quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Turismo de Saúde se organiza em associação nacional

Lançado oficialmente  a Associação Brasileira de Turismo de Saúde – Abratus, entidade que nasceu com o objetivo de abrigar as áreas do turismo receptivo, médica e de saúde visando a organização do segmento e a conquista, para o país, de uma significativa fatia do mercado formado pelas viagens entre países para tratamentos de saúde.

A partir de agora a entidade ingressa na fase de sua estruturação nacional, com a ampliação do quadro de associados especialmente de hospitais e instituições das principais praças do país.

Segundo o secretário de Turismo de Porto Alegre e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores – Anseditur, Luiz Fernando Moraes, Recife (PE) e Belo Horizonte (MG) vêm trabalhando e apostando fortemente no segmento, ao mesmo tempo em que hospitais e instituições de outros estados, como Paraná e Bahia, já manifestaram interesse em se somar à nova entidade.

Entre as metas prioritárias da Abratus está a realização de um inventário da oferta existente no país, identificando os destinos brasileiros em condições de atuar no segmento e as instituições preparadas para ingressar neste mercado. A entidade também deverá colaborar com as cidades na organização do segmento em clusters ou outros modelos e desenvolver estudos para a  normatização e regulação do Turismo de Saúde no país, tema que envolve questões como vistos e securitização. Ainda de acordo com Moraes, um foco importante da associação será trabalhar na promoção internacional da marca Brasil como destino de Turismo de Saúde em parceria com órgãos federais como Ministério do Turismo, Embratur e Apex.

Desde o final de 2010 a capital gaúcha desenvolve o segmento de Turismo de Saúde por meio do Porto Alegre Health Care Cluster, arranjo produtivo articulado pela Secretaria Municipal de Turismo com os hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Santa Casa e São Lucas da PUC e a Federasul. A organização de clusters associando as área pública e privada como modelo de gestão e desenvolvimento do segmento é uma tendência mundial. O Porto Alegre Health Care Cluster é único no gênero no país e referência para outros destinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário