sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Aeroviários e aeronautas entram em greve no dia 3 de fevereiro

Após rejeitar a proposta de escalonamento do reajuste salarial, oferecida pelas companhias aéreas, os aeroviários e aeronautas decidiram na tarde desta sexta-feira que entrarão em greve na próxima quarta-feira. Os aeronautas — pilotos, copilotos e comissários de voo — farão uma paralisação das 6h às 8h nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Já os aeroviários iniciam a greve a partir da 0h de quarta-feira, por tempo indeterminado, no Aeroporto Salgado Filho. Após rejeitar a proposta de escalonamento do reajuste salarial, oferecida pelas companhias aéreas, os aeroviários e aeronautas decidiram na tarde desta sexta-feira que entrarão em greve na próxima quarta-feira. Os aeronautas farão uma paralisação das 6h às 8h nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Já os aeroviários iniciam a greve a partir da 0h de quarta-feira, por tempo indeterminado, no Aeroporto Salgado Filho. 
Os trabalhadores exigem reajuste salarial de 11%, retroativo à data-base, em 1 de dezembro e rejeitaram as propostas das empresas que ofereciam reajuste parcelado, sem retroatividade e menor que a inflação. A perda, em uma das propostas, seria equivalente a 93,28% de um salário. As categorias, no entanto, ofertaram o prazo de até o dia 2 de fevereiro, às 18h, para um novo manifesto das empresas no que diz respeito ao pagamento dos 11%, retroativo à data-base.
Os aeronautas são os profissionais que trabalham como pilotos, copilotos e comissários de voo. Já os aeroviários são os trabalhadores que atuam em terra, como os agentes de check-in e de atendimento, auxiliares de serviços gerais, operadores de equipamentos e mecânicos de aeronaves. 
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário