terça-feira, 9 de julho de 2024

Aeroporto Salgado Filho retoma embarques e desembarques em 15 de julho

 "O terminal parou de receber voos em 3 de maio, devido às enchentes que atingiram a capital gaúcha"  

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre vai reabrir para embarque e desembarque de passageiros na próxima segunda-feira (15). Esse serviço está sendo feito, há mais de dois meses, no Terminal Park Shopping Canoas, na Região Metropolitana, a 9,6 km de distância. A informação foi divulgada pela Fraport, empresa responsável pela gestão do terminal. Atualmente, a Base Aérea de Canoas é a única opção de voos comerciais na região metropolitana de Porto Alegre. 

De acordo com a Fraport, a medida foi adotada porque o aeroporto tem capacidade de realizar os serviços de forma mais rápida e oferecendo mais conforto aos passageiros.

Os voos continuam sendo operados na Base Aérea de Canoas, até que a pista de pousos e decolagens da capital gaúcha seja liberada. A previsão é que o aeroporto de Porto Alegre seja reaberto em outubro, segundo informação divulgada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em entrevista à GloboNews. O Salgado Filho era até maio deste ano o maior e mais movimentado aeroporto do Rio Grande do Sul e da Região Sul e o nono mais movimentado do Brasil em número de passageiros transportados. O terminal parou de receber voos em 3 de maio, devido às enchentes que atingiram a capital gaúcha.   A pista e o térreo do prédio do aeroporto ficaram alagados por cerca de um mês.  De acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o possível fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho até o Natal poderia resultar em um prejuízo de até R$ 1,4 bilhão ao setor.

Como será o check-in a partir do dia 15

O acesso ao terminal de passageiros deve ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2, e o ingresso será apenas pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem, neste momento, serão feito na área do check-in internacional.

Depois, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Neste ambiente, deverão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus que os levarão à Base Aérea de Canoas.

Quem desembarca na Base Aérea é transportado até o Salgado Filho, onde desce na estação de ônibus para retirada de bagagens. Não é possível se deslocar diretamente até a Base Aérea e sair de lá sem acompanhamento das equipes da concessionária da companhia aérea.

O terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3 horas antes do voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.

Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros no aeroporto.

No entanto, os pousos e decolagens continuarão ocorrendo na Base Aérea de Canoas, até a liberação das pistas do Aeroporto Salgado Filho.

Diagnóstico na PPD (Pista de Pouso e Decolagem)

No início de junho começaram as extrações de amostra de solo e asfalto da PPD, no dia 10   foram enviados mais amostras para análise em um segundo laboratório. “O objetivo é trabalharmos com três ou quatro laboratórios simultaneamente, para termos a melhor análise e reduzir o máximo possível o tempo dos ensaios”, esclareceu Cássio Gonçalves, diretor de Infraestrutura & Manutenção da Fraport Brasil.

Chamados de ensaios não destrutivos, o primeiro consistiu em um escaneamento completo da pista por meio de um laser. O segundo foi o HWD (Heavy Weight Deflectometer, ou no português Deflectômetro de Impacto Pesado). Este se trata da medição para avaliar a condição estrutural da pista. O resultado dos testes está sendo aguardados para este mês de julho. Só então será possível determinar os impactos sofridos e definir os próximos passos a serem tomados.

Diversas notícias foram veiculadas com a especulação de prazos para a reabertura do aeroporto. A Fraport Brasil reitera que o segue o disposto na Portaria Nº 14.654, emitida pela ANAC, que define que as operações do Porto Alegre Airport estão suspensas por tempo indeterminado.

A Empresa só poderá ter uma previsão de abertura, após o resultado dos diagnósticos, tendo em vista que as análises que estão sendo feitas são de grande importância para a garantia de um retorno seguro aos passageiros, aeroviários e comunidade aeroportuária.

Sobre a Fraport Brasil

A Fraport Brasil – Porto Alegre é subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos, que oferece uma gama completa de serviços integrados de gerenciamento e consultoria.

Fotos Divulgação Porto Alegre Airportmais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário