terça-feira, 15 de setembro de 2020

O que os países estão fazendo para incentivar o Turismo Doméstico

“E o Brasil apresenta seu Plano de Retomada do turismo”

Destinos em todo o mundo estão se voltando para o desenvolvimento do Turismo Interno, oferecendo incentivos para estimular os viajantes a explorarem e conhecerem seus próprios países. A medida vai representar uma excelente oportunidade para os países desenvolvidos e em desenvolvimento se recuperarem dos impactos sociais e econômicos da pandemia.
Reconhecendo a importância do Turismo doméstico, a Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgou o terceiro número de sua Nota Informativa sobre o Turismo e Covid-19, chamada "Compreendendo o Turismo doméstico e aproveitando suas oportunidades". A publicação identifica maneiras pelas quais os destinos ao redor do mundo estão tentando aumentar o segmento, desde a oferta de bônus de férias para trabalhadores até o fornecimento de vouchers e outros incentivos para pessoas que viajam em seus próprios países.


A nota informativa também mostra que, na maioria dos destinos, o Turismo doméstico gera receitas maiores do que o internacional. Nos 37 países da OCDE, o turismo interno é responsável por 75% das despesas totais com Turismo, enquanto na União Europeia, as despesas com Turismo doméstico são 1,8 vezes mais altas do que as despesas com Turismo receptivo. Globalmente, os maiores mercados domésticos de Turismo em termos de gastos são os Estados Unidos com quase US$ 1 trilhão, Alemanha com US$ 249 bilhões, Japão com US$ 201 bilhões, Reino Unido com US$ 154 bilhões e México com US$ 139 bilhões.

Dado o valor do Turismo doméstico e as tendências atuais, um número cada vez maior de países está tomando medidas para aumentar seus mercados, relata a agência especializada das Nações Unidas. Esta nova Nota Informativa fornece estudos de caso de iniciativas destinadas a estimular a demanda doméstica. Isso inclui iniciativas focadas em marketing e promoção, bem como incentivos financeiros. Exemplos de países que tomam medidas direcionadas para aumentar o número de turistas domésticos incluem:

ü  França lançou a campanha # CetÉtéJeVisiteLaFrance ('Neste verão, eu visito a França') destacando a diversidade de destinos em todo o país.

ü  Na Itália, a iniciativa “Bonus Vacanze” oferece às famílias com renda de até 40 mil euros contribuições de até 500 euros para gastar em hospedagem para Turismo doméstico.

ü  Costa Rica mudou todos os feriados de 2020 e 2021 para as segundas-feiras para que os costarriquenhos aproveitem os fins de semana prolongados para viajar no país e estender suas estadias.

ü  Malásia alocou US$ 113 milhões em vouchers de desconto em viagens, bem como redução de impostos pessoais de até US$ 227 para despesas relacionadas ao Turismo doméstico.

ü  Tailândia subsidiará 5 milhões de noites de hospedagem em hotel a 40% das diárias normais para até cinco noites.

ü  O Japão criou incentivos que dão descontos aos cidadãos que viajarem dentro do país.


ü  Argentina anunciou a criação de um Observatório de Turismo Doméstico para dar um melhor perfil aos turistas argentinos.

Plano de Retomada do Turismo Brasileiro

William França, secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, apresentou no começo do mês o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro desenvolvido em quatro fases: Proteção, Retomada, Incentivo e Promoção.

"Este plano está sendo desenvolvido há alguns meses e está focado em dois aspectos: segurança (financeira e sanitária) e a manutenção de empregos e renda. Em tudo o que fazemos, nos perguntamos quanto de renda vai gerar, quantos empregos serão mantidos", palavras do secretário do MTur, que também informou que o plano está pautado em pesquisas que apontam para o novo perfil de viajantes, que buscará viagens rodoviárias, regionais, e principalmente para destinos de natureza. E também mais exigentes em relação a protocolos de biossegurança.

Retomada

Para o Ministério do Turismo, estamos na segunda fase, focada na retomada do setor e que já conta com o selo Turismo Responsável e o Fungetur. 

ü  O primeiro é um selo promocional, gratuito e espontâneo para prestadores de serviços turísticos que cumpram os protocolos sanitários necessários. Já são mais de 20 mil selos emitidos e a meta é chegar em 50 mil no verão. O próximo passo será oferecer ao turista um portal em que ele poderá consultar os estabelecimentos que já possuem o selo.

ü   O Fungetur corresponde a linha de crédito para as empresas do Cadastur por meio das 17 instituições financeiras credenciadas, que passarão a ser mais de 30 em breve. O objetivo é auxiliar o setor com capital de giro.

ü  Entre as ações a serem lançadas como parte desta segunda fase, estão o Programa Qualifica + Turismo e a TV Turismo, ambos focados na capacitação do profissional do Turismo. O primeiro é um programa de qualificação dos profissionais do setor com cursos online focados na biossegurança neste primeiro momento. Já a TV Turismo será lançada no primeiro semestre de 2021 e funcionará nos moldes que é a TV Escola para a Educação, contando com vídeo aulas para o setor e seus profissionais.

ü  A última iniciativa da fase de retomada é a Lei Aldir Blanc, que corresponde a destinação de R$ 3 bilhões para apoiar o setor cultural com o objetivo de ajudar financeiramente trabalhadores do setor com atividades suspensas, subsídios para a manutenção de espaços culturais e promoção de ações de fomento. Até o final deste mês, todas as unidades da federação já devem ter recebido os recursos.

 Incentivo

Para a terceira fase, de incentivo, o secretário William França anunciou que as propostas do MTur ainda serão discutidas junto às secretarias dos Estados para melhor definição de suas bases. Entre as propostas apresentadas:

ü  Desenvolvimento do Turismo rodoviário no Brasil com nova regulamentação e produtos; elaboração de projeto para concessão de rodoviárias interestaduais, intermunicipais e urbanas;

ü  Promoção da inovação no Turismo com foco na implementação de destinos inteligentes, com rastreamento dos Turistas para entender o novo perfil do viajante; 

ü  Revisão de legislação e regulamentação relacionadas à mobilidade e conectividade turística;

ü  Estruturação do Turismo nos parques nacionais e estaduais;

ü  Lançamento de portal de investimento para o Turismo;

ü  Apresentação da 1ª rota gastronômica do País;

ü  Lançamento de documento com destinos religiosos;

ü  Apresentação para o desenvolvimento do Turismo rural no País (tema do Dia Mundial do Turismo da OMT, este ano);

ü  Plano de incentivo para práticas inovadoras no Turismo (Smart City e "Turismo sob controle").

ü  No ABAV Collab, evento híbrido que substituirá a ABAV Expo este ano serão anunciados os finalistas e o vencedor do concurso de startups promovido pelo MTur junto a Wakalua e a OMT. E, durante todo o evento, cada Estado terá um estande virtual para apresentar seus produtos ao trade turístico.

Promoção
Para a quarta fase, o MTur detalhou as ações planejadas para a promoção turística:

ü  Apresentação do calendário de campanhas a serem trabalhadas com foco na recuperação do Turismo;

ü  Repasse de R$ 500 mil para cada uma das unidades federativas para promoção de seus atrativos (13,5 milhões no total);

ü  Estabelecimento de parceria com a Embratur para realização de campanhas com foco na promoção do Turismo doméstico;

ü  Conjunto de ações de qualificação em biossegurança, inovação digital e promoção das 30 rotas estratégicas com foco nas férias de verão em parceria com o Sebrae Nacional.

fotos: divulgação

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