“De robôs de serviço que interagem com clientes à cápsula de flutuação, evento mostra que as empresas do setor estão empenhadas em criar novos níveis de experiência”
Bellabot, @Estúdio WTF |
O uso de robôs para
atendimento e interação com as pessoas já pode ser empregado em shopping
centers, hotéis, restaurantes, bares, spas e hospitais em serviços como ajudar
na localização, recepção de pessoas e até na entrega de pedidos. A tecnologia
faz parte de um conjunto de soluções para toda a cadeia de hospitalidade
disponíveis na Equipotel, evento que acontece no São Paulo Expo (SP) até
sexta-feira (16).
Configurados por sistemas para
percorrer distâncias determinadas e possibilitar entregas assertivas, “os robôs
foram concebidos inicialmente na pandemia, para fazer entregas de medicamentos
e alimentos em alas de isolamento por covid nos hospitais”, explica Luiz Braga,
coordenador comercial de novos produtos da Sou Tech, startup responsável pelas soluções,
braço de investimento em tecnologia da Sou Energy.
Bellabot, @Estúdio WTF |
A empresa disponibilizou os
três modelos do portfólio – o PuduBot, pioneiro em entregas; a segunda geração,
BellaBot, com capacidade de interação, reação ao toque e apresentação de
diferentes expressões; e a KettyBot, que além das entregas tem a capacidade de
mostrar informativos, como imagens de pratos e cardápios e propagandas em uma
tela, além da interação por voz e capacidade de guiar as pessoas até o local
desejado.
Cápsula de flutuação @Divulgação Acqua float |
Como forma de ampliar as experiências
de hospedagem, outro destaque do evento é a capsula de flutuação, novidade no
mercado brasileiro. Trata-se de uma estrutura similar a uma banheira que pode
ser fechada, com iluminação adequada, possibilidade de inclusão de sons
ambiente, e que permite ao usuário uma experiência de terapia por flutuação.
“É uma cápsula que trabalha a
privação sensorial. São utilizados mil litros de água e 550 Kg de sal de Epsom,
sulfato de magnésio, principal mineral do nosso organismo, responsável por
amenizar o cansaço físico a fadiga. O processo trabalha questões físicas,
como melhora da regeneração muscular, circulação sanguínea, pequenas dores como
artrite fibromialgia, insônia, já que a cada hora flutuada equivale de quatro a
seis horas de sono, mental e emocional como depressão e ansiedade, capacidade
de raciocínio, trabalha a autoestima”, ressalta Christian Gaspar, diretor e
fundador da Acqua float, empresa responsável pela fabricação do produto no
país.
Segundo o gestor, os Estados
Unidos contam, atualmente, com mais de 12 mil capsulas de flutuação. Já no
Brasil, existem 15 em quatro lugares: um centro de flutuação em São Paulo, um
spa em Campinas e outro em Brasília e um hotel conceito, na cidade de Gramado.
“Nosso objetivo é crescer gradativamente e se vendermos 500 cápsulas em cinco
anos, atenderemos o nosso plano de negócios”, acrescenta Gaspar.
@ Daniel Valenti/Divulgação LG |
A empresa disponibilizou os três modelos do portfólio – o PuduBot, pioneiro em entregas; a segunda geração, BellaBot, com capacidade de interação, reação ao toque e apresentação de diferentes expressões; e a KettyBot, que além das entregas tem a capacidade de mostrar informativos, como imagens de pratos e cardápios e propagandas em uma tela, além da interação por voz e capacidade de guiar as pessoas até o local desejado.
A LG Business Solutions trouxe tecnologia em ar condicionado, monitores digitais e o modelo de televisor TV Hotel Pro:Centric, produto global da empresa que possui sistema integrado de gerenciamento de conteúdo, permite a personalização e o acesso aos serviços do hotel, como acompanhamento da conta, realização de pedidos e a consulta a informações. “É possível pedir uma refeição, um sabonete, uma toalha, reservar o spa, por exemplo, com clique de controle remoto, eliminando a conta em papel no último dia”, explica Thiago Correa, gerente sênior e head de hospitality da empresa.
A Vega I.T. disponibiliza a
Vega TV, com funcionalidades para realização de pedidos, checagem de contas e a
indicação de atrações no entorno de hotéis, possibilitando também ao hoteleiro
parcerias com outros estabelecimentos, como forma ampliar a experiência. A
solução é atrelada ao app Hotel Xperience, “em que o hóspede consegue ter
acesso às funcionalidades do hotel, incluindo o checkout. No aplicativo também
é possível integrar o VSkey, dispositivo que permite a abertura de porta do
quarto via bluetooth”, destaca Matheus Queiroz Agapito, coordenador de
marketing e design da empresa.
Virtual Experience Room
Outras novidades para
gerenciamento e automação de estabelecimentos, incluindo sistemas de check-in e
pagamentos digitais, tecnologias para bares, cozinhas e lavanderias e áreas de
lazer podem ser conferidas na Equipotel, que conta com mais de 320 marcas e 3
mil produtos em exposição.
Para ampliar a experiência
imersiva do visitante, os organizadores disponibilizaram o Virtual Experience Room,
atração em que é possível conhecer dois modelos de suíte de hotel, com óculos
de realidade virtual.
SERVIÇO
Equipotel 2022
Data: 13 a 16 de setembro de 2022
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos
Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda| São Paulo – SP – Brasil
Credenciamento em: https://www.equipotel.com.br/
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