sábado, 31 de outubro de 2020

Pesquisa identifica 10 perfis de viajantes que são tendência na retomada

Viajar de carro em família é uma prioridade para 90% dos brasileiros”

O estudo “Jornada dos Viajantes Brasileiros – Insights para o Turismo”, realizado pelo TRVL LAB (uma parceria da PANROTAS com a MAPIE), identificou dez perfis de viajantes que vão ditar as tendências na retomada, separado por atividades profissionais, hobbies e faixas etárias.

O estudo, que contou com a parceria da ELO, buscou traçar alguns perfis de viajantes e entender a melhor forma de atender as necessidades do cliente.

A pesquisa revelou que 83,27% dos brasileiros não realizam viagens a lazer desde abril, enquanto 16,73% já visitaram outras regiões nos últimos meses. A partir da reabertura das atividades, 55% dos entrevistados já estão avaliando opções de passeio e pesquisando as medidas de segurança e higiene adotadas, principalmente, para hospedagens.

Nesse primeiro momento, viajar em família é uma prioridade para 90% dos brasileiros e o carro é a opção de transporte preferida de 61%, o que indica deslocamentos mais curtos e próximos de suas cidades de origem. Já os destinos mais procurados devem ser os naturais, apontado por 74% das pessoas, e a preocupação com a saúde é um fator em comum entre três em cada quatro brasileiros, que afirmam que só pretendem utilizar fornecedores com certificação higiênico-sanitária reconhecida.
Para os 76% dos brasileiros que saíram da rotina e viajaram recentemente, a atividade turística foi satisfatória. A praia se destaca como o destino mais procurado (41%), seguido por cidades e rotas pelo interior (32%), serra ou montanha (29%). Aproximadamente metade dos viajantes (49%) se sentiu totalmente seguro com os protocolos adotados na hospedagem e, na volta para casa, 50% deles decidiram ficar em quarentena como medida de segurança.

A pesquisa ressaltou que os viajantes estão buscando e aproveitando promoções bem como a possibilidade de remarcar suas passagens e hospedagens. As viagens estão sendo compradas com uma média de 90 dias para internacionais e 38 dias para nacionais. O tempo de permanência em viagens no exterior aumentou, com uma média de 20 dias.

Entre os brasileiros que já viajaram desde o início da pandemia, foram destacados:

·         Loucas Pelo Brasil”, mulheres apaixonadas em viajar pelo País;

·         “Empresários em Férias”, homens da classe A;

·         “As Iniciantes”, mulheres na faixa dos 20 anos que estão começando a viajar;

·         Os Boomers”, viajantes com mais de 60 anos;

·         “Os Globais”, homens acima dos 45 anos que preferem viagens internacionais;

·         São os filhos que mandam”, mulheres na faixa dos 40 anos que poupam dinheiro para fazer viagens curtas (cujos destinos são decididos pelos filhos);

·         As profissionais liberais viajantes”, mulheres de 35 anos e profissionais liberais de setores de comunicação e serviços;

·         As viajantes de negócios globais”, mulheres de 39 anos com posição gerencial em grandes empresas;

·         “Os C-Levels”, homens de 45 anos,  proprietários ou diretores de empresas”; 

·         As corporativas alternativas”, mulheres na faixa dos 35 anos que atuam principalmente no setor de educação de forma autônoma e que se hospedam em casas e apartamentos.

O estudo foi lançado durante live  no dia 22/10 no Portal PANROTAS, com apoio da ELO , com mediação do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade com a participação de Marcelo Marques, diretor de Desenvolvimento de Negócios da ELO; Carolina Sass de Haro, diretora da TRVL LAB e da MAPIE; Renata Esteves, diretora de Marketing B2B da CVC Corp; e Sabrina Salgado, gerente de Marketing da Latam Airlines Brasil.

Clique aqui para ter acesso ao estudo completo. 

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário