segunda-feira, 5 de junho de 2017

Consulado norte-americano abriu hoje em Porto Alegre

"Entrevistas para concessão de visto iniciam na próxima quinta-feira (8)"
Hoje finalmente abriu o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre. No entanto, até quarta-feira a representação atenderá unicamente cidadão americanos. O serviço mais aguardado pelo público gaúcho – entrevista para a concessão de vistos, iniciam na quinta-feira, dia 8.
A inauguração oficial do espaço, que fica na zona Norte da Capital, na avenida Assis Brasil, deve acontecer no final do mês, segundo a Embaixada norte-americana no Brasil.
Obtenção do Visto
A entrevista, que obrigava aos viajantes gaúchos se deslocar a a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife, agora poderá ser feita no Consulado. 
Lembrando que a  primeira etapa, que consiste na entrega de documentos e coleta de digitais, continua sendo feita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), aberto em 2014 na avenida Carlos Gomes.
Desde janeiro, a entrevista presencial se tornou obrigatória para todos os brasileiros entre 14 e 79 anos de idade que solicitam visto de entrada nos Estados Unidos. Dentro dessa faixa etária, só estão dispensadas do procedimento as pessoas que tiveram seu visto anterior expirado até no máximo 12 meses antes da solicitação da nova autorização. No consulado gaúcho serão expedidos os vistos para "não imigrantes". A categoria engloba os viajantes que pretendem fazer turismo, participar de eventos: como feiras ou conferências, estudantes e intercambista.
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a presença norte-americana em Porto Alegre "visa intensificar o relacionamento com os brasileiros no Sul do País, como parte dos esforços da missão diplomática dos Estados Unidos da América de incrementar comércio e investimento bilateral, fortalecer relações entre os dois países, facilitar viagens, fomentar intercâmbio educacional e cultural e promover desenvolvimento econômico"
fotos: divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário