sexta-feira, 15 de abril de 2016

Observatório de Turismo do RS apresenta o posicionamento dos destinos turísticos ofertados no mercado

“O objetivo do estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional”
Dando continuidade a seu trabalho pioneiro o Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul apresentou os destinos turísticos gaúchos ofertados pelas principais Operadoras Turísticas do Brasil. A coleta é realizada todo dia 09 de cada mês. A análise do estudo contemplou 11 municípios ofertados, representando 2,3% dos regionalizados presentes em cinco regiões turísticas.
O mês de abril apresentou um aumento na oferta total dos municípios se comparado aos dados do mesmo mês do ano anterior.
O monitoramento do Observatório do Turismo iniciou em setembro de 2014, e mostrou que dos 472 municípios regionalizados gaúchos, 16 aparecem como opções nas principais operadoras do país, representando apenas 3,39% do total.
A coleta de dados e elaboração foi feita pela estagiária graduanda no curso de Turismo da Estácio Rio Grande do Sul, com supervisão da coordenadora do Observatório,  Marcia Merllo.

Abaixo o relatório apresentado pelo Observatório de Turismo do RS:

  Destinos Turísticos Gaúchos Ofertados pelas principais Operadoras Turísticas Brasileiras – abril/2016

O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul monitora quais os municípios gaúchos estão sendo ofertados pelas 26 principais Operadoras Turísticas do Brasil (em relação ao seu faturamento, segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo-PACET, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em 2014 e conforme critérios constantes no Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012/2015 - SETUR), tendo como fonte as suas páginas oficiais na internet. A coleta é realizada todo dia 09 de cada mês. Mesmo quando o pacote refere-se às regiões turísticas, observamos pontualmente quais municípios estão contemplados nele. Levamos em conta sempre o período atual (mês), de análise, e os doze meses anteriores. O objetivo desse estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios subsídios para a gestão do processo de comercialização. Vale dizer, entretanto, que não significa que estas operadoras são as que mais comercializam o RS, pois estamos tratando apenas da oferta de produtos e não necessariamente da aquisição dos mesmos.
Análise do presente estudo contempla 11 municípios ofertados, o que representa 2,3% dos regionalizados (diminuição de 18% em relação a março). Estes municípios estão presentes em cinco regiões turísticas (20% do total).

A representatividade das Regiões Turísticas no mês de Abril/2016 
Em Abril de 2016, no que se refere às operadoras, a tabela a seguir mostra o número de vezes que cada município foi ofertado: 
Nota: os municípios que não foram ofertados e aparecem com 0 (zero) no quadro acima, foram incluídos porque aparecem na série histórica.

Comparação mês anterior

Comparação Abril 2015 e Abril 2016
Abaixo, é possível visualizar o número de vezes que cada região turística foi ofertada em abril de 2016 em comparação a abril de 2015, apenas ressaltando que Porto Alegre, por ser capital, aparece individualmente como município e não como região:
Neste mês, tivemos um aumento de 3,49% na oferta total dos municípios se comparado aos dados do mesmo mês do ano anterior.

Série Histórica
Considerando os 472 municípios regionalizados gaúchos, apenas 16 aparecem (desde o início da coleta deste tipo de dado pelo Observatório, em setembro/14) como opções nas principais operadoras do país, o que representa 3,39% do total.

Abaixo, segue percentual de participação de cada região turística no total de ofertas pelas operadoras, no período de abril/2015 a abril/2016: 

Coleta de Dados e Elaboração:
Luana Gomes
Estagiária graduanda no curso de Turismo da Estácio Rio Grande do Sul – luana-gomes@turismo.rs.gov.br.

Supervisão:
Marcia Colao Merllo
Turismóloga e Coordenadora do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul l – observatorio@setel.rs.gov.br·.

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