sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Caminhada Internacional Jesuítico-Guarani encerra neste domingo em Santo Ângelo

“Peregrinos percorreram a pé as aldeias jesuíta-guarani do Paraguai, Argentina e Brasil”

Encerra domingo (15 de setembro) à primeira caminhada oficial internacional do “Caminho das Missões”. A Caminhada iniciou no dia 17 de agosto com o objetivo de unir os patrimônios culturais da humanidade e nacionais do território missioneiro do Paraguai, Argentina e Brasil. Durante 30 dias, os turistas caminharam 748 quilômetros, seguindo o caminho dos jesuítas.
O “Caminho das Missões Jesuítico-guarani” é um roteiro místico/cultural de peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto – urbano e rural – das Missões Jesuíticas. Os peregrinos fizeram um verdadeiro mergulho na história da formação da América. Andaram pelas antigas trilhas guaranis, caminhos de padres e índios, entre arquitetura, história, florestas e campos, uma jornada de peregrinação mística.
O Roteiro
A caminhada começou no dia 17 de agosto em San Ignácio Guazu, no Paraguai, a primeira redução Jesuítica-Guarani do ano de 1609, centro das reduções jesuíticas guaranis na América Latina.  O roteiro prosseguiu por Santa Maria de Fé, Santa Rosa de Lima, Santiago, Ayolas, San Cosme e Damiam, Coronel Bogado, Fram, La Paz, Jesús, Trinidad e Bela Vista, ainda no Paraguai. No dia 29 chegaram a Argentina, em Córpus. Seguiram para San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Mártires, Santa Maria Maior, Itacaruaré e San Javier, chegando ao Brasil no dia 5 de setembro, em Porto Xavier. No território brasileiro prosseguiram à Assunção do Ijuí, Pirapó, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró, São Miguel, Carajazinho, São João Batista, Entre-Ijuís e finalmente neste domingo (15) chegam a Santo Ângelo. Na chegada serão recebidos pelas comunidades dos 30 Povos em uma Missa Solene chamada “Missa da Terra Sem Males”.

O Caminho das Missões Jesuítico-guarani
Caminhada Internacional tem um percurso de 750 quilômetros, pelos territórios do Paraguai, Argentina e Brasil, passando por sete patrimônios culturais mundiais. Caminhos por estradas de terra vermelha que proporcionam uma experiência inigualável e vivências com o mundo interiorano e as aldeias dos remanescentes dos índios guaranis. Um mergulho na história da formação da América.
O roteiro, permite a possibilidade de se imaginar no ano 1750, em cada um dos povos Missioneiros com gente produzindo nas diversas indústrias, as orquestras tocando, a exportação funcionando através do Porto de Buenos Aires. As pessoas, os amores, a espiritualidade, a harmonia!
O projeto, o primeiro circuito turístico integrado é uma articulação público-privada que permitiu essa nova opção de turismo internacional.
Desde 2001 peregrinos percorrem os velhos caminhos que deram início a formação da América. Milhares de caminhantes já se encantaram com a espiritualidade e as energias presentes. Os roteiros são de 14 dias (338 km), 8 (190 km), 6 (155 km), ou 3 dias (72 km), estes na parte brasileira. Em 2018 foram testados os caminhos da Argentina e Paraguai e agora unidos se lança mundialmente como um produto turístico da América para o mundo, onde as pessoas podem fazer o todo ou em partes. Maiores informações podem ser obtidas no site www.caminhodasmissoes.com.br, ou pelos telefones: (55) 9 84058528 _ Fixo (55)3312-9632. E-mail: caminho@caminhodasmissoes.com.br
Fotos: Fernando Gomes, Marta Benatti e divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário