sábado, 3 de junho de 2017

Reunião anual da FIASEET em Puerto Varas, na Região dos Lagos e Vulcões

“Encontro de executivas de turismo visa a troca de experiências e criação de redes de contato”
De 22 a 25 de maio, a província de Llanquihue/Chile, sediou a Reunião Anual da Federação Internacional das Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET), que aconteceu nas cidades de Puerto Varas, Frutillar e Calbuco, com atividades paralelas, conferências e passeios. O encontro contou com a presença de cerca de 60 empresárias provenientes do Chile, Paraguai, Peru, Brasil, Argentina e México.
A cerimônia inaugural foi realizada no Hotel Enjoy Puerto Varas, com as boas-vindas por Araceli Ramos Rosaldo, presidente da FIASEET, e Dalma Díaz Pinto, presidente da ASEET/Lagos e Vulcões (Associação de Executivas de Empresas de Turismo) e representantes de AFEET. (Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo). 
Corte da fita inaugural, Leonardo de La Prida, Prefeito da Região dos Lagos, Dalma Díaz, Araceli Ramos, Angélica Palma , diretora regional do Serviço Nacional da Mulher e Equidade de Genero.
A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Puerto Varas e dos representantes da APTUR Chile, patrocinador da reunião e SERNATUR. 
Mesa Diretiva
Na continuação apresentação dos trabalhos da Presidência, Mesa Diretiva e países presentes. Terminando com a apresentação do Congresso Anual FIASEET de 2017 em Guanajuato, o destino cultural do México, que vai acontecer de 27 de setembro a 1º de outubro deste ano. Arequipa, Peru, foi confirmada para sediar a próxima reunião anual da FIASEET, no primeiro semestre de 2018

Araceli com integrantes da ASEET Lagos e Vulcões
Como a FIASEET é integrada por vários países e um de seus objetivos é o intercâmbio e a união entre eles a AFEET/RS homenageou a todos com uma camiseta com os nomes dos países integrantes que forma a frase “Turismo nos une”
Diretoria com a camiseta: Alma, do México, Marta da AFEET Patagonia/Argentina, Rosane, Brasil, Ofelia do Paraguai, Araceli presidente FIASEET//México, Gloria,  do Peru e Dalma do Chile.
No segundo dia o grupo seguiu para a pequena Frutillar. A cidade colonizada por alemães, esbanja charme e beleza. Lá no Teatro do Lago, localizado à beira do Lago Llanquihue, com sua água cristalina e a espetacular presença do vulcão Osorno ao fundo, participaram da “Jornada de Fortalecimento”. 
As associadas da FIASEET tiveram oportunidade   de conhecer o trabalho bem-sucedido da rede para o turismo "Orange Economia", apresentado por Roberto Fantuzzi, presidente da ASEXMA AG. Depois Duilio de Lapeyra, maratonista, fundador de “Inspira 360°”, fez uma apresentação sob o tema "Colmatar o fosso entre querer e fazer" um testemunho para fortalecer as empresas de turismo. A manhã encerrou com a palestra de Roberto Arancibia, publicitário e reconhecido como um dos gurus de marketing digital, que falou sobre a importância do branding e uso eficiente de redes sociais para impulsionar empresas de turismo.
Grupo reunido em frente ao Teatro do Lago   
Almoço no Complexo Turístico Caja Los Andes, em Punta Larga, Frutilar
Na quinta (25 maio) as associadas da FIASEET, conheceram Calbuco, nome conhecido pela surpreendente e forte erupção de seu vulcão, ocorrido em abril de 2015, que causou sérios transtornos na região, incluindo Bariloche, que está muito próxima.  Um city tour e visita ao mercado típico da cidade. Logo depois o grupo participou de uma “experiência gastronômica turística” no Quincho Turismo Calcaen, com a apresentação do destape do prato “curanto al hoyo”, preparado por um grupo de mulheres que compartilharam seu testemunho de resgate e promoção do prato típico e patrimônio cultural próprio da região.


O curanto tem origem indígena, e é um grande assado feito sobre pedras quentes, em um buraco cavado no chão.
O evento encerrou com um jantar no Restaurante Puro Toro, em Puerto Varas. Sua proprietária é sócia da ASEET/Lagos e Vulcões.
Mesa diretiva no jantar de encerramento 
Delegação gaúcha com Araceli e Dalma. 
Araceli e Dalma prestam homenagem a Eduardo Gómez, diretor Regional do Serviço Nacional de Turismo, SERNATUR 

Feira de Artesanato
Segundo Clorinda Sagalá Bonet, diretora da AFEET Brasil, "estes Encontros, de frequência semestral, são realizados entre os países membros da FIASEET. Cada edição num destino diferente, procurando dar visibilidade a todos os pontos turísticos importantes de cada região.
Assim, proporciona-se entre as participantes, integração e atualização de conhecimentos. Solidifica-se relações pessoais e desenvolve-se contatos comerciais a nível internacional, de extrema importância para nossas associadas, um dos pilares de nossa Federação".
Delegação gaúcha no coquetel de abertura
Na sexta (26) as associadas do RS realizaram um passeio até Isla Chloé para conhecer os atrativos da Região dos Lagos, uma das regiões com maior patrimônio natural e cultural do Chile, graças ao legado dos imigrantes europeus, suas dezenas de lagos, rios e fiordes, coroados por inúmeros vulcões e sua rica biodiversidade de flora e fauna.
E finalizaram com uma linda viagem de dois dias, no navio Skorpios , até o Fjorde Quintupeu e Termas de Llancahué.
Reunião da diretoria no café da manhã
Sobre a FIASEET – Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas - fiaseet.org/
A entidade foi criada em 1980, na cidade do México, com o nome AFEET (Associação Feminina de Executivas de Empresas Turísticas) ,  depois durante a realização do II Congresso AFEET, as Executivas de Empresas Turísticas de países latino-americanos decidiram modificar o nome para uma Federação para poder atuar a nível continental com o nome de FLAFEET - Federação Latinoamericana de Executivas de Empresas Turísticas.
Em 1998, por decisão de suas associadas, trocam seu nome de FLAFEET para FIASEET (Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas), com a incorporação da Espanha.
A entidade tem por objetivos buscar, entre os países ibero-americanos, o intercambio: turístico, cultural, folclórico, tecnológico e social; promover a iberoamerica no mundo; apoiar, para benefício de suas associações e sócias, pacotes turísticos e fomentar a relação comercial entre as associadas; zelar pela ética comercial das associadas segundo o código estabelecido pela Federação; fomentar a criação de novas Associações Nacionais em  todos os países latino-americanos; buscar apoio e reconhecimento dos Governos ibero-americanos para os objetivos da FIASEET; erradicar a exploração infantil e adolescentes em viagens e turismo.

Receptivo em Puerto Varas www.turismopacifico.cl/
Restaurante Puro Toro   www.purotoro.com  

Fotos: Nicolás Loayza e Rosane Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário