segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Novo Mapa do Turismo Brasileiro compreende mais regiões turísticas do país


“São 2.694 cidades de 333 regiões turísticas validadas pelo Ministério do Turismo”
O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. 
Ametista do Sul/RS – Igreja São Gabriel,  suas paredes são revestidas com 40 toneladas de pedras. 

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site  www.mapa.turismo.gov.br  e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Região das Hortênsias
Caxias do Sul é um dos seis municípios da Região das Hortênsias, para consternação do trade gramadense, único voto contrário ao seu ingresso.  
Entre as justificativas para a mudança apresentadas pela secretária de Turismo de Caxias, Renata Carraro, está a de que, atualmente, o município apresenta similaridades com os demais integrantes da Região das Hortênsias. Outros argumentos são que os limites geográficos e a construção do aeroporto de Vila Oliva permitem maior integração entre as cidades.
De acordo com o Novo Mapa, Gramado é classificada como A, Canela e Caxias são B, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula são C e Picada Café é classificada como D. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. 
O Rio Grande do Sul conta com 371 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, das quais apenas Gramado e Porto Alegre são classificadas como categoria A.
Informações complementares:
Documento Orientador - Mapa do Turismo 2019
foto:divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário