"Em evento online promovido pela associação, especialistas alertaram que abaixar preços não é o melhor caminho e que há demanda para o estado"
A HSMAI Brasil, associação
internacional com foco no desenvolvimento de executivos e profissionais da
indústria de Hotelaria e Turismo, promoveu a live “Pró RS: Estratégias para a
Crise” com diversos convidados do setor para discutir estratégias de retomada
para o turismo do Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida por André Kabutomori,
gerente do Chapter Sul da HSMAI e contou com a participação de 200 pessoas
simultaneamente.
Na abertura, ele relembrou os
10 anos de atuação da entidade no Brasil e seu objetivo de desenvolver o
pensamento estratégico focado em quatro vertentes principais: vendas, revenue
management (RM), marketing (MKT) e distribuição. O profissional destacou que a
HSMAI Brasil apoia dois projetos, o RSnasce e o SOS Hotelaria RGS, que estão impulsionando
o retorno das viagens no estado.
André também destacou que o
momento atual é de extrema importância para a retomada dos negócios e que foi
muito emocionante ver a união dos brasileiros, tanto dentro quanto fora do
país, em prol do RS. “Nós observamos que há um ar de otimismo para a
recuperação dos negócios em nosso estado e queremos fazer parte disto”,
completou.
Preço não gera
demanda
Um dos profissionais
convidados a participar da live, Guto Rocha, diretor da Letsbook, empresa de
e-commerce para hotéis, enfatizou que o momento exige que as pessoas sejam
extremamente criativas para destacar a Serra Gaúcha para os turistas domésticos
e que abaixar preços de diária média e atrativos não é o caminho.
"Preço não gera demanda
neste momento. O que precisamos fazer é conversar com o nosso público, aqueles
que conseguem chegar aqui de forma rodoviária e desfrutar dos atrativos,"
afirmou Guto. E opinou que a melhor aposta é focar na comunicação com as
pessoas certas e encontrar alternativas para a recorrência de compra, para que
esses clientes voltem quando o transporte aéreo estiver estabelecido. "A
comunicação um a um é a mais importante neste momento," concluiu.
Para reforçar a fala de Guto,
Daniel Feitosa, head de RM da Climber, empresa de software, ressaltou a
importância de se responsabilizar pelo cenário local."Os hotéis que têm
estrutura devem ser os principais a defender seu posicionamento e influenciar
os hotéis independentes a fazerem o mesmo".
Ele sugeriu pensar em ações
locais e regionais, focando na demanda existente e facilitando o processo de
decisão para motivar os turistas. "Devemos também considerar o calendário
semanal, oferecendo pacotes com um mínimo de noites, uma noite extra com
desconto, e identificar quais hotéis têm espaço para coworking para agregar
valor".
Comunicar para
atrair
Para explicar o papel do
marketing e das estratégias adotadas em um momento de recuperação, Thais
Medina, especialista em marketing de turismo e fundadora da agência Business
Factory, ressaltou a importância de modificar a comunicação e olhar para o
público receptor. "Agora é hora de rever com quem você quer falar e quem
está interessado no RS", afirmou. Para ela, o momento é de conseguir
passar informações claras e seguras para os turistas que buscam o destino para
os próximos meses. "Ao invés de falar o ruim, foque no bom. Passe
informações, dê soluções para os problemas de locomoção, de datas e consiga
manter aquele cliente que gosta da região".
Reforçando este pensamento,
Rafael Pessin, diretor do Casa Hotéis, destacou que as rodovias até as cidades
turísticas do Rio Grande do Sul estão abertas. "Não estamos inacessíveis.
A máquina do turismo está funcionando a todo vapor e os acessos estão seguros e
liberados", disse. Rafael reforçou a importância do turismo regional,
encorajando as pessoas a visitarem o estado para ajudar na retomada da
economia, especialmente durante o inverno, destacando a atração da Serra
Gaúcha.
Existe demanda e
devemos aproveitá-las
Melanie Teixeira, gerente comercial da Omnibees, plataforma
com soluções tecnológicas para reservas, apresentou números satisfatórios
durante a reunião e destacou que, apesar da queda de 65% nas reservas e uma
redução de 20% na diária média, é possível observar uma recuperação a partir de
junho. “As reservas estão voltando a acontecer, com crescimento, quase
retornando aos números anteriores", comemorou. Ela também mencionou que
foram registradas 562 milhões de buscas no RS entre maio e junho de 2024,
indicando uma demanda bastante animadora.
Corroborando os dados da Omnibees, Felipe Andrade, da
plataforma comercial para a indústria de viagens e hospitalidade Lighthouse,
destacou que as previsões de demanda de voo e hotelaria em Porto Alegre mostram
níveis mais altos na segunda quinzena de julho e no início de agosto,
refletidos nas buscas por hotéis em Gramado. Além disso, grande parte do
mercado hoteleiro já está ajustando os valores para o Natal Luz.
Para isso, Rodrigo Galvão, da CVC Corp, e Marcus Simões,
regional director da Hotelbeds, revelaram que mais de 10% das buscas pelo
destino se concentram em 2025. Rodrigo perguntou: "Como está seu preço
para janeiro, fevereiro e Carnaval? Tem que sair na frente e saber precificar
lá no começo do próximo ano". Eles também destacaram que 80% dos turistas
estão procurando estadias de quatro noites ou mais.
Marcus mencionou ainda que a janela de vendas está maior:
"Enquanto não tiver certeza, eu compro mais pra frente em datas". Ele
afirmou que o mercado continua interessado em comprar o destino, mas é crucial
ter segurança na informação e a garantia de que as pessoas podem viajar para o
destino desejado.
A live contou com o apoio da Omnibees, Letsbook, CVC, Hotelbeds, Lighthouse, Business Factory, Climber, Plusgrade e R1 Audiovisual, empresas que também estão engajadas na retomada do estado e sua indústria de viagem e hospitalidade.
Para assistir ao conteúdo completo, acesse o youtube da HSMAI Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=a5W4cJNuVFk
Imagem: Divulgação/HSMAI Brasil
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