terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Porto Alegre realiza Fórum Social Temático com o tema FSM 15 anos

“Na pauta temas sociais, ambientais - 19 a 23 de janeiro de 2016”
Na terça-feira que vem (19), Porto Alegre volta a receber o Fórum Social Mundial (FSM). Será um evento comemorativo aos 15 anos do FSM, já que o fórum regular acontecerá em agosto, no Canadá.  Até o dia 23 de janeiro nomes expressivos estarão debatendo a conjuntura política, economica e social mundial.
Com o tema “Balanço, Desafios e perspectivas rumo ao outro mundo possível” o FsmPoa+15 promete tratar assuntos polêmicos como questões ambientais e direitos de povos indígenas.
Estão previstos mais de 270 debates, palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas.
O objetivo é fazer uma retrospectiva do FSM, e para isso deverão vir à capital gaúcha ícones da sua fundação, como o professor Emir Sader, o sociólogo Boaventura de Souza, que já confirmou presença, e o arquiteto e ativista Chico Whitaker.
1ª edição FSM que reuniu milhares de pessoas em Porto Alegre
A organização espera receber de 15 a 20 mil pessoas de mais de 70 movimentos sociais do país e do mundo. O escritor e pensador uruguaio Eduardo Galeano, falecido este ano, que compareceu a primeira edição do FSM, será homenageado.
As oficinas e palestras serão realizadas em vários locais, entre eles, Usina do Gasômetro, Câmara de Vereadores, Parque da Harmonia, Escola Técnica Parobé, Largo Zumbi dos Palmares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mario Quintana. Uma das novidades desta edição será o Espaço para Idosos.
Já estão confirmados personalidades como o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica; a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia; o teólogo Leonardo Boff;  e o empresário Oded Grajew.
Nesses 15 anos o FSM cresceu e ganhou notoriedade mundial.  Depois de passar por Brasil, Venezuela, Mali, Paquistão, Quênia e Tunísia, a próxima edição internacional do evento, que surgiu como contraponto ao Fórum Econômico de Davos, será de 9 a 14 de agosto de 2016, em Montreal, no Canadá. É a primeira vez que o evento chegará a um país de primeiro mundo.

Porto Alegre será sede de mais um FSM Foto A. Abraham
Inscrições de participantes
Quem deseja participar, pode se inscrever até a abertura do evento, no credenciamento que estará localizado no território central do FST2016, no Parque da Redenção. A taxa de inscrição é de 20 reais e pode ser paga por boleto ou depósito bancário, ou ainda no credenciamento.
Tanto as inscrições das oficinas como de participantes podem ser feitas através do site www.forumsocialportoalegre.org.br;   http://www.fsm.org.br/
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário