sexta-feira, 31 de julho de 2020

O Paraná está se preparando para receber os paranaenses

“João Mehl, presidente da Paraná Turismo participou de live com jornalistas de turismo”
No final da tarde da última quinta-feira (30) o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl. participou de uma entrevista coletiva virtual com jornalistas especializados em turismo,  associados as ABRAJETs (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
                                                            Panorama do Turismo
Durante o bate-papo com os jornalistas Mehl enfatizou sua esperança na recuperação do turismo paranaense pós pandemia.
Com mais de vinte anos de experiência no setor, Jacob lembrou que o Paraná vinha se destacando no turismo nacional no ano passado: “Foi um ano maravilhoso. Tivemos recordes de visitantes em vários de nossos atrativos, como o Museu Oscar Niemeyer, a descida pela Serra do Mar e, claro, Foz do Iguaçu, com números excepcionais na Usina de Itaipu e, também, no Parque das Aves, sem falar nas Cataratas”.
Mas a realidade atual está bem diferente, o Estado nos primeiros seis meses desse ano apresentou um déficit de R$ 3 bilhões no ICMS, um dos principais impostos que formam a receita do Estado. Agências de turismo e hotéis fechando, praticamente todos os eventos foram ou cancelados ou transferidos e “temos, lamentavelmente a questão de dois centros de eventos, o Expo Unimed e o de Pinhais, que podem fechar, fazendo de Curitiba, talvez, a única capital sem um equipamento para receber esse tipo de evento”.
Mas apesar do quadro difícil, Mehl reconhece que como presidente de uma autarquia que é responsável pela divulgação turística do Estado, têm que buscar soluções.

Nota Paraná
Para o presidente um dos desafios e a ser encarado é a desconfiança do turista de sair de casa.Entende que o turismo rodoviário de curta distância e em carro próprio vai ser o preferido dos viajantes. Por isso a criação dos polos regionais vão ser fundamentais, com atrativos próximos as cidades. Passeios de um dia, ou final de semana. Confia que com as muitas opções que os polos oferecem, o paranaense vai ter bons motivos para sair de casa.
Ribeirão Claro
"Uma das medidas que o governo está estudando, é o paranaense poder aproveitar seus créditos na Nota Paraná (ao pedir uma nota fiscal, o contribuinte recebe uma parte do imposto pago) utilizando no turismo" “Isso deve ser fechado em poucos dias”, disse Jacob. O Nota Paraná tem uma base de quase quatro milhões de contribuintes. “Outra ideia – revelou Jacob aos jornalistas de turismo – é que a compra feita no turismo possa valer o dobro”. 
Otimista e trabalhando para que o setor possa se reerguer, Jacob acredita que a partir de setembro o turismo comece seu processo de aquecimento. “Temos no Paraná um organismo que também trabalha em prol do turismo, o G5 que reúne a ABAV-PR, ABIH-PR, SEHA, ABRASEL e FECOMÉRCIO, que também pensa e age pelo turismo. E estamos, junto com o Sebrae, organizando o recomeço. Temos um programa pronto para ser implantando logo que as condições permitirem”, finalizou.

Atrativos
Parque Estadual do Guatelá
Ciente que o recomeço não vai ser fácil, mas acreditando que o turismo doméstico pode alavancar a economia do Estado, Jacob conta que “agentes de viagens terão papel importante nessa retomada, focando suas vendas nos destinos internos. "E temos muita coisa a apresentar ao paranaense: as praias da região de Foz, a cultura alemã e holandesa próximas de Ponta Grossa, Ribeirão Claro, os parques estadual do Guatelá e Vila Velha, Morretes, Antonina e Paranaguá, Foz de Iguaçu, com suas inúmeras atrações, o litoral que cresce em popularidade e em infraestrutura e tantas  outras cidades que podem acolher e encantar o paranaense. Agora é o momento de o povo paranaense conhecer as belezas de seu estado."
Fonte: Revista Now Bording/Luiz Féder
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário