segunda-feira, 20 de julho de 2020

Sino's Day - Uma mensagem de fé e esperança nas torres da Catedral de Pedra, em Canela


“Transmissão ao vivo pela Internet, no próximo sábado (25) a partir das 16 horas”
A Catedral de Pedra, cartão postal de Canela, será o cenário do 1º Sino's Day. O concerto beneficente, com transmissão ao vivo pela Internet, vai acontecer no próximo sábado, dia 25 a partir das 16 horas. 
Arrecadar fundos e transmitir para todo o País uma mensagem de fé e esperança, em um momento de grande dificuldade e apreensão, são os focos do evento musical.
O projeto é liderado por um grupo de voluntários, visando arrecadar fundos e doações para a Associação Casa Lar, de Canela, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco. O grupo deseja também enviar para todo Brasil uma mensagem de fé e otimismo, em tempos de pandemia.

“Nunca pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”
O local será o Museu Sinos da Catedral e o evento leva o sugestivo slogan “Nunca pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti” (John Donne).
O evento vai dar oportunidade de divulgar o projeto “Museu Sinos da Catedral”, pouco conhecido dos visitantes. 
O museu, que promove um passeio pela história da Igreja, desde a sua construção até os dias atuais, possui como ponto alto a visitação com o acesso às torres onde um Carrilhão, com 12 sinos em bronze de 4 toneladas, está suspensos a uma altura de 65 metros.
O concerto terá como atração o tenor Evandro Martins e sua filha a cantora mirim Johanna Martins, que prometem um repertório bem variado e escolhido com carinho para o momento.

Equipe de voluntários
Uma equipe com sete voluntários são os responsáveis pela organização e estruturação do evento: a design Adriana Guimaraes, o tenor Evandro Martins, a psicóloga Flávia Bolognesi, o jornalista Flavio Prestes, o empresário Nieto Gonzalo Joaquim, a produtora musical Lislei Prado Martins, a jornalista Rozangela Allves e o delegado de Polícia Civil Vladmir Medeiros.
Rozangela Allves, que foi a idealizadora do projeto, destaca que o projeto é um "abraço virtual" aos milhares turistas e moradores que deixaram de visitar a cidade durante a pandemia. O evento irá mostrar a cidade para todo o Brasil e o mundo, também como uma forma de agradecimento”
Segundo Rosane Pretto Terra, responsável pela Casa Lar,  "o contexto de saúde pública nacional exige gente que repense nossas práticas, medidas de segurança, reinventando a rotina e precisando ainda mais de doações para que possamos garantir o atendimento de qualidade e segurança para as crianças e adolescentes institucionalizadas que permanecem 24 horas na instituição".
Em caso de chuva a atração será adiada para o dia 26 de julho no mesmo horário. A transmissão será feita através dos canais oficiais do evento (redes sociais) e em canais parceiros que tenham interesse em fazer a transmissão simultânea.
Serviço
1º Sino's Day
25 de julho de 2020 (próximo sábado) às 16 horas
Catedral de Pedra – Canela/RS
Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/sinosday
Instagram: https://www.instagram.com/sinosday/
Doações para Casa Lar:
Banco Itaú
Agência 7775
Conta: 02480-0
Telefone para contato: (54) 99645-4803
A associação precisa de doação de vários itens tanto de primeira necessidade como como estruturais.

A inspiração do slogan “Nunca pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”

Em 1624, um reverendo e poeta inglês chamado John Donne escreveu, na cama em que esteve por dias a um passo da morte, um livro chamado Devotions upon emergent occasions. Era uma coleção de 23 pequenas “devoções”, uma para cada dia de internação, sobre o processo de sua doença, cura e outras questões humanas.
Em uma delas escreveu:
“Nenhum homem é uma ilha; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.
Ernest Hemingway escolheu a frase para o que é considerado o maior de seus romances, onde relata os horrores da guerra civil espanhola, (1936 a 1939).
O livro inspirou o filme For Whom the Bell Tolls” em 1943, estrelado por Gary Cooper e Ingrid Bergman.
A frase foi consagrada na cultura popular e inspirou a música da banda norte-americana de heavy metal Metallica, de Bee Gees e de  Raul Seixas que gravou um álbum com este título.
Capa do LP de Raul Seixas
Este ano a Netflix lançou o drama espanhol “Surdo", inspirado no livro de Hemingway ambientado em 1944, que acompanha um fugitivo tentando sobreviver no norte da Espanha após uma explosão que o deixou surdo.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário