quarta-feira, 22 de junho de 2016

Entidades do Conselho defendem manutenção do Mtur

Entidades enviam ofício ao presidente em exercício, Michel Temer, solicitando atenção para o caso envolvendo o Ministério do Turismo após a saída de Henrique Alves.
Com a saída de Alves surgiram também rumores sobre a extinção da pasta ou mesmo sua junção outra, como o esporte, por exemplo.
Confira abaixo a carta na íntegra:

Ao
Excelentíssimo Senhor Presidente da República em Exercício Michel Miguel Elias Temer Lulia Palácio do Planalto Brasília - DF

Senhor Presidente,

Quando o senhor resolveu manter o Ministério do Turismo e convidar um dos expoentes do PMDB para comandar a pasta, o senhor sinalizou ao mercado que compreende a importância que a atividade sempre possuiu e agora ampliada pelo momento histórico do Brasil.
O turismo é o setor que será protagonista na reconstrução da imagem do Brasil para o mundo. É a vitrine que consolida o trabalho que está sendo realizado agora no Ministério das Relações Exteriores comandado pelo ministro José Serra e pela nova EMBRATUR que será reestruturada. É também o turismo a atividade econômica capaz de gerar mais rapidamente divisas e ajudar o país na travessia da sua mais grave crise econômica. Ele foi a solução para a Espanha e Portugal na crise que estes países atravessaram.
A cadeia produtiva atendeu o chama- mento da nação e realizou uma grande transformação na infraestrutura turística para atender a Copa do Mundo de 2014 e, agora, as Olimpíadas Rio 2016. Possuímos uma estrutura pronta para receber visitantes de todo o planeta. São milhares de novos empregos que dependem do aumento do fluxo de visitantes.  
Fusionar o turismo com outra pasta, como a mídia tem colocado, será um retrocesso. A atividade, a exemplo do que aconteceu com a Cultura, perderá o seu protagonismo.
Um dos maiores acertos do seu governo, que manteve a pasta do turismo compreendendo a equação única que a história nos reservou, será transformado em um retrocesso incompreensível pela importância que o setor tem como solução para a nossa crise.
Como integrantes do Conselho Nacional de Turismo em conjunto com entidades coirmãs, reiteramos o nosso apoio a sua decisão inicial e ressaltamos a importância da manutenção da pasta. Solicitamos que ela seja ocupada por um especialista, um gestor público que já conheça o setor. Estamos a menos de 50 dias de um encontro planetário no Brasil e um ministro neófito não terá tempo para aprender as especificidades da atividade. Podemos mostrar ao mundo que não compreendemos que o grande legado para o Brasil se dará através da atividade turística, gerando divisas, renda e empregos.
Extinguir o Ministério do Turismo e fusioná-lo com outra pasta será um paradoxo difícil de compreender. No momento que chamamos o mundo para nos visitar, encerramos exata mente o ministério que teria a função de anfitrião dos Jogos Olímpicos. 
Entidades do Conselho Nacional:
CNTur - Confederação Nacional de Turismo
CONTRATUH -  Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
ABAV Nacional - Associação Brasileira de Agentes de Viagens
ABETA -  Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
ABRASEL -  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABRAJET -  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
ABBTUR -  Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo
ABRARJ -  Associação Brasileira de Revistas e Jornais
BRAZTOA Associação Brasileira de Operadores Turísticos
CLIA Abremar Brasil
FBHA  - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
FENAGTUR -  Federação Nacional dos Guias de Turismo
CBC&VB  - Confederação Brasileira dos Conventions & Visitours Bureaux  
GUILHERME PAULUS  - Conselheiro Indicado pela Presidência da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário