sábado, 6 de fevereiro de 2021

As 20 finalistas do prêmio Melhor Destino da Europa

Paris, Roma, Braga, Ilhas Canárias e Capadócia são apenas alguns dos concorrentes finalistas ao prêmio de Melhor Destino da Europa em 2021. A Itália é o país com o maior número de finalistas, três. Espanha e França aparecem logo atrás com duas concorrentes, e Portugal apenas com Braga. Destinos conhecidos! No entanto, tem alguns que certamente não constam nas listas de desejos: Ghent, na Bélgica , Sibiu na Romênia ou Vale do Soca, na Eslovênia.

O prêmio é realizado pela European Best Destinations, organização sediada em Bruxelas e promotora do turismo na Europa. É o maior evento de e-turismo europeu onde eleitores escolhem digitalmente o melhor destino. Na última edição, que escolheu Colmar na França, foram mais de 600 mil votos. A votação é até a próxima quarta-feira, 10 de fevereiro. Eu já fiz minha escolha e votei, é bem simples

As 20 selecionadas

Capadócia – Turquia

Suas chaminés de fadas esculpidas pelo vento no Vale do Amor, mas o Parque Nacional de Goreme com  suas construções em cavernas, fazem da Capadócia  uma das regiões mais bonitas do mundo. Ao longo dos séculos, aldeias em cavernas, mas também castelos, santuários, foram escavados pelo homem nas rochas da região. Uma região linda para sobrevoar em um voo de balão. 

BragaPortugal

Braga, a cerca de 30 minutos ao norte do Porto, é uma cidade com rica história, ainda hoje conhecida como a cidade dos Arcebispos ou a Roma portuguesa, pela fé do seu povo, pelo número de manifestações religiosas com muitas  igrejas e santuários espalhados por toda a cidade. Fica em Braga a catedral mais antiga de Portugal, a Catedral da Sé de Braga, construída no século XI antes dos portugueses serem uma nação. Mais o principal símbolo da fé local é o emblemático Santuário do Bom Jesus do Monte com sua bela escadaria e construído no século XVII, e o imponente Mosteiro de Tibães.

Kefalonia – Grécia

A Ilha de Kefalonia  é um dos mais belos destinos de praia entre as ilhas da Grécia. Pouco explorado e menos conhecida,  Kefalonia é um dos melhores destinos da Grécia para quem busca  praias lindas, natureza e clima tranquilo, mesmo durante a temporada de verão. A ilha reserva mais de trinta praias para dias de descanso em meio ao colorido Mar Jônico, além de pequenas e charmosas vilas.

Viena - Áustria

Passear por Viena é voltar nos tempos da dinastia Habsburgo e deslumbrar-se com palácios imperiais, monumentos, igrejas que são verdadeiras obras de arte, ruas e bairros que se modernizaram com o passar do tempo, mas não deixaram de lado a sua essência. Uma cidade que respira cultura, arte e música. Não há como não recordar a famosa valsa do Danúbio azul de Johann Strauss. Sua estátua de ouro no Stadtpark é certamente um dos pontos mais fotografados da capital austríaca. 

Florença – Itália

Uma cidade que respira arte, cultura, beleza, sabores e aromas, Florença foi o berço do renascentismo. A arquitetura e as esculturas espalhadas por todos os lados mostram que a cidade é, de fato, um museu a céu aberto, patrimônio da UNESCO. A cidade oferece aos visitantes uma infinidade de atrações: Galleria Degli Uffizi, com sua coleção extraordinária;  Giotto, Botticelli, Piero della Francesca, Michelangelo, Rafael, Tiziano; Palazzo Vecchio, a antiga residência dos Médici; os Jardins de Boboli;  a Ponte Vecchio, cartão-postal da cidade, o imponente Duomo, com seus mármores verdes, brancos e rosas. Enfim uma cidade  que mais do que visitar deve ser apreciada com calma .

Roma – Itália

Roma é conhecida como a “Cidade Eterna” porque nela o tempo parece ter parado há séculos. Seus monumentos e as ruínas fazem com que um passeio por suas ruas se torne uma viagem no tempo.  Com mais de 2.500 anos de história a cidade mistura seus  tesouros valiosos de uma arquitetura singular, com o charme de uma cidade cosmopolita. Se o Coliseu, a Fontana di Trevi e o Vaticano são obrigatórios, igualmente indispensáveis é saborear o prazer de cafés,  restaurantes charmosos, enquanto nos encantamos com suas praças, monumentos e  museus.

Paris – França

A cidade luz é o um destino que encanta, sendo  frequentado por milhões de pessoas todos os anos.  Suas construções, museus, jardins, palácios e dezenas de pontos turísticos tornam a capital francesa um destino único no mundo.

