terça-feira, 1 de junho de 2021

OMS aprova Coronavac e abre caminho para aceitação da vacina na União Europeia

“Decisão deverá ser divulgada até 9 de junho”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje o uso emergencial da vacina Coronavac para Covid-19, desenvolvida pela Sinovac Biotech. A notícia é relevante, já que deve abrir espaço para que os países da União Europeia e outras nações aceitem o imunizante que é largamente utilizado no Brasil.

A Comissão Europeia garantiu divulgar até 9 de junho a lista de países com viagens sem restrições para o bloco. Mas, em sua indefinida política de reabertura ao turismo, a dúvida que persiste é se pessoas vacinadas do nosso país serão mesmo liberadas para viagens. 

Vale destacar que, com a aprovação emergencial da OMS, a Coronavac poderá ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global.

 Países em Verde, Laranja e Vermelho

A União Europeia deve anunciar a lista de países de onde serão permitidas viagens sem restrições para a entrada no Bloco, divididos em 3 categorias: Verde, Laranja e Vermelho.

A categoria Verde permitirá a chegada à UE de cidadãos de países terceiros sem qualquer dificuldade, exceto verificações mínimas de controle sanitário, na lista Laranja serão identificados os países cujos cidadãos já estão vacinados contra a Covid-19 com uma vacina reconhecida pelo Bloco – hoje são Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Jansse. Na categoria Vermelha haverá “restrições extremamente firmes” devido à circulação das várias variantes do vírus SARS-CoV-2, onde se inclui o Brasil, Argentina e Índia e África do Sul.

 

Com informações da CNN Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário