quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Guaporé, a cidade que encanta os olhos e os sentidos

Com uma população de quase 25 mil habitantes, Guaporé, figura entre as 100 melhores cidades pequenas do Brasil (Revista IstoÉ, 2015). São poucos municípios brasileiros com uma densidade industrial tão grande, com cerca de 600 indústrias de transformação.
Localizada na Serra Gaúcha, a 201 km de Porto Alegre, está distante 72km de Bento Gonçalves e a 115km de Caxias do Sul, integrando duas importantes rotas do Estado, a Uva e Vinho e Vale do Taquari.
Colonizada principalmente por imigrantes italianos na segunda metade do século XIX, Guaporé foi instituída como município em 1903.
Sua população 90% urbana tem na produção de joias folheadas e de moda íntima sua principal fonte de renda. Os produtos desenvolvidos na cidade são comercializados em todas as regiões do Brasil e em diversos países ao redor do mundo. O fluxo de turistas à procura das melhores joias e lingeries aumenta a cada ano, abrindo portas para que novos empreendimentos turísticos e de entretenimento aumentem o tempo de permanência dos visitantes na cidade da Serra Gaúcha.
Produtos com qualidade e design, com preço direto de fábrica para consumidores e revendedores.  Suas semijoias são de altíssima qualidade, folheadas a ouro 18 k. No segmento de lingerie, destaque pela variedade de produtos inteiramente ligados à moda e ao comportamento de consumo.
Além do turismo de compras, outros pontos turísticos da cidade atraem visitantes de todo o Brasil. O Autódromo Internacional Nelson Luis Barros, com um circuito de 3,080km, é anualmente palco para a Fórmula Truck, um dos maiores eventos automobilísticos do país, além do Motovelocidade e Arrancadões, eventos que lotam a cidade.
Monumento simbólico da comunidade guaporense, o Cristo Redentor pode ser avistado de quase todos os pontos da cidade. O caminho até o topo do morro é marcado pelas estações da Via Sacra, sendo trajeto para milhares de devotos na Sexta-feira Santa, o maior evento religioso da região.
Mas o que leva muita gente a cidade, especialmente o público feminino é o “Turismo de Compras”. Iniciado em 2001, vem crescendo e aumentando a oferta ao consumidor, inserindo Guaporé na rota da moda, ditando tendências para o masculino, feminino e infantil. A cidade oferece produtos com qualidade e design e bons negócios para revenda e lojistas.
A cidade possui muitos atrativos turísticos, para visitar e se encantar, além da igreja Matriz de Santo Antônio, Cristo Redentor, Autódromo Internacional de Guaporé e o Kartódromo, vale visitar a Ferrovia do Trigo, Praça Vespasiano Corrêa, Gruta N. Sra de Lourdes, Seminário São Carlos, Capitéis de Nossa Senhora da Saúde, Sta. Lúcia e Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, Trilhas do Viaduto e da Taquara, dentre outros.

Turismo de Compras “Compre Guaporé”
O Turismo de Compras é um segmento da oferta turística que vem crescendo e se destacando em âmbito mundial. O brasileiro recebe destaque em grandes destinos internacionais de compras pelo seu hábito de comprar. As viagens motivadas por compras possuem papel importante na escolha de alguns destinos turísticos que necessitam se estruturar e se preparar para receber esse tipo de visitante.
Visita a fábrica da lingerie
O município de Guaporé possui um dos mais importantes polos de joia folheada e moda intima do Brasil, propiciando um ambiente ideal para o desenvolvimento do Turismo de Compras, porém somente isso não basta, torna-se necessário um esforço conjunto da iniciativa pública e privada para aplicar políticas de incentivos e ações conjuntas
Visita a fábrica de lojas
Por isso surgiu o grupo “Compre Guaporé”, integrado por 30 empresas do polo de joias, lingerie, meios de hospedagens, gastronomia, agências de viagens e vinícolas apoiado pelo SEBRAE/RS e com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes.  Juntos formataram uma Rota Turística de Compras que agrega lazer, compras e gastronomia. Uma combinação perfeita para quem deseja ter uma experiência memorável.
O Sebrae/RS, entrou com o atendimento de consultores especializados em gestão, finanças, arquitetura, design, turismo, gestão de pessoas, sustentabilidade, alimentação, entre outras áreas.
Integra o projeto o “Guia de Benefícios”, que os turistas recebem, onde constam todas as empresas que participam do “Compre Guaporé”, os produtos comercializados e cupons de descontos. 
Um grupo de jornalistas gaúchos, à convite do grupo “Compre Guaporé”, foram conhecer este produto.
Tour no Trem Estação Serra
Foi um dia intenso, com visita ao Shopping Belas Guaporé, apresentação do projeto pelos empreendedores no Restaurante Sobrado, visita a fábricas de lingerie e joias para ver o processo de produção, ida ao Autódromo Internacional Nelson Luiz Barros, tour pela cidade no Trem Estação da Serra, visita a bela Igreja Matriz Santo Antônio e encerrando já no final da tarde com uma degustação de espumantes na Vinícola Giaretta.       
jornalistas que participaram do evento 
Shopping Belas Guaporé
O Centro Comercial Guaporé sempre foi uma referência no turismo de compras na cidade, com infraestrutura adequada para receber visitantes, compradores de varejo e atacado. Neste ano, o espaço foi revitalizado, recebendo investimentos de mais de 10 milhões. Surgiu assim  o Shopping Belas Guaporé, com mais de 60 lojas que trabalham focadas exclusivamente em lingeries, joias, semijoias e moda íntima. Distribuídos em dois andares, o shopping  conta com  espaço de lazer,  alimentação e estacionamento, com capacidade para receber 10 mil pessoas/mês.
Para quem visita o Shopping uma dica, fique atento porque sempre há troca de coleção de produtos em oferta que vão de cinco a dezoito reais.
O  Belas Guaporé está localizado na RS-129 , funcionando de segunda a sábado das 9 às 19h e aos domingos das 13 às 18h.
www.guapore.rs.gov.br/turismo
fotos: divulgação e Prefeitura Municipal de Guaporé   

Nenhum comentário:

Postar um comentário