terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Mercados de Natal na Alemanha

Uma mistura mágica de aromas, sabores, sons e brilho
As feiras de natal datam da Idade Média e hoje atraem e encantam um público de milhões de pessoas. Eles proliferam em toda a Europa, mas na Alemanha eles são uma tradição e praticamente toda cidadezinha tem um. Os Weihnachtsmärkte começam na última semana de novembro e vão até a véspera de Natal.
A tradição centenária remonta a épocas difíceis para a maioria da população. As Feiras de Natal ofereciam momentos alegres para os camponeses cansados adicionando luz e alegria nas longas noites do inverno alemão. O primeiro mercado de Natal que consta dos registros data de 1616 em Nuremberg.  
Através dos anos, cada Mercado de Natal tem permanecido fiel às suas particularidades, com cada um especializado em iguarias locais e produtos tradicionais
Os corais são presença absolutamente obrigatória nos mercados de Natal na Alemanha. Alguns são formados por idosos, outros por crianças, mas todos têm em comum o repertório de antigas canções natalinas. Alguns corais ficaram famosos como o dos Meninos Cantores de Leipzig (St. Thomas), que tem mais de 800 anos.

Berlim
Um dos mercado de Natal mais tradicional da Alemanha é realizado hoje em cinco locais de Berlim. O mais belo fica ao redor do Castelo de Charlottenburg e nos jardins do seu parque, transformado em um mundo mágico de luzes, cores e sabores. Os mercados reúnem centenas de bancas que vendem peças de madeira, lembrança dos tempos antigos em que os lenhadores que tiravam o seu sustento das grandes florestas da região exibiam a sua criatividade artística através desses objetos. Hoje elas são feitos com sobras de madeira certificada.
Merece destaque também a feira de Potsdamer Platz e Sony Center (4.000 metros quadrados), que conta com um tobogã de 12 metros de altura e rinque de patinação no gelo. Ótima opção para a família.
Gluhwein (vinho quente), salsicha, biscoitos de gengibre e todas as tradicionais gostosuras da época são encontradas em todas as feiras, junto com os tradicionais enfeites e artigos natalinos.
O mais cosmopolita dos mercados natalinos é realizado junto à Igreja Memorial do Imperador Wilhelm de Berlim, a famosa Kaiser-Wilhelm-Gedächniskirche, no  bairro de Charlottenburg próximo à rua mais badalada da cidade, Kurfürstendamm Strasse e o grande centro de compras Europeancenter.
O mercado ganhou o noticiário mundial na noite de 19 de dezembro, quando um caminhão entrou no mercado matando 12 pessoas e ferindo 48.
Diversos países europeus anunciaram que irão reforçar suas medidas de segurança em locais públicos e mercados natalinos após o ataque terrorista. .
Nuremberg
Um dos mercados natalinos mais conhecidos e visitados, tem cerca de 200 barraquinhas em um belo cenário de ruas de paralelepípedos.  Conhecido pelo seus biscoitos de gengibre adoçados com mel “Lebkuchen”,  o mercado tem muito a oferecer. Não deixe de provar a tradicional salsicha alemã “Bratwurst” e claro o “gluhwein” (vinho quente). Como em toda a Alemanha, os pequenos terão sempre atividades para fazer e a cidade oferece passeios para a família, como o Museu dos Brinquedos e o Museu Ferroviário. Ao anoitecer, o mercado é todo iluminado e diferentes músicos tocam de tudo um pouco ao vivo. No local é encontrado um objeto tipicamente alemão: nussknacher, também conhecido como quebra-nozes. Para não comprometer a tradição, ele é feito em madeira e representa profissões variadas. No século 19, era a forma encontrada pelos lenhadores para expressar críticas ou queixas contra as pessoas públicas da região, como reis e soldados, ridicularizados nas pequenas figuras. 
Há vários mercados de Natal em Colônia, um dos mais belos e concorridos é o que acontece no entorno da belíssima Catedral, o monumento mais visitado do país. São mais de 150 barraquinhas, onde os visitantes podem escolher de decorações natalinas, os brinquedos tradicionais de madeira, provar  “kartoffelpuffer” (panqueca de batata servida com molho de maçã); “lebkuchen” (pão de especiarias) e vinho quente, para espantar o frio. Para as crianças, há carrossel, teatro de fantoches. O “Neumarkt” é o mercado de Natal mais antigo de Colônia. Lá, anjos vestidos em roupas brancas fazem sucesso entre as crianças. Moradores locais costumam ir a este mercado depois do trabalho para tomar uma taça de vinho quente.
Munique
A história do Mercado de Natal de Munique remonta ao século 14. Nos registros da cidade há uma primeira menção ao Nicholas Market, vizinho à igreja Frauenkirche (de Nossa Senhora), em 1642.
Atualmente eles estão presentes em diversos pontos da cidade. O mais famoso é o da Marienplatz, o Münchner Christkindlmarkt. Uma árvore de Natal com 3.000 luzes na frente ao prédio da prefeitura (Neues Rathaus), oferece aos visitantes um brilho mágico para a praça. O mercado se estende das ruas Neuhauser e Kaufinger até a fonte Richard-Strauss-Brunnen (Kripperlmarkt) especialista em presépios, da rua Weinstraße até o Rindermarkt diversas barracas vendem artesanato, decoração de natal e a deliciosa culinária bávara, como o famoso doce natalino Lebkuchen, amêndoas açucaradas ( gebrannte Mandeln), os tradicionais sandwiches com linguiça ou carne de porco e para aquecer as noites geladas, o saboroso Glühwein, uma espécie de vinho quente bem típico nesta época.
Frankfurt
Cheio de história e tradições, o mercado de Natal de Frankfurt é um dos mais antigos da Alemanha: existe há 600 anos. É montado no quarteirão Römerberg, tendo ao fundo a igreja de São Paulo, iluminada pelas luzes de uma gigantesca árvore de natal. Os bratwurste, linguiças de carne de porco, os weisswurste, salsichas brancas de vitela, e muitas outras variedades, são assadas sobre madeira em um grande braseiro. Raiz forte, batatas, mostarda e chucrute são acompanhamentos. Também fazem parte da tradição o stollen, que está para os alemães como o panettone para os italianos e o  lebkuchen (bolo de mel e especiarias). Os rauenchermännchen (homens fumadores)  servem para segurar incenso. O boneco mais antigo encontrado data de 1850. São feitos de madeira, principalmente na região das florestas de Ergeburge. O incenso perfuma o ambiente no período natalino, lembrando o presente que um dos Reis Magos trouxe para Jesus;
Dresden
O mercado de Natal de Dresden tradicionalmente conhecido como 'Striezelmarkt', é um dos mercados mais antigos do país, que começou por volta de 1434.
Com mais de 230 barracas cuidadosamente decoradas, o mercado oferece uma riqueza de artesanatos regionais feitos pelos melhores artesões, além disso, possui a maior pirâmide de Natal do mundo. Outro grande destaque, é o festival anual de bolo de fruta (stollen) que acontece no segundo Domingo de Dezembro.
Há muitos outros mercados que podem ser encontrados ao redor da cidade, cada um com suas atrações e um charme especial, afinal, Dresden é considerada a "Cidade do Natal.
Rothenburg ob der Tauber
Uma vez por ano, a cidade medieval de Rothenburg transforma-se em uma das maravilhas do inverno. Suas ruas de paralelepípedos decoradas parecem ter saído de uma pintura ou uma página de um livro. No mercado de Natal ao redor da prefeitura é possível encontrar bolos de Natal de todas as formas e tamanhos
Rothenburg abriga a loja de Natal mais charmosa do mundo, a Wohlfahrts Kathe que vende requintadas obras de arte tradicionais de Natal.
Leipzig
O mercado de Leipzig Natal remonta a 1458. Este é um dos maiores e mais belos mercados de Natal na Alemanha, com cerca de 250 bancas na histórica praça do mercado da cidade. Os concertos festivos realizados pelo coro Thomaner na Thomaskirche são um show à parte. Destaque para o maior calendário do mundo que fica na Böttchergasse.
Hamburgo
Conhecida como a “Veneza do Norte", a cidade de Hamburgo, oferece uma abundância de canais, córregos e rios e mais de 2.000 pontes. O cenário propicia um dos mais charmosos eventos natalinos. Todos os sábados, nesta época, acontece um desfile flutuante ao longo de seus canais. A cidade oferece uma grande variedade de mercados mas o maior e mais frequentado mercado de Natal da cidade é o que fica em frente a Rathaus (prédio da prefeitura e parlamento), na Rathausmarkt. Destaque ainda para o Niendorf com barracas que vendem uma variedade de guloseimas festivas, o da Ilha Fleet com música ao vivo e exposições, o do Circo Roncalli, repleta de palhaços e shows regulares que mantem as multidões entretidas, além do Gänsemarkt o mais tradicional com um coro cantando canções natalinas todos os dias.
Trier

A cidade mais antiga da Alemanha, tem o seu centro histórico e as ruínas romanas de Porta Nigra tombados pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade. Neste cenário medieval, ao lado da milenar Catedral de São Pedro, a mais antiga da Alemanha, o mercado mantém vivas as mais autênticas tradições do Natal alemão. Um ponto forte é a gastronomia da região da Alsácia, uma das mais ricas e variadas do país.Há sempre oferta de boas linguiças assadas e as gostosas kartoffelpuffer (panquecas de batata), acompanhadas dos excelentes vinhos da região do Mosela. 
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário