quarta-feira, 16 de agosto de 2017

45ª edição do Festival de Cinema de Gramado começa nesta quinta-feira

"De 17 à 26 de agosto o evento será palco para as mulheres mostrarem o seu talento na sétima arte"
O Festival de Cinema de Gramado 2017 vai mostrar que o talento feminino está presente em todos os segmentos da sétima arte. Dentro e fora da tela, diante e atrás das câmeras, debatendo, ensinando, financiando: a programação está repleta de nomes femininos e recortes que enfocam o trabalho e a presença delas no cinema.
Nas mostras competitivas do Festival de Gramado, 12 filmes são dirigidos por mulheres. O destaque de 2017 é para a seleção de longas-metragens brasileiros, em que elas ocupam o posto de direção em quatro das sete obras que concorrem aos Kikitos. Pela Janela” (Caroline Leone) e “Vergel” (Kris Niklison), curiosamente, ambas coproduções entre Brasil e Argentina. Já em “A Fera na Selva”, Eliani Giardini divide a cadeira com Paulo Betti e Lauro Escorel.
E em “Como Nossos Pais”, a diretora Laís Bodanzky, que também assina o roteiro, em parceria com Luiz Bolognesi, leva ainda a temática para o enredo, enfocando a vida de Rosa, uma mulher que quer ser perfeita em todas suas obrigações e precisa responder às distintas visões geracionais sobre o lugar da mulher: das filhas adolescentes e dos próprios pais.

A mostra de curtas-metragens brasileiros também vai provocar reflexão sobre o universo das mulheres, em três produções que, embora dirigidas por homens (um deles, transexual), abordam pontos de vista femininos. “Tailor” (Calí dos Anjos) é um documentário animado sobre um cartunista transgênero, integralmente feito por pessoas trans. “A Gis” (Thiago Carvalhaes) também documenta a vida de uma transexual – Gisberta Salce – que, neste caso, termina em tragédia em Portugal, onde ela foi assassinada em 2006. Já “Cabelo Bom” (Swahili Vidal) enquadra a questão de gênero e raça ao tratar sobre as pressões estéticas a que estão submetidas as mulheres negras.
Competem ainda na mostra de curtas brasileiros “O Espírito do Bosque”, dirigido por Carla Saavedra Brychcy, “Postergados”, de Carolina Markowicz e “Mãe dos Monstros”, de Julia Zanin de Paula – este último também disputa os prêmios de curtas-metragem gaúchos, assim como “Gestos”, codirigido por Júlia Cazarré e Alberto Goldim e “Kátharsis”, que traz a assinatura de Mirela Kruel. Vale ainda mencionar a presença do filme “Substantivo Feminino” na seleção de filmes gaúchos fora de competição. O média-metragem dirigido por Daniela Sallet e Juan Zapata conta a valente história de duas ambientalistas pioneiras no Rio Grande do Sul: Magda Renner e Giselda Castro.

Entre os longas estrangeiros, a chilena Maite Alberdi assina “Los Niños” e a dupla argentina Virna Molina e Ernesto Ardito dirigem “Sinfonía para Ana”. A atriz argentina Soledad Villamil, famosa por sua interpretação em “O Segredo de Seus Olhos”, que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011, receberá o Kikito de Cristal. A brasileira Dira Paes, que ao longo da carreira de 33 anos incorporou e deu vida a mulheres de distintas regiões e classes sociais do país, será destacada com o Troféu Oscarito.

12 homenagens especiais serão entregues no 45º Festival de Cinema de Gramado
Além das quatro tradicionais homenagens – Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado – o Festival de Cinema entrega, este ano, em homenagem aos seus 45 anos, 12 distinções especiais a importantes personalidades, todas com relação próxima e de contribuição com o evento e com a cinematografia brasileira. As homenagens serão entregues nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais.
Os agraciados: 
- Esdras Rubim, produtor e ex-diretor do Festival
- Horst Volk, idealizador do Festival
- Odilon Cardoso (in memoriam), ex-diretor do Cine Embaixador
- Romeu Dutra, idealizador do Festival
- Araci Esteves, atriz
- Luiz Carlos Merten, jornalista e crítico
- Mônica Schmiedt, cineasta (in memoriam)
- Wilton Soares Martins, técnico (luz)
- Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária
- Lucy e Luiz Carlos Barreto, produtores
- Oswaldo Massaini, produtor e distribuidor (in memoriam)
- Paulo Autran, ator (in memoriam)