Cavtat – Croácia

A pequena cidade de Cavtat fica na costa sul da Croácia, a 20 km de Dubrovnik. Apesar de ser um belo destino turístico, ainda é pouco conhecida. A parte antiga é muito charmosa e está repleta de história – Cavtat foi fundada pelos gregos e, depois, ocupada por romanos e bizantinos. Suas construções históricas, entre casas e prédios públicos, estão bem preservadas e conferem um charme único à cidade.

Kotor – Montenegro

Kotor é a cidade medieval mais famosa de Montenegro, suas principais atrações e estão no centro histórico fortificado cercado por muralhas. Localizada aos pés de grandes montanhas no fim da Baía de Kotor, em uma área de fiordes com uma estreita ligação ao Mar Adriático, recebe muitos navios de cruzeiros e turistas em passeios de apenas um dia, normalmente vindos da vizinha Croácia.  O local foi habitado desde a Roma Antiga, depois passou pelo domínio de vários povos a partir da Idade Média, incluindo o tempo quando fez parte da República de Veneza e ganhou o nome italiano de Cattaro.

 Sibiu – Romênia

Localizada no sul da Transilvânia, a cidade de Sibiu fez parte das sete cidades muradas que foram povoadas pelos saxões – alemães que colonizaram a região – sendo a maior e mais rica entre todas. Hoje, Sibiu abriga diversos monumentos preciosos graças aos impostos que eram pagos as guildas. É na Cidade Alta que está a maior concentração de edifícios históricos, sendo o principal ponto a Piata Mare, praça que integra o centro comercial e cultural desde o século XV. Entre seus atrativos está a Ponte das Mentiras, que segundo as lendas, era o local de sacrifício de pessoas mentirosas. Acredita-se também que cada mentira contada em cima da ponte a destrói um pouco, se a mentira foi muito grande, a ponte irá desabar.

 Vale do Soca – Eslovênia

O Vale do Soca está situado no noroeste da Eslovênia e se estende desde o parque nacional de Triglav até a cidade de Nova Gorica. O rio Soča, que corta toda a região aos pés dos Alpes Julianos, é sem dúvida nenhuma a principal atração. O rio alimenta o vale com suas águas que variam de cor verde esmeralda a azul bebê incrível e é um dos mais bonitos da Europa.Ao longo do rio, se pode encontrar diversas cascatas e piscinas onde se pode praticar diversos esportes como caiaque, canoagem, rafting, trilhas.

 Calpe – Espanha

A cidade litorânea de Calpe parece ter saído diretamente de um cartão postal, com um espetacular pontal rochoso, a rocha Peñón de Ifach, principal ponto de referência da cidade.  e praias cheias de palmeiras banhadas pelas águas do Mediterrâneo. Um antigo povoado pesqueiro, a cidade de Costa Blanca oferece uma combinação de ruínas romanas e belos parques naturais com diversos confortos urbanos modernos.Fica a cerca de 70 km de distância da cidade de Alicante e está localizado no sopé do Parque Natural da Penyald'lfac.

Ghent – Bélgica

Ghent foi umas das cidades mais importantes da Europa entre os anos 1000 e 1500 , a segunda maior depois de Paris. Combina edifícios que são Patrimônio Histórico da Humanidade com um forte movimento cultural, arte de rua e uma vida universitária animada. É a cidade com maior número de prédios históricos e possui uma situação geográfica privilegiada entre Brugge e Bruxelas. O fato de ser menos conhecida que suas duas vizinhas faz com que tenha menos multidões de turistas disputando cada milímetro quadrado.  Gent se orgulha de ser uma cidade universitária, cheia de jovens, alegre, movimentada por festivais de música e cinema. Para conhecer ao máximo as maravilhas da arquitetura local a dica é caminhar pelo centro. Apesar de pequeno, o lugar está repleto de edifícios medievais e pontos turísticos interessantes.

Outros destinos que concorrem ao prêmio:

Cornwall – (Cornualha) Inglaterra

Vale de Dordogne – França

Tubingen – Alemanha

Ilhas Canárias – Espanha

Capri – Itália

Ilhas Lofoten – Noruega

Tahiti – (é uma das finalistas por fazer parte da Polinésia Francesa)

Acesse o site do European Best Destinations e dê o seu voto! 

Sobre a European Best Destinations

European Best Destinations é um site de viagens desenvolvido para promover a cultura e o turismo na Europa. Em parceria com os escritórios de turismo participantes e a Rede EDEN - European Destinations of Excellence,  a maior rede europeia de destinos premiados pela Comissão Europeia pela qualidade das suas ofertas turísticas e pelo respeito pelo ambiente. www.europeanbestdestinations.com 

fotos: site European Best Destinations

Nenhum comentário:

Postar um comentário