sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Presidente do Sindihotel RS participa de reuniões com autoridades em Brasília

"O objetivo foi alertar ministros e deputados sobre o cálculo da cobrança da taxa autoral e os altos custos para a hotelaria independente"
Além de carga tributária e uma série de exigências legais, um assunto que vem preocupando a hotelaria no Rio Grande do Sul são as cobranças feitas pelo ECAD, consideradas inadequadas pelo setor. Para alertar sobre a necessidade urgente na revisão de cálculos e outros aspectos relevantes, o presidente do Sindihotel RS e do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suarez conversou com ministros do STJ e lideranças em Brasília.
O roteiro iniciou no dia 23, em encontros realizados com a deputada Renata Abreu (PTN-SP), relatora especial da Comissão Especial sobre Direito Autoral; e com a Ministra do Supremo Tribunal de Justiça, Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues. O dirigente – acompanhado dos assessores tributário Fabio Vieira e parlamentar, Rodrigo Giacomet, ambos da Fecomércio-RS, e do advogado William Aguiar – enfatizou a importância da adoção de critérios proporcionais da mensalidade, levando em conta as particularidades de cada segmento. “Hoje, os parâmetros adotados acabam ferindo o princípio da isonomia, gerando reflexos financeiros e comprometendo a própria sobrevivência do negócio”, afirma Suarez.
Outro ponto polêmico destacado nas reuniões foi a duplicidade na cobrança da taxa autoral nos hotéis que retransmitem imagens fornecidas de TV por assinatura, pois as operadoras já pagam os direitos ao ECAD. Por fim, o empresário argumentou ainda o fato da retribuição autoral somente ser devida em áreas comuns dos empreendimentos, e não nos quartos, já que são áreas de frequência individual.
No dia 24 (quinta) o grupo visitou alguns gabinetes, incluindo a do Senador Davi Acolumbre (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal); Deputado Herculano Passos (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo); Deputado Alex Manente (Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados); Deputado César Halum (Comissão de Turismo - Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira) e Senadora Ana Amélia Lemos.
“Também destacamos que o empresariado dos meios de hospedagem passa por uma enorme insegurança jurídica devido às mudanças constantes de interpretação da legislação do direito autoral pelos tribunais”, disse Fabio. Em muitos casos, relatou ele, ministros, deputados e senadores não sabem que o cálculo utilizado atualmente pelo ECAD não respeita a igualdade de todos perante a lei, prejudicando principalmente os meios de hospedagem com menor capacidade financeira. “O valor da taxa autoral mensal não é diluído no custo como costuma ocorrer em uma grande rede hoteleira”, completou o assessor tributário. 
Manuel Suarez participou ainda do Seminário da Semana Mundial do Turismo, com a presença de Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados; Henrique Eduardo Alves, Ministro do Turismo; Deputado Alex Manente, Presidente da Comissão de Turismo – CTUR da Câmara dos Deputados; Deputado Herculano Passos, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo; Vinicius Lummertz, Presidente da Embratur e Alexandre Sampaio, Presidente da FNHRBS.

Texto: Adriana de Barros Machado (Assessora de imprensa do Sindihotel RS)
Crédito das fotos: Lana Regis
Legenda da foto 1: Presidente do Sindihotel, Manuel Suarez (esquerda) e ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves 
Legenda da foto 2: Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz (esquerda) e Presidente do Sindihotel, Manuel Suarez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário