segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Festuris Connection Produção agrícola, indústria, gastronomia e turismo em evidência


Após o sucesso da primeira jornada, o Festuris Connection começa amanhã, a sua segunda edição para mais um evento online exclusivo. “O futuro da alimentação e da gastronomia - Origem, Mesa, Turismo”, vai estar conectando as experiências e culturas de cinco países latinos: Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá.

O evento que acontece de 8 a 9 (terça até quinta-feira), das 14 às 18 horas, vai mostrar como o destino trabalha toda esta cadeia de valor que inicia na produção rural, passa pelas agroindústrias, chega à gastronomia e fomenta o turismo através da valorização dos produtos locais.

A transmissão será pelo YouTube, de forma exclusiva aos participantes que adquiriram ingressos, e terá como cenário os empreendimentos da coleção Casa Hotéis (Casa da Montanha, Wood e Parador). 

O 2º Festuris Connection vai ser um momento para refletir sobre o futuro, e também de debater e trocar experiências acerca dos desafios e das soluções para estas áreas tão importantes para a humanidade. A alimentação, fundamental para nossa sobrevivência, saúde e desenvolvimento. E a gastronomia, que além de cultura e do elo de congraçamento entre pessoas e povos, é geradora de milhões de empregos e renda em todo o mundo.

 Temas e objetivos que motivaram a realização do evento

ü  Melhorar de forma sustentável a produtividade agrícola para atender à crescente demanda;

ü  Garantir uma base de recursos naturais sustentável;

ü  Melhorar as oportunidades de emprego nas áreas rurais;

ü  O impacto da pandemia sobre o setor de alimentação fora do lar;

ü  A necessidade de reconhecimento e valorização das identidades, culturas, biomas e dos produtos de origem para os territórios;

ü  O Turismo como alternativa para a agricultura familiar e a produção rural como atratividade turística;

ü  A cadeia de valor da gastronomia, da origem à mesa, como meio de transformação social.

Primeiro dia

A palestra de abertura vai ser a respeito do “Futuro da Alimentação: Saúde, Economia e Meio Ambiente com o economista Jozimo Santos Rocha seguido pelo debate “Brasil - A força que alimenta o mundo: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na produção de alimentos”.

O segundo bloco vai apresentar “Conexão Brasil – Panamá” com o tema Ecogastronomia: como a cozinha sustentável e orgânica pode evoluir na experiência do consumidor com a presença online da Chef Patrícia Miranda Allen - Restaurante Cerro Brujo – (Volcán, Panamá). Seguido pelo painel “Alimentação e Longevidade” com a presença de Claudine Lemanna Schirmer – Nutricionista e Doutora em Gerontologia Biomédica (PUC/RS)

O terceiro bloco vai ser com o painel “Chocolates do Brasil: Produtos de destino” seguido pelo painel “Praticidade, sustentabilidade e experiência do consumidor: como será o futuro da indústria de alimentos?”

A tarde finaliza com a “Cozinha Show”  que vai promover nos três dias do evento  “A Cozinha de Ingredientes do Brasil com o tema  “Storytelling e Gastronomia de Memória”

 Segundo dia

O segundo dia (6) começa com o painel “Agricultura Familiar no Brasil e Desenvolvimento Sustentável” com a presença online do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke.

O segundo painel do dia é sobre “Capitalismo Consciente” com Thomas Eckschm- especialista em Agronegócios em Harvard, Executivo Internacional com experiência em 20 países.

O primeiro bloco encerra com o debate “A recuperação do setor de alimentação fora do lar no Brasil”.

O segundo bloco “Conexão Brasil Peru”, vai contar com a presença online do Chef peruano Palmiro Ocampo com o tema “Valorização da Sociobiodiversidade: a cozinha de ingredientes que está revolucionando a gastronomia moderna.

A programação segue com a “Conexão Brasil – Paraguai” sobre “A Identidade Indígena como Elemento de Valor na Experiência Gastronômica” com as presenças online  do chef e historiador paraguaio  Vidal Domingues e de  Zena do Carmo, cozinheiro de Gastronomia indígena do Rio Tapajós, em Santarém no Pará, com utilização de produtos 100% naturais e saudáveis .

No terceiro bloco o Cozinha Show vai apresentar “Cozinha Gaúcha: muito além do Churrasco”.

Terceiro dia

O primeiro bloco do ultimo dia do evento (8) começa com o debate “O Futuro dos Festivais”. No segundo bloco acontece a Conexão Brasil México que vai tratar do tema “Bebidas, Gastronomia e Turismo  Uma tríade de sucesso , com as presenças online de Araceli Ramos, diretora de promoção e relações públicas de José Cuervo/Tequila México, Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado/Cafés da Região do Cerrado Mineiro, Guilherme Luz da Rasen Bier e Eduardo Zorzanello, CEO Festuris, como moderador.

O terceiro bloco vai contar com o painel “Cadeia de Valor da Alimentação Casos de Sucessos de Cooperados Sicredi Pioneira e o painel “Identidade, Territorialidade, Turismo”.

O “Cozinha Show” encerra  o evento com "Gramado - Da origem ao Prato - inovação e criatividade na cozinha de ingredientes de Gramado" com Rodrigo Bellora - Chef de Cozinha e idealizador do conceito “Cozinha de Natureza”.

Ação Social

Parte das vendas do Festuris Connection    será destinada à escola municipal Vicente Casagrande para a compra de computadores e tablets que irão auxiliar os alunos no acompanhamento das aulas à distância.

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário