domingo, 1 de setembro de 2013

Feira de Turismo das Américas “Seu principal destino de negócios”


Começa nesta quarta-feira,  dia 4 de setembro, em São Paulo,   a 41ª  edição da ABAV – Feira de Turismo das Américas,  considerado o maior e o melhor evento internacional de negócios do setor de viagens e turismo do Continente e do Hemisfério Sul.

O evento vai ser realizado no Centro de Exposições Anhembi, ocupando uma area total de 58,2 mil metros quadrados, mais de 2.700 expositores e incluindo os destinos turísticos nacionais de todas as regiões do Brasil e participação de mais de 60 países.

O evento prevê receber mais de 30 mil profissionais do setor nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 12h às 19h, além dos mais de 50 mil visitantes no final de semana (7 e 8 de setembro), das 13h às 20h, quando a feira ABAV estará aberta, pela primeira vez, ao público consumidor final.

Novidades e atrações

Entre as novidades o  visitante terá oportunidade de  uma consultoria para escolher  e definir  os pacotes para suas  próximas férias nacionais ou internacionais.

No total, a feira contará com aproximadamente 100 agências de viagens e operadoras de turismo. A expectativa é de que cerca de 80 mil pessoas participem da feira, sendo mais de 30 mil agentes de viagens.

Os visitantes terão a oportunidade de experimentar a sensação de esquiar em uma pista de 40 metros quadrados, que será montada dentro do centro de eventos.

Vila do Saber
Espaço destinado a palestras, debates e treinamentos . Serão dezenas de palestras, com duração de cerca de 50 minutos,  para apresentação de novos destinos, produtos, com o objetivo de aproveitar o evento para abrir novos canais de distribuição.É  neste espaço que acontece o Congresso da Feira das Américas, o maior conteúdo de temas referentes ao setor.

Consagrada como a maior e mais importante feira de turismo promovida no Hemisfério Sul, a tendência é de que, a cada edição, o evento cresça, seja em número de expositores ou de visitantes. “A responsabilidade, também, só tende a aumentar”, disse Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).


A 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas é uma promoção da  Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), que comemora neste ano 60 anos de serviços prestados em favor do desenvolvimento sustentável do setor e Promo Inteligência Turística. O evento tem parceria com a ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Ilha Corporativa) e a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (40º ECB). 
A ABAV 2013 conta, em âmbito governamental, a ABAV 2013 conta com o patrocínio do Sebrae e CNC; apoio do Ministério do Turismo, Embratur, SPturis e Anhembi. O evento também mantém e incrementa as suas parcerias internacionais, com a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, e a BTL 2013 (Portugal), além do apoio de entidades co-irmãs: Asociación Argentina de Agencias de Viajes y Turismo (AAAVYT), Asociación Boliviana de Agencias de Viajes y Turismo (ABAVYT), Asociación Chilena de Empresas de Turismo (ACHET), Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (ANATO), Asociación Paraguaya de Agencias de Viajes y Empresas de Turismo (ASATUR), Asociación Peruana de Agencias de Viajes y Turismo (APAVIT), Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Asociación Uruguaya de Agencias de Viajes (AUDAVI) e Asociación Venezolana de Agencias de Viajes y Turismo (AVAVIT).

Serviço:

Para a entrada do público final, o preço do ingresso para uma pessoa é de R$ 15,00 por dia. Acima de uma pessoa, há pacotes promocionais: duas pessoas, R$ 20,00; três pessoas, R$ 25,00; quatro pessoas, R$ 30,00. Estudantes e aposentados, mediante a comprovação com carteirinha, pagam meia-entrada.
Para os profissionais que ainda não se inscreveram o valor do ingresso será de R$ 50,00 para os cinco dias do evento.
Para os inscritos  a ABAV Nacional disponibilizará ônibus gratuitos, com saída da estação de metrô Portuguesa-Tietê.

 Mais informações  www.feiradasamericas.com.br.

sábado, 31 de agosto de 2013

Fernando Pinto recebe Troféu Guri 2013

O Troféu Guri é uma homenagem que o Grupo RBS, uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil, oferece  aos gaúchos que são destaque em suas áreas de atuação e ajudam a promover a cultura e o nome do Rio Grande do Sul e no mundo .

Fernando Pinto, presidente da TAP, foi um dos homenageados este ano. A premiação foi durante a Expointer 2013.

A cerimônia lotou o espaço da RBS na feira e reuniu autoridades como o governador  do estado Tarso Genro e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, autoridades,  representantes  do agronegócio e convidados.

O gaúcho, Fernando Pinto está no comando da companhia aérea portuguesa desde 2001 e tem apostado  na potencialidade do Brasil.  Hoje, a TAP opera em 10 cidades brasileiras e há dois anos lançou o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa, com  conexões para mais 49 destinos europeus.

Expointer 2013

Considerada uma das maiores e mais importantes exposições-feira do Mundo, a Expointer- Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários,  acontece anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil,  localizado no município de Esteio/RS.

Durante  nove dias, o Rio Grande do Sul mostra ao mundo as suas principais riquezas, fruto do trabalho de sua gente. A feira iniciou no dia 24 de agosto  encerrando no dia  1 de setembro.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

2º Workshop Brocker Turismo em Gramado

De 22 a 25 de agosto, operadoras de turismo, agentes de viagens, imprensa especializada e autoridades estiveram reunidas na Serra Gaúcha, participando da segunda edição do Workshop Brocker Turismo Eu amo Vender a Serra Gaúcha”.

Durante os quatro dias do evento,  foi apresentado aos profissionais as novidades da região: parques, hotéis e empreendimentos turísticos, destacando o crescente potencial dos destinos Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul que, a cada ano, apresentam novidades ao visitante.    

Entre os novos produtos que os participantes tiveram oportunidade de conhecer destaque ao empreendimento “A Mina”, novo museu de pedras preciosas, o “Mundo Gelado” parque temático que inclui passeio por galerias com esculturas de gelo, novidades   tecnológicas indoor do Alpen Park,  visita as obras do novo parque da região, o Snowland, com inauguração oficial prevista para  outubro deste ano e o espetáculo que conta a história da origem do natal, o Korvatunturi.


Any Brocker, diretora da Brocker Turismo

Any Brocker Boeira,  diretora da Brocker Turismo, enfatizou que  oito dias serão poucos para visitar todos os atrativos que a região oferece com as novas opções de pacotes que a agência lançará em breve.  

O ponto alto do encontro foi no sábado (24)  quando as  15 operadoras de turismo vencedoras da "Campanha Eu Amo Vender a Serra Gaúcha" e suas 10 principais agências de viagens e mais 30 operadoras clientes da Brocker participaram do Workshop de capacitação,  com os principais parceiros e produtos da Serra, hotéis, parques, atrativos e as secretarias de turismo apoiadoras do evento.

O 2º Workshop, a Brocker Turismo contou com o patrocínio de Marcopolo, Snowland, Hollywood Dream Cars, Harley Motor Show, Super Carros e Museu de Cera. O apoio institucional da Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeituras de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves,  Caxias do Sul e Tam Linhas Aéreas.

Festuris prorroga data para inscrições free

“Alternativa atinge exclusivamente profissionais do turismo”
Prorrogadas até 15 de setembro  as inscrições free para agentes e operadores de viagens. Em sua 25ª edição o Festival do Turismo de Gramado, apresenta mais uma vantagem para os profissionais da área, oferecendo número ilimitado de inscrições free para empresas de turismo.  

O objetivo principal deste benefício  é antecipar e confirmar a participação do público alvo do Festuris: o profissional de turismo.

 Com o foco voltado exclusivamente aos negócios, o festival,  ao longo destes 25 anos, vem qualificando visitantes, lançando sempre novos segmentos  de negócios. Este ano  o destaque vai ser por conta do turismo sustentável, segmentado no Salão de Sustentabilidade, e o turismo corporativo, com o salão Mice Abeoc Brasil.

A partir do dia 16 de setembro serão cobradas taxas de participação para os profissionais, visitantes  e estudantes. Até  21 de outubro, o valor cobrado será de 121 reais. Depois desta data o credenciamento poderá ser efetuado diretamente no Serra Park com um custo de  158 reais.

Os estudantes, maiores de 16 anos,  pagam R$ 98,00, com acesso à feira no segundo dia (sábado, dia 9 de novembro), a partir das 16 horas. 

Como fazer a inscrição?
Acesse o site do Festuris (www.festurisgramado.come vá até o link “Participante”. Logo após, busque “Credenciamento” e realize a inscrição
O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial.

Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes.

Fotos divulgação 

MTur relança Programa Viaja Mais Melhor Idade


Para incentivar os brasileiros a viajar mais pelo país, será relançado no dia 4 setembro, às 16 horas  o Programa Viaja Mais Melhor Idade, durante o Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens- ABAV – Feira das Américas 2013,  em São Paulo.

O  “Viaja Mais Melhor Idade” é uma iniciativa do Ministério do Turismo  e integra o Programa Viaja Mais. O projeto  visa promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, de aposentados e de pensionistas. Aproximadamente 20 milhões de brasileiros estão nessa faixa etária com tempo e renda disponíveis para viajar pelo país

Os descontos serão oferecidos a partir de 20%, com benefícios formatados com exclusividade para o programa.  Inicialmente, os turistas terão a possibilidade de comprar pacotes turísticos, oferecidos por operadoras e agências de viagem. Uma vantagem especial que o  programa oferece é a possibilidade  de  estender as vantagens  a  um acompanhante

Como funciona

No portal www.viajamais.gov.br, o turista poderá verificar uma lista permanentemente atualizada de descontos e vantagens oferecidos pelas empresas cadastradas. Escolhida a oferta ou as ofertas desejadas, o cliente tem à sua disposição os links das empresas  para que ele próprio possa fazer sua compra e viajar pelo Brasil.
O portal é uma vitrine de ofertas,possibilitando ao cliente livre escolha para negociar com o vendedor da maneira que preferir.

Facilidades de Crédito

Para facilitar as condições de crédito  o programa Viaja Mais Melhor Idade firmou parcerias com Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que .prepararam condições especiais para o
programa com opção de parcelar suas compras.

A Caixa Econômica Federal  vai oferecer o Cartão Turismo CAIXA com  opção de financiamento de até 48 meses, com taxa de juros reduzida, para despesas em hotéis, pousadas, companhias aéreas, restaurantes, agências de viagens, locadoras de automóveis e parques temáticos.

Já com o BB Crediário do Banco do Brasil será possível parcelar os custos da viagem em até 48 meses com pagamento da primeira parcela em até 59 dias.

domingo, 18 de agosto de 2013


As inscrições para a 4ª edição do  Fórum de Turismo de Negócios (FTN) já estão abertas. O evento vai acontecer nos dia 10 e 11 de setembro, no Jurerê Beach Village, em Florianópolis/SC.

No programa palestras de qualificação e capacitação," Mostra de Turismo" e atividades visando a qualificação dos  profissionais da área e promover o turismo. 

Entre os destinos que apresentarão seu potencial destaque para o estado anfitrião Santa Catarina, Pirenópolis (GO), Bahia, Brasília e Ribeirão Preto (SP) além da  Venezuela,  Chile Guadalajara/México e China.

Inscrições: www.ftnonline.com no link “credenciamento”.

Marta Lobo a organizadora do FNT

Voo direto American Airlines Porto Alegre Miami

Começam neste domingo as vendas de passagens da American Airlines do  voo Porto Alegre-Miami.
O voo inaugural vai ser em 21 de novembro, Os voos serão diários em um  um Boeing 767-300 com 212 lugares , sendo 28 na classe executiva e 184 na econômica.
O voo decola as 12h30min em Porto Alegre e chega em  Miami as 18h30min (horário da costa leste americana). O retorno vai ser as 20h30min, com escala em Curitiba e chegada prevista em Porto Alegre as 10hs45min.
O preço no site está  cotado a R$ 2097,00 ida e volta  e a executiva por  R$8009,00 .

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Decolar.com é punida pelo Sindicato das Empresas de Turismo de São Paulo

O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) suspendeu  a Decolar.com por 180 dias. O motivo da punibilidade  se deve  a forma com que o site apresenta as tarifas das passagens comercializadas, com o valor do bilhete, as taxas aeroportuárias e uma taxa de serviço. 

Para o  presidente do Sindetur-SP, Eduardo Nascimento, disse à imprensa que esse modelo da Decolar.com implica em "concorrência desleal", e acusou a agência on line de “baixar o preço no anúncio e, quando o cliente finaliza a compra, tem uma taxa". Disse também que os valores apresentados nos anúncios não “não são verdadeiros, porque sempre aparece uma taxa adicional”. A empresa recebeu a notificação no último dia 12.

Em nota enviada ao trade, a Decolar.com informou que não é uma operadora de turismo tradicional, pois oferece informações  sobre os melhores preços e condições que o mercado oferece.

A  American Airlines já havia  suspendido  no início deste mês  a venda de seus voos na Decolar.com e em todos os seus sites afiliados. Segundo a empresa,  o site de venda de passagens estava adotando práticas "desleais e duvidosas quanto as tarifas”.


Parque Nacional do Iguaçu: Sindetur comemora vitória na Justiça

decisão do juiz federal Rony Ferreira, que anulou a portaria do ICMBio que impediria a entrada de vans de turismo e táxis no Parque Nacional do Iguaçu, a partir do final do ano, é comemorada por todo o setor de turismo de Foz do Iguaçu. A decisão foi resultado de uma ação civil pública movida pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (Sindetur).

O juiz acatou a tese do Sindetur, de que o ICMBio não cumpriu o acordo judicial firmado em audiência pública, em agosto de 2012, quando se comprometeu a revisar o capítulo de transporte do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu (item 7.4.5.2). Em vez de fazer a revisão, o ICMBio simplesmente editou a portaria, mantendo tudo como estava e fixando o prazo até o final de 2013 para o setor turístico se adaptar.

Por meio do advogado Gilder Neres, o Sindetur apontou a falta de cumprimento do acordo, com o que o juiz concordou, reconhecendo que o sindicato tem "legitimidade processual para exigir o cumprimento da sentença".

Em sua decisão, o juiz foi severo com o ICMBio, considerando que "a Portaria 163 foi um lamentável equívoco" e que, em relação ao Plano de Manejo, "a pseudo-revisão feita pelo ICMBio não passou de uma penada sem qualquer estudo técnico".

Sem fixar prazo, o juiz determinou que o ICMBio finalize o processo de revisão do Plano de Manejo, observando a Lei 9985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC e as normas infralegais aplicáveis ao caso.


Enquanto isso não é feito, fica liberado, por prazo indeterminado, o ingresso de táxis e veículos de turismo no interior do Parque Nacional do Iguaçu.
Luta do "trade"

A decisão do juiz federal Rony Ferreira é resultado de um trabalho incansável do Sindetur, que não desanimou nem mesmo quando o mesmo juiz, no ano passado, deferiu decisão liminar provisória favorável ao Ministério Público, que pedia o cumprimento do item 7.4.5.2 do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, pelo qual somente teria acesso ao parque o transporte oferecido pela concessionária.

Foram seguidas reuniões e manifestações, sensibilizando as autoridades e a própria administração do Parque Nacional do Iguaçu, até se conseguir a audiência pública em que houve o compromisso do ICMBio de revisar o item 7.4.5.2. Enquanto isso, o transporte de turistas, por vans e táxis, pôde prosseguir normalmente, garantindo o emprego e a renda de milhares de pessoas.

Quando divulgou a Portaria 163/2013, o Sindetur imediatamente se manifestou contrariamente, considerando que o ICMBio não havia cumprido o acordo judicial. E foi com este argumento jurídico que o sindicato ingressou com uma ação pública, obtendo a decisão favorável.

Para o Sindetur, no entanto, foi a vitória nesta luta não significa que está livre de outras batalhas, quem sabe ainda mais difíceis. Por isso, o Sindetur considera necessário aumentar o número de associados, com o reforço de novas empresas.

Quanto maior a união, mais fácil será enfrentar situações em que o setor de turismo seja colocado em xeque, como no caso do Parque Nacional do Iguaçu. Segundo um dos dirigentes, "temos que mostrar força para lutar por nossos direitos e mostrar que o turismo em Foz do Iguaçu pode ser feito com respeito à natureza, mas sem prejudicar a vocação de nossa cidade e o futuro desta terra".
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Fonte:  Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Feira de aviação deve atrair o interesse de cerca de 20 mil visitantes

Começou no dia 14, no aeroporto de Congonhas/SP a 10ª LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) , a segunda maior feira do mundo em viação executiva e a maior da América Latina. A feira  é organizada pelo Conselho da Associação Brasileira de Aviação Civil (ABAG).

Até sexta-feira (16) cerca de 70 aeronaves vão estar em exposição, e a expectativa é atrair cerca  de 20 mil visitantes.

A Embraer anunciou que terá seu maior estande na história da feira, e vai expor cinco dos jatos de sua frota executiva, incluindo, pela primeira vez no país, o novo Legacy 500.

A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) lançou a campanha “Aviação Geral Patrimônio Nacional”, com a intenção de mostrar o relevante papel da Aviação Geral para o crescimento do Brasil ao conectar todas as regiões brasileiras, estando presente em 3.500 aeródromos.
Legacy 500