“A bordo da New Shepard, o bilionário de 57 anos chama a atenção do mundo ao se colocar de vez na corrida espacial”
Jeff Bezos, fundador
da Amazon (uma das cinco maiores multinacionais
de tecnologia) e o atual homem mais rico do planeta (com
uma fortuna estimada na casa de US$ 200 BILHÕES - cerca de R$1
trilhão), engatou mais uma grande conquista ao seu nome: realizar sua
primeira viagem espacial a bordo da New Shepard - aeronave construída
pela sua própria empresa de astronáutica, a Blue Orign. O feito
do empresário de 57 anos deu o que falar na mídia e nas redes
sociais e a Decode, empresa de
cliente acquisition e consulting pertencente ao grupo BTG
Pactual, encontrou dados que demonstram o sucesso da viagem de
Bezos no digital.
A nave, cujo nome homenageia Alan Shepard (o primeiro
estadunidense a ir ao espaço 60 anos atrás), realizou um
voo suborbital espacial, ou seja, ela atingiu o espaço, mas não
realizou uma volta completa ao redor da Terra. Além
disso, Jeff Bezos não ultrapassou a atmosfera sozinho, ao seu lado
estavam: seu irmão, Mark Bezos, a aviadora Wally Funk e
Oliver Daemen – os dois últimos se tornaram, respectivamente, a
pessoa mais idosa e a pessoa mais nova a irem para o espaço.
Foram cerca de 10 minutos de viagem, dividida em três etapas:
o lançamento do foguete, a separação da cápsula com os passageiros e o
retorno da tripulação à Terra em queda livre com paraquedas em direção à
mesma região de onde partiu.
Rumo ao espaço! (E ao topo)
A recente viagem realizada pelo fundador da Amazon, não somente o
levou ao espaço, mas também ao topo dos assuntos mais populares do momento: o
volume de matérias sobre o tema, entre os dias 18 e 21 de julho,
passou de 15 para 109 - um aumento de mais de 626%!!!!
No Twitter, a tag Jeff Bezos alcançou 379 mil tweets e chegou
à 8ª posição nos Trending Topics do Brasil no dia do voo. Além
disso, o sentimento dos usuários na plataforma, pendeu mais para
o lado negativo do que para o positivo. Ainda
segundo a pesquisa da Decode:
21% dos usuários demonstraram raiva perante o assunto
17% dos usuários demonstraram admiração perante o assunto
9% dos usuários demonstraram inveja perante o assunto
2% dos usuários desacreditaram do assunto
E os principais motivos dos 51% dos usuários que satirizaram a viagem de
Bezos foram:
O formato do foguete (76%)
A viagem em si (21%)
A riqueza de Bezos (3%)
Já as principais críticas dos 21% de usuários que demonstraram
raiva perante a viagem de Bezos foram:
Desigualdade social (48%)
A viagem em si (30%)
A riqueza de Bezos (22%)
Na segunda metade do século XX, EUA e União Soviética protagonizavam a
exploração espacial em pleno período de Guerra Fria. Agora, a
competição está entre os bilionários: Jeff Bezos, dono
da Amazon e da Blue Origin; Elon Musk, dono da
Tesla e da SpaceX; e Richard Branson, dono da
Virgin Galactic.
A concorrência espacial acirrada entre tais multinacionais tem gerado
muito barulho na internet. A pesquisa da Decode revela,
ainda, que a média mensal de buscas no Google Search sobre
cada uma das competidoras é:
Virgin Galactic: 1.300 buscas
Blue Origin: 5.400 buscas
SpaceX: 110.000 buscas
Dentre as 3 empresas listadas, a SpaceX foi a primeira a
realizar uma viagem tripulada ao espaço em 30 de maio de 2020, seguida
pela Virgin Galactic, que realizou a sua primeira missão tripulada em 22
de maio de 2021 e, por
fim, a Blue Origin concluiu a tarefa em 20 de julho de
2021, com a viagem de turismo de Jeff Bezos e sua tripulação ao
espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário