terça-feira, 24 de agosto de 2021

Mátria Parque espaço dedicado às flores é a nova atração de São Francisco de Paula

“Empreendimento abre as portas ao publico no final de novembro” 

Inspirado em jardins da Áustria, Suíça o empreendimento apresenta 20 jardins projetados para encantar e ensinar sobre a natureza, combinando espécies vegetais ornamentais com as que oferecem sombra e frutas que, em breve, também poderão ser colhidas pelo visitante. A previsão de permanência é de um a dois dias para a visitação completa do parque.

Os jardins do Mátria, criados como obras de arte em grande escala, estão ligados por 8 km de caminhos feitos para gerar experiência única de convivência ao ar livre. Outros 4km de trilhas autoguiadas levam os visitantes a conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica.

Além de jardins e trilhas na Mata, o parque apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados,  áreas de preservação permanente.

São 2 milhões de mudas de flores, com destaque para o roseiral com mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi importado da Alemanha, 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102m de extensão, um dos maiores do mundo. Para o trabalho de irrigação, foram instalados 20 km de equipamentos, com sistema totalmente automatizado.

Conheça o Parque:

Mátria Boulevard – É um paradouro que fica na entrada do parque, onde o visitante tem livre acesso e encontra área de acolhimento, cafeteria, lojas de flores e de produtos Mátria, restaurante, sanitários, área administrativa e a bilheteria.

Boulevard pode ser visto da rodovia. É uma obra surpreendente, construída em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.

Restaurante subterrâneo – Instalado à beira do lago, com deck que avança sobre as águas. O projeto arquitetônico acompanha o desenho da natureza e faz o espaço de gastronomia se encaixar na coxilha, onde os visitantes poderão caminhar sobre ele. No espaço haverá pizzaria e outras delícias no cardápio. 

Monumento à Borboleta – espaço criado para contemplação e atividades como meditação e  conexão com a natureza. 

Casa de Chá – espaço lúdico de gastronomia onde a personagem Floriana, a botânica, e os polinizadores da Terra, das Cores, da Essência e da Água receberão o público. A casa cenográfica em madeira integra o storytelling do parque e está no alto de uma coxilha, com vista privilegiada de grande parte do Parque. 

Jardim Botânico – a coleção de plantas perenes e de época que estarão à disposição do público faz parte do papel conservacionista e educacional do parque, cujo objetivo é também ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Outras atrações: Jardim de brincar, barcos no lago, piqueniques em duas modalidades, apresentações artísticas e oficinas culturais e de educação ambiental.

O Mátria Parque de Flores é um empreendimento inovador que tem como investidores os empresários Fernando Ernesto e Amanda Catharina Piazza.

O projeto ousado e contemporâneo, contou com um investimento de R$ 25 milhões e  será referência em paisagismo e arquitetura.

A sua beleza não está somente no que foi pensado e construído pelas pessoas, mas, sobretudo, na dinâmica e nas surpresas que a natureza verdadeiramente oferece. O parque está situado na ERS-235 (km 68 da rodovia que liga São Chico a Canela) e chega para surpreender os visitantes da Serra Gaúcha. 

Imagens do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário