segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Em Ilhéus, chef prepara árvore de Natal com 350kg de chocolate e mais de 2 metros de altura para festival

"O paulista Abner Ivan campeão da edição 2015 da Coupe du Monde de la Pâtisserie e um  dos convidados do Chocolat Bahia 2021, que acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro" 

A comemoração antecipada do Natal em Ilhéus, no Sul da Bahia, já tem data marcada: será entre os dias 16 e 19 de dezembro no 12° Festival do Internacional do Chocolate e Cacau.

O evento, que acontecerá no estacionamento do Centro de Convenções da cidade, já divulgou a corrida por um recorde, a produção e exposição de uma árvore de Natal feita com 350kg de chocolate, medindo mais de dois metros de altura.

O responsável pela façanha será o chef Abner Ivan, diretor executivo do Clube dos Padeiros e Confeiteiros do Brasil (CPAC Brasil), campeão da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2015, categoria Chocolate etapa Brasil, e finalista da Word Chocolat Masters, etapa Sul Americana 2014/2015.

 Paulista, de 33 anos e com experiência internacional, Abner vai substituir a tradicional estrela, que costuma ocupar o topo da árvore, por uma flor de cacau e as conhecidas bolas natalinas por miniaturas coloridas de cacau.

Para Marco Lessa, organizador do evento, a ideia da árvore nestas proporções é inédita no Brasil e o investimento na escultura de chocolate revela o interesse dos idealizadores do festival em marcar uma espécie de recomeço, após tantas perdas provocadas pela Pandemia da Covid-19. Lessa afirma que “o Natal é a segunda ‘Páscoa’ para o mercado do chocolate e as nossas marcas de origem mereciam essa oportunidade, além de marcar a retomada do turismo e dos eventos do setor”.

Abner Ivan campeão da edição 2015 da Coupe du Monde de la Pâtisserie

Chocolat Festival 2021

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva da planta, passando pelo fruto ao produto final. Durante a programação, entre cursos, palestras e workshops, são colocados em destaque os derivados do cacau, as manifestações culturais, artísticas, econômicas e sociais que compõem o cultivo, o beneficiamento e a comercialização do produto agrícola.

O encontro confirma a região Sul da Bahia como uma das principais produtoras de chocolate de origem do país e serve de alavanca fundamental para o turismo e a divulgação da cultura regional que tem base na economia criativa e ganhou autoridade internacional a partir das obras do escritor Jorge Amado. Na última edição, em 2019, mais de 65 mil pessoas circularam pelos corredores da estrutura montada no Centro de Convenções de Ilhéus, durante os cinco dias de evento.

Produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos puderam acompanhar o que os 120 expositores tinham para apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate.

O Chocolat Bahia 2021 é realizado pela MVU Promoções e Eventos e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Estadual da Fazenda.

O evento seguirá todos os protocolos de prevenção à COVID 19, as orientações do Governo do Estado e OMS, exigirá vacinação completa na entrada e uso de máscaras, oferecerá também álcool gel e toda orientação de distanciamento social, além de manter o número de pessoas simultaneamente no evento sempre abaixo do limite permitido.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do evento @chocolat_festival e no  site bahia.chocolatfestival.com   

fotos: divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário