segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Balneário Camboriú: Hotelaria Catarinense reunida para comemorar o Dia do Hoteleiro

Celebrando a Hospitalidade e a Solidariedade"

O Dia do Hoteleiro, comemorado no dia 9 de novembro, marca e reconhece o valor do trabalho que cada profissional da hotelaria realiza para que as pessoas desfrutem de experiências memoráveis em suas viagens.

Em Santa Catarina, o palco dessa grande festa foi o Hotel Sibara SPA & Convenções, em Balneário Camboriú, que contou com uma ampla programação e a presença de diversas autoridades, hoteleiros, fornecedores da cadeia produtiva, imprensa, representantes do trade turístico e convidados. O evento teve a  organização da  ABIH-SC com o patrocínio de Altenburg, APP Sistemas, Colau Química, Consumo Light, Desbravador, Grow, Harus, Jolimont, Lavasul, Liaz, Ludfor, Realgems, RenTV, Tomberlin, Totvs, UPS Brasil e Vektor.

Já na recepção os convidados puderam degustar produtos e canapés feitos à base de queijo de castanhas e de amêndoas da Liaz, além de espumantes e vinhos da Jolimont. Para os que apreciavam um bom chá, o Spa B.Well oferecia um ambiente aconchegante. Tudo preparado para gerar conexões e um ambiente de comemoração e bem-estar.

Foi uma noite de celebração da indústria hoteleira catarinense, com uma programação repleta de atividades, networking, palestras e lançamentos, além da ação social que teve como objetivo ajudar as famílias que sofreram perdas devido às recentes chuvas.

Autoridades prestigiaram o Dia do Hoteleiro

Em seu pronunciamento, Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC e anfitrião do evento, agradeceu a presença dos convidados e ressaltando que o momento era de comemoração, mas não deixou de destacar pontos de vital importância para o setor. Rui falou sobre os benefícios do PERSE, que segue até 2027, e reforçou o conselho de Chieko Aoki, “Todo centavo que economizarem não pagando impostos no PERSE, utilizem para investirem em seus empreendimentos”. E complementou. “Invistam em equipamentos e serviços para que vocês possam se posicionar no mercado de forma diferenciada”.

O hoteleiro destacou ainda a aprovação da nova legislação tributária que na liderança do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, que lutou fortemente para conseguir manter algumas concessões para a hotelaria, entre elas a inclusão no regime diferenciado que vai fazer muita diferença quando entrar em vigor. “Ainda temos uma longa luta. Estamos trabalhando nisso com articulações políticas, e essa união e associativismo mostra a força de toda nossa categoria”.  Ao concluir o discurso, Rui agradeceu a presença de todos. “Hoje é um dia festivo, alegre e um momento para trocar ideias. Agradeço a presença de cada um e desejo um ótimo evento a todos”.

O secretário estadual de turismo, Evandro Neiva, que representou o governador Jorginho Mello, deixou sua mensagem de apoio a toda hotelaria catarinense, reforçando o importante papel do setor no turismo do Estado.  “Nós temos que ouvir mais, nós temos que estar mais alinhados, porque vocês estão na ponta. Vocês recebem o nosso maior ativo, que são os turistas. O turismo é feito por pessoas, para as pessoas, isso nunca vai deixar de existir. Então a hotelaria, o setor hoteleiro, ele realmente é um elo nessa engrenagem importantíssimo para que a gente possa evoluir cada vez mais”. Finalizando confirmou a participação da Secretaria no Encatho 2024.

O hoteleiro Beto Caputo, da administradora de hotéis Átrio Brasil, apresentou um panorama geral de mercado e previsões para 2024. Segundo ele, o verão de 23/24 será ligeiramente mais alto que 22/23. “Pelas análises que tenho acompanhado de buscas por vôos e hotéis, teremos um pequeno crescimento. Não esperem que seja um boom como foi no início desse ano, que crescemos 15%, mas teremos uma boa temporada”.  Entre as dicas principais, para os hotéis aproveitarem os picos de alta demanda, ter acordos dinâmicos para reduzir gaps entre diárias públicas e corporativas e um destaque especial para os hotéis do futuro: customização de experiências e práticas sustentáveis.

Segundo Caputo, o novo normal é “Ao entrar no hotel, a equipe irá cumprimentá-lo pelo nome, conhecer suas preferências de viagem e antecipar suas necessidades. Quase todos os aspectos da sua estadia serão personalizados de acordo com o seu gosto. Para todas as marcas hoteleiras líderes, o bem-estar dos hóspedes e dos funcionários – e a saúde do planeta – serão as principais prioridades. Bem-vindo ao próximo normal da indústria hoteleira”.

Lançamento da Revista da ABIH-SC

A noite  foi também  de lançamento da 6ª edição da Revista da ABIH-SC. Editada pela jornalista Vania Monteiro, a revista trouxe uma retrospectiva do 34º Encatho & Exprotel, que teve como tema central “Pessoas, gestão & experiências”.

A publicação reúne insights valiosos, cases de sucesso que inspiram profissionais da hospitalidade a continuarem inovando e se destacando, artigos e análises aprofundadas, proporcionando aos leitores uma vantagem competitiva inestimável em um cenário hoteleiro em constante evolução.

A versão impressa é disponibilizada nos meios de hospedagem, nos fornecedores de turismo e hotelaria, para o trade turístico, em escolas, entidades públicas e privadas. A versão digital está disponível neste link.

Reunião do Conselho – Hoteleiros de Santa Catarina

Na parte da tarde, paralelo a programação principal das comemorações do Dia do Hoteleiro, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo da ABIH-SC. Na pauta definições do 35º Encatho & Exprotel, Revista da ABIH-SC, Dia do Hoteleiro, Get Net e assuntos gerais de interesse da associação.

Fotos: Imagem & Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário