“O objetivo do estudo
é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado
nacional”
Dando continuidade a seu
trabalho pioneiro o Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul apresentou os
destinos turísticos gaúchos ofertados pelas principais Operadoras Turísticas do
Brasil. A coleta é realizada todo dia 09 de cada mês. A análise do estudo contemplou 11 municípios ofertados,
representando 2,3% dos regionalizados presentes em cinco regiões turísticas.
O mês de abril apresentou um aumento na oferta total dos
municípios se comparado aos dados do mesmo mês do ano anterior.
O monitoramento do Observatório do Turismo iniciou em setembro de 2014, e mostrou que dos 472 municípios regionalizados gaúchos, 16 aparecem como opções nas principais operadoras do país, representando apenas 3,39% do total.
O monitoramento do Observatório do Turismo iniciou em setembro de 2014, e mostrou que dos 472 municípios regionalizados gaúchos, 16 aparecem como opções nas principais operadoras do país, representando apenas 3,39% do total.
A coleta de dados e elaboração foi feita pela estagiária
graduanda no curso de Turismo da Estácio Rio Grande do Sul, com supervisão da coordenadora do Observatório, Marcia Merllo.
Abaixo o relatório apresentado
pelo Observatório de Turismo do RS:
O Observatório de Turismo do
Rio Grande do Sul monitora quais os municípios gaúchos estão sendo ofertados
pelas 26 principais Operadoras Turísticas do Brasil (em relação ao seu
faturamento, segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo-PACET,
da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em 2014 e conforme critérios constantes no
Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012/2015 - SETUR), tendo
como fonte as suas páginas oficiais na internet. A coleta é realizada todo dia
09 de cada mês. Mesmo quando o pacote refere-se às regiões turísticas,
observamos pontualmente quais municípios estão contemplados nele. Levamos em
conta sempre o período atual (mês), de análise, e os doze meses anteriores. O
objetivo desse estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos
gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios subsídios para a gestão
do processo de comercialização. Vale dizer, entretanto, que não significa que
estas operadoras são as que mais comercializam o RS, pois estamos tratando
apenas da oferta de produtos e não necessariamente da aquisição dos mesmos.
Análise do presente estudo contempla
11 municípios ofertados, o que representa 2,3% dos regionalizados (diminuição
de 18% em relação a março). Estes municípios estão presentes em cinco regiões
turísticas (20% do total).
A representatividade das
Regiões Turísticas no mês de Abril/2016
Em Abril de 2016, no que se
refere às operadoras, a tabela a seguir mostra o número de vezes que cada
município foi ofertado:
Nota: os municípios que não foram ofertados e aparecem com 0 (zero)
no quadro acima, foram incluídos porque aparecem na série histórica.
Comparação mês
anterior
Comparação Abril
2015 e Abril 2016
Abaixo, é possível visualizar o número de vezes
que cada região turística foi ofertada em abril
de 2016 em comparação a abril de
2015, apenas ressaltando que Porto Alegre, por ser capital, aparece
individualmente como município e não como região:
Neste mês, tivemos um aumento de 3,49% na oferta total dos municípios se comparado aos dados do
mesmo mês do ano anterior.
Série Histórica
Considerando os 472 municípios regionalizados gaúchos, apenas 16 aparecem (desde o início da
coleta deste tipo de dado pelo Observatório, em setembro/14) como opções nas
principais operadoras do país, o que representa 3,39% do total.
Abaixo, segue percentual de participação de cada região
turística no total de ofertas pelas operadoras, no período de abril/2015 a
abril/2016:
Coleta de Dados e Elaboração:
Luana Gomes
Estagiária
graduanda no curso de Turismo da Estácio Rio Grande do Sul –
luana-gomes@turismo.rs.gov.br.
Supervisão:
Marcia Colao Merllo
Turismóloga
e Coordenadora do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul l –
observatorio@setel.rs.gov.br·.
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