Amanhã quinta-feira (1), às 15h, o Festival das Cataratas
que está acontecendo em Foz do Iguaçu/PR, será palco do lançamento do Manual do
Multiplicador, que tem como objetivo a prevenção à exploração sexual de
crianças e adolescentes no turismo.
A publicação foi desenvolvida por meio do Projeto Código de
Conduta Brasil pelo Ministério do Turismo e Instituto Federal de Brasília.
O manual teve sua primeira edição produzida em 2013, fruto
de um longo percurso de ações de combate à exploração sexual. De lá para cá, a
legislação e a sociedade mudaram, demandando uma atualização do material.
Lançamento do Manual
O lançamento do Manual acontece na sala A2 do Rafain Palace
Hotel & Convention será seguido de uma roda de conversa com a participação
de Laís Campelo, coordenadora de segurança turística do MTUR, e as autoras e
professoras do IFB, Elisséia Paes, Simone Pinheiro, Alice Watson e Sandra Tabosa.De acordo com Elisséia Paes, coordenadora e uma das autoras
do manual, “o dever de cuidar das crianças e adolescentes é de todos nós e o
Manual busca ampliar o olhar dos prestadores de serviços turísticos para
conseguirem identificar e denunciar casos suspeitos, além conscientizar agentes
de cidadania para multiplicarem este conhecimento”, explica. A atualização é
uma das metas do projeto que busca, desde fevereiro, ativar o Código de Conduta
por meio de ações de prevenção, sensibilização e divulgação direcionadas aos
profissionais do Turismo.
O próximo produto, a ser lançado em janeiro, será um
minicurso com vídeos sobre a temática para a capacitação de prestadores de
serviços turísticos.
Manual e mini curso estarão disponíveis no site do Código: www.codigodeconduta.turismo.gov.br/index.php/pt/.
Além do lançamento e roda de conversa, o projeto estará
presente no estande do MTUR apresentando vídeos de oficinas presenciais
realizadas na Ilha de Marajó (PA), em junho, e materiais informativos sobre o
tema.
Festival da Cataratas
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos
& Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR,
Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da
ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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