segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Nova Petrópolis ganhará um memorial dedicado à Varig

"Local será dedicado à memória da viação aérea rio-grandense na cidade da Serra gaúcha

Associação Varig Vive e o Grupo H2 escolheram   Nova Petrópolis para receber o empreendimento turístico que contará com um avião da extinta companhia aérea Varig. O modelo Boeing 727 encontra-se em Porto Alegre, onde está sendo preparado para operação especial de transporte até Nova Petrópolis.

O Boeing 727 será o atrativo principal do empreendimento que funcionará no formato de um memorial dedicado à Varig. A área escolhida para a instalação fica próxima à RS-235, entre o bairro Vale Verde e a Linha Imperial. O terreno já se encontra em fase inicial de obras.
Um dos responsáveis pelo Memorial é Rubem Oscar Bürgel, que, além de presidente da Varig Vive, é ex-tripulante engenheiro de voo da companhia aérea. Também esteve presente a arquiteta urbanista e vice-presidente da Associação, Caroline Machado. Filha de um piloto e de uma comissária de bordo, ela é a responsável técnica do empreendimento em Nova Petrópolis.

 A história do avião

O trijato de matrícula PP-VLD foi entregue à companhia em 1970 e, anos depois, já em 1989, foi convertido de avião de passageiros para cargueiro. Repassado para a divisão de cargas da empresa, a VARIG Carga, que se tornaria a VARIG LOG, voou até 2006 antes de ser aposentado.

Um grupo de ex-funcionários e fãs da antiga companhia aérea Varig arrematou em um leilão um Boeing 727 que voou pela empresa e estava sucateado nos últimos anos. O avião foi adquirido com o lance de R$ 85 mil, no dia 23 de outubro - Dia do Aviador. O valor foi arrecadado em uma vaquinha que reuniu cerca de 250 apoiadores. O engenheiro de voo aposentado Rubem Moscar Burgel, que trabalhou na Varig por 35 anos, foi o idealizador do projeto. Foi ele o responsável por arrecadar o dinheiro necessário e fazer o lance durante o leilão.

Rubem Burgel, na frente do 727 leiloado

O avião vai ser recuperado e pintado com as cores originais. Os planos do memorial incluem uma exposição dos trajes dos comissários de bordo, além de motores e outros objetos que levavam a marca da companhia gaúcha e ainda a montagem de uma loja com acessórios da Varig,  hotel e restaurante.

No último sábado (22) foi concluído em Porto Alegre, o trabalho de carregamento do Boeing 727,  nos caminhões especiais que farão o transporte do antigo avião para sua última viagem até Nova Petrópolis.

727 rumo a sua última viagem  - foto Varig Vive

Nenhum comentário:

Postar um comentário