“E o Brasil apresenta seu Plano de Retomada do
turismo”
Destinos em todo o mundo estão se voltando para o desenvolvimento do
Turismo Interno, oferecendo incentivos para estimular os viajantes a explorarem
e conhecerem seus próprios países. A medida vai representar uma excelente
oportunidade para os países desenvolvidos e em desenvolvimento se recuperarem
dos impactos sociais e econômicos da pandemia.
Reconhecendo a importância do Turismo doméstico, a Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgou o terceiro número de sua
Nota Informativa sobre o Turismo e Covid-19, chamada "Compreendendo
o Turismo doméstico e aproveitando suas oportunidades".
A publicação identifica maneiras pelas
quais os destinos ao redor do mundo estão tentando aumentar o segmento, desde a
oferta de bônus de férias para trabalhadores até o fornecimento de vouchers e
outros incentivos para pessoas que viajam em seus próprios países.
Dado o valor do Turismo doméstico e as tendências atuais, um número cada vez maior de países está tomando medidas para aumentar seus mercados, relata a agência especializada das Nações Unidas. Esta nova Nota Informativa fornece estudos de caso de iniciativas destinadas a estimular a demanda doméstica. Isso inclui iniciativas focadas em marketing e promoção, bem como incentivos financeiros. Exemplos de países que tomam medidas direcionadas para aumentar o número de turistas domésticos incluem:
ü A França lançou a campanha
# CetÉtéJeVisiteLaFrance ('Neste verão, eu visito a França') destacando a
diversidade de destinos em todo o país.
ü Na Itália, a iniciativa “Bonus
Vacanze” oferece às famílias com renda de até 40 mil euros contribuições de até
500 euros para gastar em hospedagem para Turismo doméstico.
ü A Costa Rica mudou todos os
feriados de 2020 e 2021 para as segundas-feiras para que os costarriquenhos
aproveitem os fins de semana prolongados para viajar no país e estender suas
estadias.
ü A Malásia alocou US$ 113
milhões em vouchers de desconto em viagens, bem como redução de impostos
pessoais de até US$ 227 para despesas relacionadas ao Turismo doméstico.
ü A Tailândia subsidiará 5
milhões de noites de hospedagem em hotel a 40% das diárias normais para até
cinco noites.
ü O Japão criou incentivos que dão descontos
aos cidadãos que viajarem dentro do país.
ü A Argentina anunciou a criação de um Observatório de Turismo Doméstico para dar um melhor perfil aos turistas argentinos.
Plano de Retomada do Turismo Brasileiro
William França, secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, apresentou no começo do mês o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro desenvolvido em quatro fases: Proteção, Retomada, Incentivo e Promoção.
"Este plano está sendo desenvolvido há alguns meses e está focado em dois aspectos: segurança (financeira e sanitária) e a manutenção de empregos e renda. Em tudo o que fazemos, nos perguntamos quanto de renda vai gerar, quantos empregos serão mantidos", palavras do secretário do MTur, que também informou que o plano está pautado em pesquisas que apontam para o novo perfil de viajantes, que buscará viagens rodoviárias, regionais, e principalmente para destinos de natureza. E também mais exigentes em relação a protocolos de biossegurança.
Retomada
Para o Ministério do Turismo, estamos na segunda fase, focada na
retomada do setor e que já conta com o selo Turismo Responsável e o
Fungetur.
ü O
primeiro é um selo promocional, gratuito e espontâneo para prestadores de
serviços turísticos que cumpram os protocolos sanitários necessários. Já são
mais de 20 mil selos emitidos e a meta é chegar em 50 mil no verão. O próximo
passo será oferecer ao turista um portal em que ele poderá consultar os
estabelecimentos que já possuem o selo.
ü O Fungetur corresponde a linha de crédito para
as empresas do Cadastur por meio das 17 instituições financeiras credenciadas,
que passarão a ser mais de 30 em breve. O objetivo é auxiliar o setor com
capital de giro.
ü Entre
as ações a serem lançadas como parte desta segunda fase, estão o Programa
Qualifica + Turismo e a TV Turismo, ambos focados na capacitação do
profissional do Turismo. O primeiro é um programa de qualificação dos
profissionais do setor com cursos online focados na biossegurança neste
primeiro momento. Já a TV Turismo será lançada no primeiro semestre de 2021 e
funcionará nos moldes que é a TV Escola para a Educação, contando com vídeo aulas
para o setor e seus profissionais.
ü A
última iniciativa da fase de retomada é a Lei Aldir Blanc, que corresponde a
destinação de R$ 3 bilhões para apoiar o setor cultural com o objetivo de
ajudar financeiramente trabalhadores do setor com atividades suspensas,
subsídios para a manutenção de espaços culturais e promoção de ações de
fomento. Até o final deste mês, todas as unidades da federação já devem ter
recebido os recursos.
Para a terceira fase, de incentivo, o secretário William França anunciou que as
propostas do MTur ainda serão discutidas junto às secretarias dos Estados para
melhor definição de suas bases. Entre as propostas apresentadas:
ü Desenvolvimento
do Turismo rodoviário no Brasil com nova regulamentação e produtos;
elaboração de projeto para concessão de rodoviárias interestaduais,
intermunicipais e urbanas;
ü Promoção
da inovação no Turismo com foco na implementação de destinos inteligentes, com
rastreamento dos Turistas para entender o novo perfil do viajante;
ü Revisão
de legislação e regulamentação relacionadas à mobilidade e conectividade
turística;
ü Estruturação
do Turismo nos parques nacionais e estaduais;
ü Lançamento
de portal de investimento para o Turismo;
ü Apresentação
da 1ª rota gastronômica do País;
ü Lançamento
de documento com destinos religiosos;
ü Apresentação para o desenvolvimento do Turismo rural no País (tema do Dia Mundial do Turismo da OMT, este ano);
ü Plano
de incentivo para práticas inovadoras no Turismo (Smart City e "Turismo
sob controle").
ü No ABAV Collab, evento híbrido que substituirá a ABAV Expo este ano serão anunciados os finalistas e o vencedor do concurso de startups promovido pelo MTur junto a Wakalua e a OMT. E, durante todo o evento, cada Estado terá um estande virtual para apresentar seus produtos ao trade turístico.
Promoção
Para a quarta fase, o MTur detalhou as ações planejadas para a promoção
turística:
ü
Apresentação
do calendário de campanhas a serem trabalhadas com foco na recuperação
do Turismo;
ü
Repasse
de R$ 500 mil para cada uma das unidades federativas para promoção de seus
atrativos (13,5 milhões no total);
ü
Estabelecimento
de parceria com a Embratur para realização de campanhas com foco na
promoção do Turismo doméstico;
ü
Conjunto
de ações de qualificação em biossegurança, inovação digital e promoção das
30 rotas estratégicas com foco nas férias de verão em parceria com o Sebrae
Nacional.
fotos: divulgação
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