quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Circuito Internacional de Golfe e Vinhos neste final de semana em Porto Alegre

Neste final de semana (15 e 16) acontece no Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos.  O evento esportivo amador já percorreu a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira vez acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa segunda fase, em Curitiba.
São aguardados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. No domingo, quando acontece o encerramento, serão apresentados os cinco jogadores, que irão disputar a final internacional em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. A  final, será realizada em junho de 2015  nos Estados Unidos. As inscrições para o torneio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira (14,) no Belém Novo Golf Clube, que passa a incluir o Torneio Internacional no calendário oficial de eventos.
 A apresentação do Circuito local foi realizada na última quarta-feira (12) , no Hotel Laghetto Veverone Moinhos com a presença  do Secretário Municipal de Turismo Luiz Fernando Moraes, do diretor do Belém Novo Golf Club, Luciano Azevedo Cunha, do presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe, Ricardo De Rose, do diretor-geral da empresa argentina Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio, Fabián Lencinas, do superintendente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Amilton Lopes, e representante da Bodega Los Haroldos, vinícola de Mendoza que dá nome ao torneio. 
Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho
Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com  o diretor-geral da Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio  Fabian Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao longo de todo o ano. “Porto Alegre tem proximidade com Uruguai e Argentina, possui grande potencial turístico, um campo de golfe de padrão excelente, é capital de um estado que tem uma produção vitivinícola de qualidade, fatores que são a essência da proposta deste torneio”. Segundo ele, a partir da edição de 2015 se integrarão ao circuito outras cidades brasileiras, sendo que a abertura do torneio no país seguirá sendo em Porto Alegre e o encerramento, em Curitiba. No próximo ano Paraguai e Peru deverão participar do torneio, além dos Estados Unidos que incluiu o circuito sul-americano no calendário de torneios de golfe do país. “O golfe é o esporte que  mais movimenta pessoas no mundo em busca de bons campos e bons vinhos, por isso é um atrativo e uma grande ferramenta de captação de turistas”, avalia.
A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. De Rose lembrou que o golfista não viaja sozinho e por isso o esporte movimenta a economia do turismo. “Sem contar que quem pratica golfe é, em geral, também um apreciador de vinhos, o que torna a realização deste circuito no Rio Grande do Sul um fator de visibilidade para nossa vitivinicultura e para nossa estrutura de golfe, que soma 13 campos no Estado”, afirmou.  De Rose disse apostar também na desmistificação do golfe como esporte de elite, especialmente agora que, a partir de 2016,  retomará a categoria de esporte olímpico.
Mercocidades 
A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo da Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. “Neste colegiado trabalhamos a integração a partir do conceito de turismo sem fronteiras entre os destinos da região, em diferentes rotas turísticas, como as de enoturismo”, explicou o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, Moraes destacou ainda o fato de o Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.
O torneio teve a largada na Argentina em março deste ano, na cidade vitivinícola de Mendoza, e até o final de dezembro terá percorrido mais de 50 diferentes cidades entre Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Em cada cidade se classificam cinco jogadores, considerados os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional em Córdoba, de 12 a 15 de dezembro. Atualmente o circuito conta com 5,7 mil  participantes durante todo o ano de duração do torneio. 
Na organização do circuito, a Andina MP&B se uniu à Bodegas Argentinas AC, câmara empresarial que reúne a maioria das principais bodegas argentinas no fomento e difusão do enoturismo e de outras atividades nos chamados caminhos do vinho, como, por exemplo, a prática de golfe entre vinhedos.


Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho - Copa Los Haroldos
Belém Novo Golf Club
Dias  15 e 16/11/2014
Condomío Terra Ville
Avenida Juca Batista, 8000
Belém Novo
Entrada liberada mediante documento de identificação na Portaria  

Nenhum comentário:

Postar um comentário