terça-feira, 1 de novembro de 2022

Começa nesta quinta-feira (3) a 34º Festuris - Feira Internacional de Turismo

“Evento começa na quinta-feira e segue até sábado em Gramado, na Serra Gaúcha”

Os anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello 

A três dias do início do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, o clima é de comemoração. A expectativa de superar as edições de 2019 e 2021 foram concretizadas, a feira está 100% comercializada. O evento, que começa nesta quinta (3), bateu a meta de vendas, ultrapassando em 15% o ano de 2019.

Para Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, essa será a maior das edições já realizadas. “O mercado não só reagiu, como desejou se posicionar. Esse resultado é uma comprovação das expectativas que tínhamos para a retomada do turismo pós-pandemia." O evento inicia nesta quinta-feira com a solenidade de abertura, às 19h30, no Palácio dos Festivais.

Na quinta e sexta-feira, pela manhã acontece o Meeting Festuris no Serra Park, oportunizando uma imersão de saberes. Renomados profissionais do turismo e do meio empresarial falarão sobre suas estratégias de carreiras em mais de 20h de conteúdo.

Nas tardes de sexta e sábado, a Feira de Negócios, nos pavilhões Araucária e Hortênsia, do Serra Park, mais de 2500 marcas e 40 destinos internacionais, vão apresentar muitas novidades em termos de roteiros e experiências em seus 24 mil m² de área construída, para aproximadamente 12 mil participantes.  É onde também o Brasil todo estará em exposição com novidades, lançando tendências no segmento turístico, experiências e muito networking.

 Cerca de 500 empregos temporários foram gerados com o evento

A valorização da mão de obra regional é um dos destaques do Festuris.  Além dos profissionais das empresas montadoras e expositoras, o evento tem possibilitado a contratação de pessoas que têm se especializado.

Segundo a gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, o número de contratações temporárias foi de cerca de 500 pessoas nesta 34ª edição. Profissionais da área de digitação, traduções bilíngues, coordenação, estandes, informações, leitor óptico, plenária, caixa, revezamento, depósitos, orientação de fila, entre outros.

 Espaço Food & Drinks

O espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição, e estará localizado no pavilhão Hortênsia. “Essa novidade reforça que o turismo é movimento, é resiliente. E isso o Festuris traz a cada edição. O novo espaço vai aliar aromas e sabores com perfeitas experiências sensoriais em 2 mil m²”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Conhecimento em diferentes áreas serão apresentados no Meeting Festuris com o tema “Ressignificando o Turismo”, além das mentorias que ocorrem em paralelo com a Feira, somando 90 horas de conteúdo de qualidade. O número de inscritos para essas atividades ultrapassa 50% comparado a 2021.

Espaço LGTB+ no Festuris tem as cores da diversidade

Espaço LGTB+ na 33ª edição

Na 34ª edição do Festuris, o espaço tem a curadoria de Jardel Hay. Durante o evento será entregue o prêmio Cores do Turismo, que reconhece profissionais do setor no segmento LGBT. O agraciado será Alex Bernardes, que receberá um troféu especialmente desenvolvido para o evento pelo artista local Ronan Ribeiro. Alex é cofundador da Revista ViaG. Uma das novidades deste ano é a retomada da arena de debates. O Papo LGBT+ terá como moderador e apresentador o engenheiro, ator, apresentador de TV e modelo Cássio Stedetn.

Além do Espaço Food & Drinks e LGTB+, o Festuris apresenta também os espaços segmentados de Luxury, Green Experience, Wedding e Business & Innovation.

 Troféu Silvia Zorzanello

Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo, foi indicada pelo legislativo gramadense com base na sua importante história de empreendedorismo familiar na Serra Gaúcha para receber o Troféu Sílvia Zorzanelo.  O ato da homenagem será junto ao Happy Hour de Encerramento do Festuris, na tarde de 5 de novembro, no Serra Park. “Será um momento de pura emoção e, neste ano, ainda mais especial porque o cerimonial de entrega será dentro do Festuris, evento criado pela minha mãe, junto à Marta, há mais de 34 anos”, declara Eduardo Zorzanello, filho de Silvia e CEO do Festuris.

Os participantes poderão calcular o seu consumo de CO2

A Coluna de Turismo/60+ fará a compensação do CO2 gerado nos deslocamentos, incluindo os estandes nas feiras em que participará.

A ação contará com a parceria da Ororo, empresa que trabalha com eficiência energética em todos os níveis e necessidades tecnologia para aferição do CO2 gerado, calcula os créditos de carbono e depois apresenta o Selo Verde Carbono Neutro e o Certificado Digital de Carbono Rastreável. No Festuris, a Coluna de Turismo/60+ oferecerá, por intermédio de um QRCode, a oportunidade de calcular o consumo de CO2 de sua viagem, podendo ser calculado para pessoa física ou jurídica. Preenchendo os dados requeridos e seguindo fielmente as normas de LGPD, será emitido um valor em quilos de CO2 e seu equivalente em reais a ser pago.

Ser carbono zero significa calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões através da compensação. Uma das maneiras de compensar está na compra de créditos de carbono em mercados voluntários, ou, ainda, na recuperação de áreas degradadas via arranjos florestais.

Argentina- país convidado

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e Argentina é o país convidado desta edição. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com. 

 fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário