“O evento, que reuniu autoridades e mais de 600 participantes no evento, está sendo considerado um divisor de águas para o setor”
Adonai Aires de Arruda Filho |
Durante três dias, Curitiba
foi palco de um encontro histórico entre autoridades de autarquias públicas do
setor ferroviário e um público de mais de 600 pessoas, entre presencial e
online. O 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro, que aconteceu
entre os dias 21 e 23 de novembro, trouxe à tona o compromisso público e as
reivindicações de gestores e empresários que lutam também pela revitalização
dos mais de 15 mil km de ferrovias desativadas no Brasil.
“Embora existam 25 trens
turísticos em operação no Brasil, estes atraíram, apenas em 2023, um público de
quatro milhões de passageiros aproximadamente”, declarou Adonai Aires de Arruda
Filho, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens
Turísticos e Culturais (ABOTTC) - organizadora do evento, - em seu discurso de
abertura.
De acordo com o presidente da
instituição, a última pesquisa realizada pelo SEBRAE, há 15 anos, revelou que
cada passageiro de trem turístico gastava, em média, R$600 na região. “Esse foi
o último levantamento feito sobre o setor e podemos afirmar com dados atuais
que os trens turísticos movimentam mais de R$2.5 bi nas economias locais”,
completa.
Durante o fórum, autoridades,
gestores e representantes de autarquias públicas participaram de palestras e
painéis, com debates sobre legislação, atualidades, dificuldades,
possibilidades e impasses do setor. “Terminamos o evento com o compromisso de
todo o setor público em trabalhar no fomento, com o lançamento de uma Câmara
temática no Ministério do Turismo. Esta união entre o governo e a iniciativa
privada é inédita e marca uma nova era no mercado turístico férrea brasileiro”,
completa Arruda Filho.
Compromisso público
Outra autoridade que se
comprometeu a engajar o setor foi José Eduardo Guidi, Diretor de
Infraestrutura Ferroviária do DNIT. Em seu discurso, o diretor ressaltou o
poder do turismo de influenciar vários setores da economia. “A cadeia turística
é muito forte, é um dinheiro à vista, autossustentável. E o DNIT está de portas
abertas para discutirmos as melhores políticas públicas e soluções urgentes
para o setor”, afirmou.
O marco do turismo férreo nacional
“Depois da Medida Provisória
1065 de 2021, que institui o marco legal do transporte ferroviário, nós da ABOTTC
estamos considerando este evento como o marco do turismo ferroviário
brasileiro”, afirmou Arruda Filho. “A partir do que foi discutido e das portas
que foram abertas nestes três dias de fórum, podemos dizer que este evento é um
divisor de águas”.
O presidente da instituição
refere-se à MP 1065/21, que simplificou o processo de autorização para a
exploração de trechos férreos sem operação, devolvidos, desativados ou ociosos.
A partir dela, passou a ser possível a escolha dos operadores através de um chamamento
público pelo Ministério da Infraestrutura, o que foi considerado um avanço
histórico para o setor.
Para o presidente da ABOTTC, a
partir do que foi discutido no fórum e dos compromissos firmados por todas as
instituições presentes, o setor ganha força para que mudanças e novos produtos
sejam criados com mais velocidade. “O fórum abriu portas e mentes. Temos agora
instituições importantes ao nosso lado e temos certeza de que o turismo férreo
brasileiro inaugura uma nova fase”, completa Arruda Filho.
Sobre o 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro
Voltado para gestores
públicos, órgãos de turismo e empresários do setor, o fórum teve o
objetivo de discutir, engajar e promover o desenvolvimento do turismo férreo no
Brasil.
O 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro foi uma iniciativa da ABOTTC, com apoio do SEBRAE - PR, Secretaria Municipal de Turismo, Governo do Estado do Paraná e patrocínio da Serra Verde Express, Marco Polo Rail e Soft Tour Gestão de Turismo.
O evento
foi gratuito e transmitido ao vivo para todo o Brasil. O conteúdo na íntegra
está disponível nos links:
Dia1- https://youtube.com/live/EEXFdFiY8Ss?feature=share
Dia 2 - https://youtube.com/live/nFs-3xuCkvo?feature=share
Entre as autoridades presentes, destaque para Adonai Aires de Arruda Filho, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais - ABOTTC; Adonai Aires de Arruda, Presidente da Serra Verde Express; Matheus Linhares, Coordenador Geral de Mobilidade e Conectividades Turística do Ministério do Turismo; Alexandre Sampaio, Diretor e Coordenador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC; Lorena Batista Duarte e Vladimir de Almeida Baleeiro, representantes da Agência Nacional dos Transportes - ANTT; José Eduardo Guidi, Diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, Márcio Nunes, Secretário de Turismo do Paraná; Luiz Henrique Fagundes, Coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná - Invest PR; Tatiana Turra, Presidente do Instituto de Turismo de Curitiba e Patrícia Assis, Secretária de Cultura e Turismo do Município de Morretes - PR.
Sobre a ABOTTC
A Associação
Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) foi criada
no ano 2000 com o objetivo de promover e fomentar operações e novos projetos de
trens turísticos no Brasil.
Atualmente, são 19 empresas
associadas em sete estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do
Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Esses trens juntos somam mais de 3
milhões de turistas transportados por ano.
Com mais de duas décadas de
atuação, a ABOTTC tem desempenhado um papel fundamental na expansão e incentivo
do transporte turístico ferroviário, o que lhe permitiu conquistar uma cadeira
de destaque no Conselho Nacional do Turismo e no Comtur de Curitiba.
fotos: divulgação
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