terça-feira, 28 de junho de 2016

Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul no próximo sábado

A Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul neste domingo (3/7) e permanece até o dia 9 (sábado). O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passará por 28 municípios gaúchos.
O início do percurso no Brasil, começou em 3 de maio, partindo de Brasília, totalizando mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e 12 mil condutores.  Serão 95 dias e 329 cidades, incluindo todas as capitais.
O trajeto no Rio Grande do Sul começa em Erechim, no norte do Estado, e termina em Torres, com seus paredões rochosos à beira-mar.
As cidades de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as "Cidades de Celebração”, onde a chama irá pernoitar. Eventos especiais estão programados para essas cidades
Além dos eventos de revezamento, está prevista uma operação especial, em São Miguel das Missões, na segunda, dia 4 de julho. No sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, o dia é dedicado a um evento específico chamado pela organização de “Photo Opportunity”, onde ocorre uma celebração de integração entre o patrimônio histórico da humanidade com o símbolo olímpico, com início previsto para às 8h30 minutos e término ao meio dia. A cerimônia de acendimento e revezamento da Tocha Olímpica será por volta das 10h40min, permanecendo por quinze minutos no palco. 
As datas da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul
3 de julho (domingo) - Erechim, Passo Fundo
4 de julho (segunda-feira) - São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta
5 de julho (terça-feira) - Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria
6 de julho (quarta-feira) -São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas
7 de julho (quinta-feira) - São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre
8 de julho (sexta-feira) - Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul
9 de julho (sábado) - Bento Gonçalves, Torres.
O trajeto nas cidades gaúchas
Erechim será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber a Chama Olímpica, que percorrerá mais de 4 km pelas suas ruas. Depois segue para Passo Fundo,  onde vai pernoitar. De Passo Fundo, o símbolo olímpico passará por municípios com marcas das missões jesuíticas: São Miguel das Missões, com seu patrimônio da humanidade; Santo Ângelo, que integrava os Sete Povos das Missões fundado por jesuítas espanhóis, e segue para Ijuí e Cruz Alta, terra de Érico Veríssimo.
Depois de passar por Encantado, Lajeado e Santa Cruz do Sul, na região dos Vales, a tocha segue para Santa Maria, cidade da região central, com seu turismo fortemente relacionado às atrações históricas e culturais.  
Antes de chegar a Pelotas, no sul gaúcho, a tocha faz o trajeto de São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu e Rio Grande. No dia 6 de julho, pernoita em Pelotas, cidade conhecida pelos seus doces, casarios históricos  e por belezas naturais,  Mais três municípios serão percorridos antes de chegar a Porto Alegre: São Lourenço do Sul, Camaquã, e Guaíba. Na capital, o símbolo olímpico passará pelo Parque Moinhos de Vento,  Usina do Gasômetro, Parque da Redenção, Casa de Cultura Mario Quintana e a Fundação Iberê Camargo.
O trajeto final passa por Canoas, Esteio, Novo Hamburgo seguindo para a Serra Gaúcha: Canela, Gramado e Nova Petrópolis. Depois vai para Caxias do Sul e Bento Gonçalves, municípios com forte colonização italiana no Brasil e produção de vinhos.   O trajeto termina em Torres, no litoral norte.
fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário