No dia 29 de janeiro comemoramos o Dia da Hospitalidade. Ao lembrarmos a
data, remetemos a um conceito ainda mais amplo e abrangente, o do acolhimento.
Este, por sua vez, também está associado ao ato de hospedar, apesar de não
configurar como exclusivo à atividade. Na verdade, se estende a qualquer setor
de comércio e serviços e suas práticas de sociabilidade. Na concepção do
Turismo, é indispensável, tornando um destino mais caloroso. É algo necessário
e deve fazer parte do convívio humano, pois faz o visitante querer voltar.
Na hotelaria, é primordial para os profissionais e proprietários dos
meios de hospedagem o constante aprimoramento no ato de bem receber. Toda a
equipe deve atender as expectativas de seus clientes, oferecendo uma hospedagem
agradável, equipe solícita e treinada para responder perguntas ou dúvidas de
forma ágil, clara e precisa. Pois cortesia e eficiência geram impressões
definitivas e incentivam o retorno.
Dados do Ministério do Turismo confirmam o fato. A arte do bem receber é
hoje o item melhor avaliado por turistas estrangeiros sobre o Brasil. Mas o
esforço em construir uma boa imagem para o país não depende apenas da
hotelaria. As viagens, por lazer, negócios ou eventos, geralmente colocam à
prova a capacidade dos destinos. Já a escolha, e, consequentemente, a
permanência dos visitantes no local, requer inúmeros aspectos.
Para isto, existem facilitadores e mudanças importantes a serem
realizadas nos destinos. Em primeiro lugar, a compreensão e a potencialização
da comunidade sobre a importância da atividade de Turismo como uma ótima
alternativa na entrada de divisas e no incremento da economia local. Em todos
os lugares, a qualidade do atendimento costuma ser observado pelo visitante.
Boas atitudes repercutem positivamente.
A iniciativa pública, com papel fundamental neste processo, precisa
definir uma política clara e prioritária para a atividade turística. É
fundamental termos uma infraestrutura adequada, incluindo estradas
transitáveis, conforto e informações nas fronteiras, placas de sinalização nas
principais avenidas e rodovias, projetos de revitalização das áreas culturais,
opções de lazer e segurança. A consolidação, bem como a imagem de um destino,
não acontece rapidamente. O trabalho de excelência e promoção é um desafio
constante.
Neste momento, a alta do dólar vem influenciando o fluxo turístico
interno e mais brasileiros pretendem conhecer o país. E, com certeza, nosso
Estado é uma opção atraente. A hotelaria, em conjunto com o trade, governo e
comunidade local, precisa formar parcerias e unir esforços. Integrados vamos
superar obstáculos, avançar e receber hospitaleiramente os nossos visitantes.
Manuel Suarez,
Presidente do Sindihotel (Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande
do Sul)
foto: divulgação Senac
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