quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coronavírus: companhias aéreas flexibilizam regras de remarcação ou cancelamento de passagens para a Itália e China



Devido ao avanço da epidemia do coronavírus na Ásia e à recente propagação do vírus no norte da Itália, as companhias aéreas estão emitindo comunicados flexibilizando as políticas de remarcação ou cancelamento de voos.
Viajantes com passagens compradas para as regiões mais afetadas pelo vírus devem conferir o posicionamento da companhia aérea caso decida cancelar a viagem – ou aguardar caso a empresa ainda não tenha se manifestado. Até o momento, a recomendação do Ministério de Relações Exteriores é de que brasileiros não viagem para as áreas mais afetadas da China, não havendo qualquer posicionamento sobre a Itália ou outros destinos.

Air Canada
A companhia oferece alternativas aos passageiros com voos marcados para ou que passem pela China ou Itália. Viajantes com voos que passem pelos aeroportos de Milão, Bolonha, Torino, Verona ou Veneza até 2 de março poderão remarcar seus bilhetes para voar até 31 de março. No caso dos voos que passam pela China, a companhia está oferecendo reembolso integral nas passagens que passem por Pequim, Xangai ou Wuhan. Clique aqui para ler as políticas de remarcação de outros voos que passam pela China.
Air China
Talvez a companhia mais afetada pela epidemia, a Air China tem uma política de alteração ou reembolso das mais flexíveis. Todos os bilhetes começando com o número 999 (incluindo bilhetes emitidos com milhas) adquiridos antes das 00:00 de 28 de janeiro de 2020 para voos operados pela Air China ou voos em parceria com código CA com uma data de viagem posterior a 1 de janeiro de 2020 (inclusive), podem pedir o reembolso sem custo adicional, que deve ser pedido antes da partida do voo. Confira as regras aqui.
Air Europa
Passageiros da Air Europa para a Itália com bilhetes que comecem por 996, emitidos até 23 de fevereiro para viajar até 15 de março poderão mudar a data do voo, conforme a validade do bilhete, ou mudar o destino e viajar até 15 de junho para outros lugar na Europa ou África. A companhia não cobra taxas para a remarcação, apenas a eventual diferença tarifária. Confira o comunicado da Air Europa.
Air France
A companhia suspendeu seus voos para a China até 28 de março. A partir de 19 de março a companhia, em conjunto com a KLM, irá decidir se mantém a operação de um voo diário para Pequim e outro para Xangai. Os voos para Wuhan devem permanecer suspenso.
As operações da companhia para a Itália estão mantidas por enquanto. Mas passageiros com voos marcados até 15 de março que preferirem adiar sua viagem para o país podem alterar a data sem custo para voar até 3 de abril. Veja aqui as regras de remarcação.
Alitalia
A Alitalia segue operando normalmente seus voos para os aeroporto italianos e ainda não se pronunciou sobre eventual flexibilidade na política de remarcação ou cancelamento de voos. Em seu site, a companhia sugere que passageiros que tenham dúvida entrem em contato com a Central de Atendimento pelos números 11 3958-7959 / 21 3500-8998.
Vale lembrar que para remarcar as passagens ou fazer o cancelamento é necessário entrar em contato com a companhia aérea ou a agência de viagem em que a compra foi realizada.
American Airlines
A American Airlines está com condições especiais para passageiros que tenham voos com partida, chegada ou conexão na Coreia do Sul, Hong Kong, Pequim, Xangai, Wuhan. Acesse o site da companhia para ler mais.
British Airways
A British cancelou todos os seus voos para Pequim ou Xangai até 17 de abril, oferecendo reembolso ou opções para remarcação das passagens. A companhia segue operando seus voos para a Itália, mas passageiros que tenham voos marcados de Londres para aeroportos do norte italiano (como Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bergamo e Verona) até 2 de março poderão remarcar suas passagens gratuitamente para viajar até 31 de março. Confira o comunicado da British.
Delta
A Delta reduziu seus voos dos Estados Unidos para a China e está com políticas especiais de remarcação ou cancelamento de voo para passageiros com destino a Xangai, Pequim ou Seul, na Coreia do Sul, entre 24 de janeiro e 30 de abril. Os bilhetes poderão ser remarcados gratuitamente para outras datas antes de 31 de maio. Confira aqui as regras para estes destinos da Ásia. A companhia também oferece aos passageiros com viagem marcada para Bolonha, Milão ou Veneza, entre 25 de fevereiro e 2 de março, a possibilidade de remarcar o voo para uma nova data até 31 de março. Veja aqui as regras para voos que passem pela Itália.
Iberia
A propagação do vírus pela Itália fez com que a Iberia emitisse um comunicado informando que passageiros que tenham voos marcados para Milão, Turim, Roma ou Veneza entre 25 de fevereiro e 2 de março poderão remarcar gratuitamente suas passagens para até 31 de março. A remarcação sem custo vale somente para passagens compradas até 25 de fevereiro.
Latam
A Latam informa que passageiros que estejam com passagens compradas partindo do Brasil para Milão entre 23 de fevereiro e 1º de março e que tenham seus voos cancelados ou reprogramados poderão remarcar a viagem para voar até a data de validade do bilhete. Já os viajantes que tiverem voos cancelados ou reprogramados poderão voar sem custo algum até 15 dias depois da data original do voo ou 15 dias após a data original, mas pagando eventuais diferenças tarifárias. Passageiros que quiserem alterar o local de origem ou destino do voo também não estão sendo taxados, mas a alteração é sujeita às diferenças de tarifas.
Lufthansa
O conglomerado que engloba a Lufthansa, Swiss e Austrian permite que o passageiro escolha entre a alteração da data da viagem ou reembolso gratuitamente. Confira aqui. 
KLM
A KLM suspendeu todos os seus voos para os principais aeroportos da China até pelo menos 29 de março. A companhia segue operando para aeroporto do norte da Itália, mas oferece flexibilidade para remarcação dos bilhetes. Passageiros com voos para Milão, Veneza ou Bolonha entre 25 de fevereiro e 15 de março poderão remarcar seus voos para até 3 de abril. Veja aqui as informações da KLM.
Qatar Airways
Passageiros com destino a Pequim, Xanghai, Guangzhou, Hangzhou, Chongqing, Chengdu ou Hong Kong com voos partindo até 31 de março podem solicitar a remarcação ou reembolso sem custo. Confira aqui.
United Airlines
A United cancelou seus voos para a China e Hong Kong pelo menos até 24 de abril. Confira mais aqui.
Fonte: Site de Viagens Melhores Destinos.com
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário