segunda-feira, 26 de setembro de 2016

27 setembro - Dia Mundial do Turismo: "Turismo para Todos”

O Dia Mundial do Turismo é celebrado, amanhã (27/09). A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.
A data visa mostrar a importância do turismo e  seu valor cultural, econômico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo. 
Tema 2016

O tema do Dia Mundial do Turismo 2016 é: "Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”. A Tailândia foi a nação escolhida para acolher oficialmente o Dia Mundial do Turismo (WTD) este ano. 

Ministério comemora Dia Mundial do Turismo
Alinhado ao tema, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, lançará, durante cerimônia, a ser realizada as 10 horas no auditório do Ministério, um vídeo sobre acessibilidade e inclusão no turismo. Entre os convidados para o evento estão a atleta paralímpica do Tiro com Arco, Jane Karla, a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal, e o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla. O evento será transmitido pelo Periscope no twitter da Pasta (@mturismo).

Comemoração no Rio Grande do Sul 
O dia mundial do turismo, vai ser comemorado com a divulgação das fotos que participaram na promoção “as 10 maravilhas do turismo ecológico do Rio Grande do Sul”. As melhores imagens vão ser divulgadas no site da Setel www.setel.rs.gov.br e nas redes sociais.
Os 10 atrativos do Estado escolhidos para comemorar o Dia Mundial do Turismo 2016, foram: 
1 – ITAIMBEZINHO – O mais famoso cânion dos Aparados da Serra e o maior da América do Sul. Sua extensão atinge 5,8 mil metros e a largura varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m, em Cambará do Sul.
2 – CASCATA DO CARACOL – Localizada na cidade de Canela, com uma queda de água de 131 metros.
3 – CORDÃO LAGUNAR – Formado por cerca de 50 lagoas que se conectam entre o mar e a serra, localizadas no Litoral Norte.
4 – LAGOA DO PEIXE – Localizada entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, numa planície costeira arenosa e é um grande refúgio de aves
5 – BANHADO DO TAIM – Em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. 
6 – GUARITAS DE CAÇAPAVA – Formadas pelo granito, arenito e ruínas em meio a vales e bacias no município de Caçapava do Sul. 
7 – SALTO DO YUCUMà– É considerado o maior salto longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de extensão e quedas de 12 a 15 metros nas águas do Rio Uruguai. 
8 – MATA – O município abrange um vasto sítio paleobotânico a céu aberto, sendo o maior reduto de fósseis vegetais do Brasil, apresentando resquícios de uma floresta petrificada de mais de 200 milhões de anos.
9 – PARQUE ESTADUAL DE ITAPUà– Área de Preservação Ambiental, com rica fauna e flora nativa, que abriga inúmeras praias, morros, dunas e ilhas junto ao Lago Guaíba e a Laguna dos Patos.
10 - PARQUE ESTADUAL DO DELTA DO JACUÍ - Unidade de Conservação situada no centro geográfico da Região Metropolitana de Porto Alegre e que abrange um ambiente de grande beleza cênica, formando um mosaico de ilhas, sacos, canais e campos inundáveis cercados por matas nas áreas de margem e rica variedade de fauna e flora.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário