A 29ª Fenadoce encerrou neste
domingo (18) superando a última edição do evento em número de público. Com
314.000 visitantes e 1.800.000 doces comercializados, o evento também registrou
outras marcas importantes, como o crescimento de 40% em relação ao ano passado
no volume de vendas da Feira da Agricultura Familiar, que somou mais de R$ 1,6
milhão. Entre as excursões, foram mais de 800, contabilizando ônibus de várias
localidades do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e do Uruguai e grupos
dos Estados Unidos através do Rotary Club. As visitas escolares totalizaram
63.000 alunos da rede pública de ensino de toda a região. Outra novidade da
edição foi a escolha do nome da Formiga por votação popular: Docília.
"Temos a certeza de
que essa edição foi um sucesso completo, seja em número de público, em negócios
ou cultura. Vivemos dias intensos e estamos muito felizes em saber que a
Fenadoce movimentou a economia de toda a cidade, os hotéis estavam com lotação
máxima e milhares de turistas conheceram o que é a nossa cultura. A missão da
Fenadoce é justamente essa, e temos conseguido alcançá-la”, destaca Daniel
Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da
feira.
Publico movimentou o último dia da Fenadoce |
Em um ano com o tema “Doce Sabor da Infância”, a feira promoveu uma novidade que ficará para sempre na memória dos visitantes e de alunos de 12 escolas da rede municipal convidados a integrarem o elenco artístico. Eles animaram o público e se divertiram vestidos de pequenas Formigas, cozinheiras e cozinheiros que representaram a tradição doceira. A proposta da ação educacional e cultural foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED) para que as crianças tivessem a oportunidade de viver a Fenadoce de forma lúdica e divertida inspiradas no tema. Durante os dias de semana, as escolas participaram com um grupo total de 28 alunos. Aos finais de semana eram formados dois grupos em turnos alternados.
As crianças também foram
importantes na ação social que a Fenadoce realiza a cada edição:
alunos da rede pública da região visitaram o evento gratuitamente em grupos
escolares e ganharam um ingresso para o Park Tupã e um doce. As visitas
beneficiaram 63.000 alunos que aprenderam mais sobre a história da tradição
doceira e de Pelotas.
Doce mais vendido
Mascote da feira ganha nome
O nome vencedor foi
anunciado no domingo (18): Docília. A primeira pessoa a propor o nome foi a
professora de Educação Física Talita Bastos Formentin. "Pensei em
associar uma coisa com nome de doce, então já pensei em ‘Docília’. Fiquei muito
feliz por ter sido o nome que vai representar a feira. Eu sempre vim na
Fenadoce. Comecei a vir ainda quando eu era estudante, com a escola. Agora,
também sempre venho com os alunos, porque sou professora da rede municipal",
explica Talita.
Arena de Inovação SebraeX
“O desempenho foi ainda
melhor que ano passado e devemos ter alcançado mais de 4.000 pessoas envolvidas
e prestigiando a agenda promovida. Os agentes de inovação da região também estiveram
mais presentes e integrados. Tivemos ainda estúdio de mídia e outras atrações
que fizeram com que as pessoas ficassem mais tempo na Arena”, salienta Ciro
Vives, Gerente Regional do Sebrae-RS.
Feira da Agricultura Familiar
@Alair Junior |
“Conseguimos superar as
vendas do ano passado e com mais destaque para os salames, linguiças, queijos e
doce de leite, representando quase 50% das vendas. A relação durante a feira é
muito importante para as políticas públicas da agricultura familiar por
oportunizar ainda vendas futuras", salienta Renato Cougo dos Santos,
Assistente Técnico Regional da Emater Pelotas.
Festival de Gastronomia
No estande da
Fecomércio-RS/Senac/Sesc, após 16 anos o curso do Senac voltou a ter uma
cozinha própria na Fenadoce. O resultado foi expressivo: 51 oficinas
realizadas, três eventos para convidados, cerca de 45 chefs e um total de 3.500
pessoas que participaram diretamente das atividades. Já no espaço da
Gastronomia UFPel, foram realizadas cerca de 14 oficinas com 350 participantes.
Fenadoce Cultural
@Alain Junior |
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Rafael Takaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário