quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Minha Cidade: Porto Alegre, multicultural por natureza

Porto Alegre é a capital do Estado do Rio Grande do Sul e a metrópole brasileira localizada mais ao sul da América Latina. Importante centro econômico e comercial, os porto-alegrenses orgulham-se da sua qualidade de vida. Qualidade que não é marcada apenas por centros de compras sofisticados e uma programação cultural intensa e vibrante, mas também por uma relação íntima e respeitosa com a natureza, como só as jovens metrópoles sabem ter.

A cidade espalha-se a beira de um grande lago, o Guaíba, e sua topografia é marcada pela ondulação de 40 morros. No lago, um emaranhado de ilhas em frente a cidade forma um arquipélago onde um ecossistema ímpar propicia a presença de uma exuberante vida selvagem. A cidade está entre as mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão e meio de árvores, 582 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior  concentração de pássaros do país. Fundada em 1772 por casais portugueses açorianos, ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.

Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato e  campeões olímpicos como Daiane dos Santos.

 Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.

Dicas para Curtir Porto Alegre
Brique da Redenção
Carinhosamente chamado de Redenção, o Parque Farroupilha é uma grande área verde próxima ao centro da cidade com inúmeros atrativos, tais como o parque de diversões "Parquinho da Redenção", o Mercado Bom Fim, quadras esportivas, o Minizôo, o Café do Lago, entre outras. O parque é adotado como ponto de encontro tradicional dos porto-alegrenses aos domingos, no dia do Brique, feira de antigüidades e artesanato. As pessoas tomam conta da rua e dos gramados do parque para conversar e tomar chimarrão. O parque constitui também um espaço aberto para manifestações culturais de todos os tipos.

Cinema em Porto Alegre
São mais de 60 salas de cinema, onde sempre estão em cartaz os últimos lançamentos da indústria cinematográfica. Entretanto, a característica diferencial do cinema exibido na capital é o intenso circuito de mostras temáticas e eventos específicos que apresentam desde produções locais até mostras internacionais de filmes independentes.

Espetáculos em Porto Alegre
Porto Alegre se destaca quando o assunto é programação cultural: a capital dos gaúchos está repleta de opções para todos os gostos e bolsos. Oferece uma intensa programação de teatro com destaque para a variada produção local durante todo o ano. A capital também faz parte da rota de turnês de shows de música internacionais, além de ter sempre presente na agenda apresentações de dança, concertos e saraus. Um espetáculo à parte é o belíssimo Theatro São Pedro, mais antigo da cidade, que dispõe de visitas guiadas mediante agendamento.

Moinhos de Vento
O bairro Moinhos de Vento é um dos mais sofisticados da cidade, possuindo diversos locais de lazer e entretenimento. O destaque é o Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão. Possui equipamentos de recreação infantil para crianças portadoras de necessidades especiais, pista de patinação e cooper, quadras esportivas, lago artificial e uma réplica de um moinho de vento açoriano que relembra a história do bairro. Próximo ao parque encontra-se o Moinhos Shopping, considerado um dos mais elegantes da cidade por oferecer lojas de marcas famosas e restaurantes tradicionais. Para a noite, dispõe de diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas bastante requintados nas ruas Padre Chagas e Fernando Gomes, também chamada de Calçada da Fama e Av. Goethe.

Caminhos Rurais
A Zona Sul de Porto Alegre também merece a sua atenção. São poucas as capitais que tem o luxo de dispor de uma rica área rural. Em tempos atuais, os moradores de grandes cidades têm cada vez menos contato com a natureza, sempre ditados pelo relógio, em uma rotina que pode ser esgotante, se não for equilibrada com momentos de lazer. Vivenciar o dia-a-dia dos agricultores, colher fruta no pé, apreciar a paisagem, degustar produtos coloniais é uma experiência de lazer e relaxamento que você encontrará nos Caminhos Rurais de Porto Alegre, além de trilhas ecológicas, áreas de preservação ambiental, açudes para pesca e recreação infantil. Imperdível: Santuário Mãe de Deus (vista panorâmica da cidade, no Morro Pedra Redonda) rotina rural, degustação de produtos.

City Tour
Faça uma visita guiada pela cidade na Linha Turismo, um ônibus de dois andares, cujo piso superior é aberto e proporciona uma vista panorâmica dos mais de 20 atrativos ao longo do percurso. Com sistema de áudio em três idiomas e guia especializado, o ônibus percorre 11 bairros da Capital, em cerca de 80 minutos. Seu terminal está localizado no bairro Cidade Baixa, onde opção noturna alternativa e descontraída não falta.

Rua da Praia
A Rua da Praia é o berço de Porto Alegre, onde já desfilaram as tropas gaúchas que participaram das maiores revoluções do país. Hoje abriga desde instalações comerciais até preciosos patrimônios arquitetônicos e culturais. Caminhando por essa rua histórica, encontramos o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a Praça da Alfândega, o Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, a Casa de Cultura Mario Quintana, com mais de 14 espaços dedicados às artes, a Igreja das Dores, uma das mais antigas da cidade e o Museu da Brigada Militar.

Praça da Matriz
Centro cívico, administrativo, religioso e cultural do estado, é o mais importante ponto turístico de Porto Alegre. Destacam-se neste local da cidade o monumento a Júlio de Castilhos, o Palácio Farroupilha, Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar dos Câmara e o Theatro São Pedro, alguns destes com visitas guiadas mediante agendamento...

Usina do Gasômetro
Um dos mais conhecidos centros culturais da cidade. Possui cafés, salas de cinema e espaços culturais, onde são apresentadas palestras, peças de teatro e shows, entre outros tantos eventos. Foi abrigo de importantes eventos, como o Fórum Social Mundial e algumas edições da Bienal do Mercosul. Possui também uma forte história e uma das mais lindas vistas do pôr-do-sol.

Mercado Público
Construído no século XIX, destaca-se atualmente como centro de compras de artigos variados, além das opções gastronômicas, feiras, acesso a Internet e memorial, que conta toda sua história e desenvolvimento. Este local fornece uma visão do cotidiano dos cidadãos porto-alegrenses. Não deixe de provar os sorvetes da tradicional banca 40 e a diversidade cultural do mercado.

Prefeitura Municipal
Um dos pontos mais importantes e bonitos da cidade. No interior, encontram-se várias esculturas, quadros e vitrais vindos da França, em 1869. Sua arquitetura inspirada no positivismo, que marcou forte presença na época de sua construção, onde apresenta, as estátuas da justiça e da liberdade, entre outras. À frente a Fonte Talavera de La Reina e os leões, que representam força e poder no marco zero da capital gaúcha. Visitas guiadas são oferecidas mediante agendamento.

Praça da Alfândega
Tradicional praça do centro, onde estátuas de grandes poetas gaúchos relembram os anos clássicos do local. Três famosos Museus da cidade estão ali localizados: O Santander Cultural, que está sempre em dia com a arte contemporânea; o Memorial do Rio Grande do Sul, espaço que estimula o contato com as raízes e tradições históricas do povo gaúcho; e o MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, colocando os gaúchos em dia com as artes plásticas de todos os tempos.

O pôr-do-Sol de Porto Alegre
Um dos principais cartões postais de Porto Alegre pode ser admirado no parque Marinha do Brasil, que além dos espaços de esportes radicais e da maior pista de skate do Brasil, possui também um anfiteatro na orla do Guaíba e um disputado local para caminhadas e uma ciclovia. Pode-se também admirar o pôr-do-sol no Morro do Osso e no calçadão de Ipanema, que além de ter uma vista privilegiada e ter espaço para a prática de esportes náuticos, também é uma opção noturna de diversão com seus inúmeros bares.

Passeios Náuticos
O ecossistema do Guaíba e seus afluentes Rio Jacuí, Gravataí, dos Sinos e Caí (o Delta do Jacuí)  são outros belos motivos para entrar na água e aproveitar o serviço de barcos, escunas e veleiros, que fazem belos passeios por um verdadeiro arquipélago, num equilíbrio entre a natureza primitiva e a ação do homem.

Os Antiquários

Um shopping ao céu aberto? Isso mesmo: o Caminho dos Antiquários é um passeio cultural onde se encontram antigüidades e um comércio efervescente de serviços, lojas, cafés, bares, restaurantes e muito mais. Localizado entre as ruas Demétrio Ribeiro, Marechal Floriano e Fernando Machado. Já a Feira do Caminho dos Antiquários ocorre aos sábados, e nela móveis e objetos antigos são expostos nas ruas e calçadas, juntamente com artistas plásticos e artesãos. Cerca de 50 expositores e lojistas espalham o brilho das pratarias, dos móveis, o encanto das louças, esculturas e cristais antigos, raridades, curiosidades, colecionáveis, artesanato e artes plásticas. O diferencial da feira está no fato de que os lojistas podem expor, na rua, peças sofisticadas e refinadas. Ao mesmo tempo, objetos simples, inusitados e até modestos compõem este interessante cenário que atrai curiosos, colecionadores e turistas. Outras atrações dividem a atenção da feira e variam a cada sábado, como apresentações artísticas e musicais, exposições curiosas e culturais, desfiles, festas, desenhistas e convidados especiais. Há também uma atração fixa: no horário das 11h às 12h todos, são convidados a terem aulas gratuitas de dança. E no último sábado de cada mês acontece o Viva o Centro a Pé: um passeio gratuito (aproximadamente 2 h) pelo centro da cidade com guia (professor) mostrando os principais pontos turísticos e históricos de Porto Alegre. A cada sábado um roteiro diferente.

A Tradição Gaúcha
A culinária gaúcha reúne a gastronomia étnica e típica. Uma opção tradicional é o Peixe na Taquara, preparado e servido por pescadores da Ilha da Pintada. Outro destaque são as churrascarias que apresentam shows com músicas nativistas e danças folclóricas, como a Vitrine Gaúcha, Zequinha e Galpão Crioulo. Os centros de Tradições Gaúchas (CTG"s) recebem com prazer aqueles que desejam conhecer a cultura gaúcha.

Compras na Capital
Porto Alegre possui um ótimo comércio, sendo os bairros principais para compras o Centro e o Moinhos de Vento. Outras boas opções são os Shoppings Bourbon Country, Ipiranga e Assis Brasil, Praia de Belas, Total e Rua da Praia. Para levar uma lembrança de Porto Alegre, não faltam lojas de artesanato e feiras, onde são encontrados diversos produtos típicos.

Tecnologia em Foco
Porto Alegre conta com um Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS - MCT - PUCRS, um moderno prédio, que abriga um magnífico acervo científico, laboratórios de pesquisa, oficinas exposições interativas abertas ao público, oferecendo atrações para todas as idades e interesses. São centenas de experimentos interativos para explorar, ouvir, tocar, comparar e criar, verificando como as coisas acontecem ou como os seres se comportam. Aprendizado e diversão garantidos, em prol do espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas ciências.

A noite começa cedo e estende-se à várias opções
Comece com um chopp gelado nos bares e restaurantes do Mercado Público ou no Chalé da Praça XV. Amplie suas opções no bairro Moinhos de Vento, com destaque para a Avenida Goethe  a área da sofisticada calçada da fama, na Rua Fernando Gomes e Padre Chagas. Para um clima alternativo e descontraído, dirija-se à Cidade Baixa, nas Ruas Gal. Lima e Silva, República e José do Patrocínio. A noite da capital também é intensa na Zona Sul, onde o calçadão da Praia de Ipanema oferece diversas opções de bares às margens do Lago Guaíba. O público GLBTS tem várias opções em Porto Alegre.

Site Oficial da cidade:  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/ 
Para quem não conhece a cidade veja: 
Porto Alegre é Demais! 239 anos, no  youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário