terça-feira, 27 de setembro de 2016

44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa

Maratona de jovens criam aplicativos para o setor de viagens
Os profissionais do setor, reunidos na 44a ABAV Expo Internacional de Turismo, das 13h00 às 20 horas, de 28 a 30 de setembro, em São Paulo, premiarão a criação de três Aplicativos – Apps desenvolvidos em sistema e maratona por jovens que vão rodar acordados a madrugada da próxima quarta para quinta-feira, no Expo Center Norte. De acordo com regulamento, os apps deverão aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores. A entrega dos prêmios será feita no dia 30/09, às 18 horas.
“Atendemos clientes cada vez mais informados e exigentes. Cabe aos agentes de viagens encontrarem meios para melhor compartilhar conhecimento que possuem sob medida; adequado para atender o perfil de cada viajante e estilo de viagem”, afirma Edmar Bull, presidente da ABAV.

Como o Turismo contribuiu e vai contribuir mais com o aquecimento da economia no Brasil
Por que o setor que lidera o ranking dos que mais geram empregos no planeta; que exerce impacto econômico direto anual superior a U$ 2 bilhões (cujo impacto, segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC) supera 3% do PIB e que, somado aos efeitos indiretos, responde por quase 10% da economia mundial), ainda não conquistou condição de vetor estratégico priorizado para a retomada do desenvolvimento sustentável do Brasil? 
É fato de que para cada 9 integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) no mundo, um atua em atividades impactadas direta ou indiretamente pelo Turismo. Também, de acordo com a OMT – Organização Mundial do Turismo, no Brasil esta proporção ainda é de 11 para 1. 
“Para cada quarto de hotel construído, criamos um emprego direto e seis indiretos. Investimentos privados foram e continuam a ser feitos na ampliação da oferta hoteleira. Vimos aprimorando a infraestrutura e a gestão aeroportuária, mas ainda faltam várias medidas que possibilitem ao Brasil ser competitivo na disputa pelo mercado turístico global. Estender a isenção de vistos concedida para estrangeiros, assim como conquistamos a propósito dos megaeventos esportivos, é uma delas”, antecipa Edmar Bull, presidente da ABAV.

Quais os principais legados que os megaeventos esportivos trazem ao Turismo no Brasil?
Com a realização da Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada no Brasil, as redes sociais passam a registrar, com extraordinária capacidade viral, a aprovação da brasilidade na avaliação dos turistas estrangeiros entrevistados de maneira amostral pela Embratur todos os anos, desde os anos 80. O ministro do Turismo em exercício, o presidente da Embratur, os secretários estaduais de turismo e de vários municípios brasileiros são presenças confirmadas na 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, das 13 às 20 horas, de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.
Como reverter a matéria-prima (imagem positiva da brasilidade) em produto turístico, para aumentar o ingresso anual de visitantes estrangeiros (de 6 e 7 milhões); menos do que ilhas caribenhas? 
É fato que a Embratur deve ser transformada em agência de fomento, nos moldes da Apex, sob a ótica da iniciativa privada e do poder público, na atual gestão do órgão vinculado ao Ministério do Turismo.
“Quem será o ministro do turismo no Brasil no governo Temer?”, indaga Edmar Bull, presidente da ABAV; para quem o mercado aguarda obter no evento uma definição das autoridades competentes.

Quais destinos nacionais e internacionais conquistarão a preferência dos turistas brasileiros?

Mais de 60 delegações internacionais e todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal vão expor diferenciais turísticos competitivos na 44a ABAV Expo Internacional de Turismo,
A organização do evento definiu para este ano que todos deverão exibir vídeos. O desempenho de cada destino e dos atrativos promovidos definirá as tendências para as próximas temporadas, com impacto imediato sob as próximas férias de verão 2016/2017, até o Natal e o Réveillon de 2017/2018. 
A compra antecipada de passagens aéreas e diárias de hospedagem, que compreendem a maior parcela dos investimentos para quem viaja, garante sempre os maiores descontos. Quais destinos, nacionais e internacionais, tendem a ganhar destaque na preferência dos consumidores interessados em obter a melhor relação preço qualidade para as suas próximas viagens? Quais serão as apostas das operadoras turísticas que lançam no evento os seus pacotes de viagem? O consumidor sabe que a compra de um pacote custa, no mínimo, 30% menos do que a compra de cada um dos mesmos itens (transporte, hospedagem e serviços receptivos) individualmente para viagens a lazer? 
“As agências de viagens, reunidas na principal feira de negócios do setor, sinalizarão ao mercado os destinos nacionais e internacionais que tendem a conquistar a preferência dos turistas que compõem diferentes segmentos e nichos de mercado”, afirma Edmar Bull, presidente da ABAV, que projeta fechar o ano de 2016 com crescimento de 5% a 6% comparado com o ano passado e anunciará, durante o evento, o lançamento do Censo ABAV.

O evento apontará também tendências para o bilionário mercado das viagens corporativo 
A Associação Brasileira de Viagens Corporativas – Abracorp, dispõe em seu portal dos dados absolutos e percentuais trimestrais, semestrais e anuais. A movimentação bilionária inclui até informações sobre o desempenho de cada uma das empresas aéreas, redes hoteleiras, locadoras de automóveis, meios de pagamento, seguradoras de viagem, operadoras de cruzeiros marítimos, sistemas globais de distribuição e OBTs, entre outros provedores de serviços e recursos voltados às corporações de variados ramos no Brasil e no exterior, e portes que demandam a gestão de viagens de negócios, eventos e incentivo – o segundo ou primeiro item do budget das grandes corporações. 
Quais são as melhores dicas que agências de viagens corporativas ou Travel Management Companies– TMCs podem oferecer às pequenas e médias empresas no atual cenário de contenção de despesas e cautela nos investimentos para o desenvolvimento de novos negócios?

“Apostem no setor de viagens e turismo como estratégico para conquista do real desenvolvimento sustentável; como vetor econômico da prosperidade em cidades com vocação para ofertar serviços diferenciados com excelência de qualidade, como São Paulo e são centenas de cidades brasileiras”, recomenda Edmar Bull, presidente da ABAV, aos eleitores no atual pleito eleitoral.
fotos divulgação

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