Hotéis de Gramado participam da campanha "Receba Uma Estrela"
Representantes dos hoteis participantes Foto Edison Vara
Uma iniciativa da Gramadotur, a campanha "Receba Uma Estrela" reúne hotéis que aderiram à proposta de receber como cortesia estrelas e convidados participantes do 45º Festival de Cinema de Gramado. São, ao todo, 12 hotéis que levam o selo oficial "Aqui Recebemos Estrelas": Alpestre, Encantos Charme, Kurotel, Pousada Florença, Serrano Wish, St. Hubertus, Varanda das Bromélias, Villa Bella, La Hacienda, Cercano, Refúgio da Montanha e Clinipel. A rede de hoteis que recebem os convidados do Festival de Cinema também é formada por hotéis credenciados com valores diferenciados.

Feijoada das Estrelas no Wish Serrano Resort & Convention

Realizada oficialmente pelo Festival de Cinema de Gramado em parceria com o Wish Serrano Resort & Convention, a Feijoada das Estrelas receberá mais de 300 convidados para um momento de confraternização no dia 25 de agosto, às 13h. Além do tradicional cardápio da feijoada elaborada pelos premiados chefs Marcelo Hartmann e Facione Biasi, o encontro oferecerá aos convidados ilhas de caipirinhas, espaço de beleza by Duda Catanio para retoque de visual e o show da Banda Roda Viva, de Porto Alegre.
A exclusiva Feijoada é mais um momento de aproximação do Festival de Cinema de Gramado com seus convidados oficiais, desde artistas e cineastas envolvidos com os filmes em exibição no Palácio dos Festivais a profissionais da imprensa do Brasil e da América Latina. 
 Festival além do Palácio
 O Palácio dos Festivais é o ponto clássico de encontro, mas toda a programação do Festival de Cinema de Gramado também se espalha pela cidade com os pontos de trabalho da produção e da imprensa, exibições especiais, mostras e demais atividades. Confira os locais que receberão a programação do evento.  
-  Palácio dos Festivais
-  Teatro Elisabeth Rosenfeldt
-  Hotel Serra Azul
-  Museu do Festival de Cinema de Gramado
-  EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande)
-  EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura
-  EMEF Presidente Vargas – Av. Central
-  EMEF Maximiliano Hahn – Bairro Carniel
-  EMEF Senador Salgado Filho – Bairro Piratini
-  CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias
-  Vale a Pena Viver

Canadá é o País Homenageado
A trajetória da cooperação entre o Brasil e o Canadá na área de audivisual , remonta aos anos 80, quando um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board of Canada/L’Office national du film du Canada (NFB/ONF) deu origem ao Centro Técnico Audiovisual (CTAV) do Rio de Janeiro. Este foi o primeiro estúdio de pós-produção no Brasil, e foi inteiramente financiado pelos governos de ambos os países.
Além de cursos, o acordo possibilitou o intercâmbio de técnicos e cineastas brasileiros para o Canadá.
A escolha do Festival de Cinema de Gramado em homenagear o Canadá nesta 45ª edição se dá no ano em que o país comemora seu 150º aniversário.
A delegação canadense presente no 45º Festival de Cinema de Gramado conta com cineastas, roteiristas e representantes de três das mais importantes escolas de cinema do mundo: Vancouver Film School, VanArts – Vancouver Institute of Media Arts e Toronto Film School.
Os profissionais terão espaço destacado no Gramado Film Market – Conexões, onde oferecerão oficinas de roteiro e animação e painéis sobre a indústria de cinema local e os mecanismos de financiamento no Canadá – estes aliás, possuem particularidades de grande valia, como o fato de que o financiamento está sempre atrelado a um acordo de venda, o que garante a distribuição da produção audiovisual.
Além disso, haverá sessões diárias de cinema no Museu do Festival com filmes produzidos no país, especialmente de jovens mulheres que estão em ascensão. É o caso de duas cineastas que virão pessoalmente a Gramado: Carol Nguyen e Amber Fares, ambas multipremiadas, apesar da pouca idade.
A escolha por trazer mulheres para representar a pujante produção do país é uma estratégia do Canadá de valorizar o talento feminino em diversas áreas. Neste sentido, no início de 2017, houve um esforço de cooperação entre a Agência Nacional do Cinema do Brasil, a Telefilm Canada e a Women in Film and Television Toronto para compartilhar estratégias que promovam a presença de mulheres no cinema e na televisão.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário