quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Encatho & Exprotel encerrou sua 36ª edição superando expectativas e consolidando-se como o principal ponto de encontro do turismo e da hotelaria no Sul do Brasil

“O evento se confirmou como plataforma de conexões e negócios para o setor hoteleiro e turístico” 

                                                              Abertura                                                                 

Ao longo de três dias, (29 a 31 de julho), o evento reuniu 4612 visitantes, com participantes de 269 cidades, 15 estados e 4 países. Foram mais de duas centenas de marcas expositoras, dezenas de palestras, painéis e encontros institucionais que movimentaram os corredores do CentroSul e geraram conexões reais entre profissionais, empresas, entidades e gestores públicos, além de muitos negócios.

Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o Encatho & Exprotel é mais do que um evento. “É um espaço vivo, onde o conhecimento circula, os negócios acontecem e as relações se fortalecem. Ver esse ecossistema unido é a certeza de que estamos no caminho certo, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria de Santa Catarina e do Brasil”.

“O balanço final reforça que a hospitalidade catarinense segue sendo referência, e o convite está feito: que venham os próximos encontros e conexões. Nos encontramos em 2026!”.

Assuntos de relevância e atuais para a hotelaria foram apresentados e certamente serão lembrados pelos participantes:

v  A Inteligência Artificial (IA) e redes sociais aceitam tudo, ajudam nas vendas, mas o fechamento é dentro de casa. As redes sociais são vitrine, mas o que faz com que o hóspede decida é a reputação do empreendimento.

v  Para transformar experiências em performance, é importante ouvir o mercado, entender o cliente e olhar para o histórico de vendas. Cuidando para não inventar muito! O que está funcionando deve ser aprimorado.

v  O encantamento está diretamente ligado à forma como as histórias são contadas para o cliente e isso exige processo.

v  A biologia aliada ao comportamento humano pode ser determinante para o sucesso na hotelaria, mostrando que lugares só se tornam memoráveis quando geram experiências emocionais.

v   A essência da neuroarquitetura  é transformar espaços físicos em ambientes capazes de encantar hóspedes e criar vínculos duradouros com uma marca. As experiências multissensoriais — visão, audição, tato, olfato e paladar — são fundamentais para a fidelização.

v  Investir em neuroarquitetura é sair da guerra de preços e conquistar hóspedes pela experiência, aumentando o valor percebido da hospedagem e consolidando a marca no mercado.

v  Mesmo em um cenário cada vez mais digital, rádio e TV continuam sendo canais estratégicos para atrair hóspedes, fortalecer marcas e promover a hospitalidade catarinense.

v  O turismo do futuro exige governança integrada, responsabilidade socioambiental, uso de dados e inovação tecnológica para orientar decisões.

v  O whatsapp tem uma taxa de resposta de até 90%, bem diferente de outras ferramentas, o que justifica a atenção de sua adesão estratégica.

v  A primeira impressão é a que fica, mas a sensação torna a experiência memorável.

v  Sentir é a nova palavra-chave da hospitalidade, por isso, empreendimentos que focam nos sentidos como diferencial, proporcionam o (re)encontro das pessoas com elas mesmas

v  Na hotelaria, a prática envolve criar experiências memoráveis e fortalecer a conexão emocional com os hóspedes, com isso  aumentando a satisfação e a fidelização. 

v Além das experiências memoráveis, o marketing sensorial permite a diferenciação da concorrência, o fortalecimento da marca e o aumento da satisfação e fidelização da clientela. Precisamos buscar o extraordinário o tempo todo. Nem sempre se consegue, mas o pouco que conseguir  vale!

v  Ocupação importa, mas a experiência é o que garante rentabilidade e crescimento sustentável em longo prazo.

v  O Revenue Management (RM) é hoje uma das ferramentas mais poderosas da hotelaria moderna. Mas não adianta ter toda a tecnologia à disposição se não houver clareza de objetivos, dados confiáveis e conhecimento para usar esses recursos.

v  O RM permite prever demanda em tempo real, ajustar preços, disponibilidades de forma dinâmica e transformar oportunidades em reservas. A tecnologia mudou a vida do sistema de reservas.

v  Vender no momento certo e pelo preço certo é o segredo para aumentar a percepção de valor do produto e melhorar o desempenho financeiro sem complicações.

v  Quem domina dados e tecnologia transforma quartos vazios em lucro.

Lembrando que

v  A Hotelaria depende das pessoas, pois é um serviço feito por pessoas e destinado para elas.

v  São gestos simples que encantam. Um sorriso no check-in, o quarto impecável, um mimo com o nome do hóspede. Tudo precisa funcionar em perfeita sincronia para que a experiência seja completa!

v  As pessoas querem atenção, contato humano e acolhimento. A tecnologia agiliza processos, mas o encantamento vem do cuidado pessoal.

v  Hospitalidade e turismo caminham juntos, no entanto os primeiros momentos da viagem definem até 75% da percepção do destino.

A edição 2025 destacou-se pelo equilíbrio entre conteúdo técnico e oportunidades comerciais, com palestras, painéis e exposições que abordaram desde tecnologia, experiência do hóspede e revenue management até sustentabilidade, neuroarquitetura e gestão de destinos.

O evento confirmou, mais uma vez, que não agrega somente hoteleiros e empresários do turismo, mas destina-se a fornecedores,   agências de viagens, operadoras de turismo, entidades do trade, órgãos governamentais, imprensa especializada e o meio acadêmico.

A Exprotel

A Exprotel, feira de produtos e serviços para hotelaria, movimentou negócios e aproximou fornecedores e compradores em busca de soluções inovadoras. Foram mais de 200 marcas presentes, distribuídas  em cerca de 90 estandes. 

Qualificação de mão de obra foi o assunto do Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira

Um dos diferenciais do evento é o Simpósio de Governança, que este ano completou 15 anos. A mão de obra é um dos gargalos da hotelaria. Justamente por isso  o Comitê de Governança Hoteleira  criou o Simpósio de Governança que visa  aprimorar as operações nos hotéis por meio de discussões pertinentes à qualificação profissional de camareiras, governantas e supervisoras. Este ano o evento além das palestras foram feitas homenagens.

Para Aparecida Lissa Dal, governanta há mais de 30 anos e organizadora desta edição comemorativa, o desafio da categoria continua sendo a qualificação e a integração entre as áreas, para um trabalho sinérgico e cada vez mais coeso. 

fotos: Divulgação

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