  Maurício Montardo no teclado.

foto: divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário