sexta-feira, 21 de março de 2014

O Festival das Cerejeiras marca o inicio da primavera na capital americana


Aqui estamos começando o outono, no hemisfério norte a tão aguardada primavera, depois de um implacável inverno. Em Washington DC a estação tem um atrativo a mais com a florada das cerejeiras. O Festival Nacional das Cerejeiras ou National Cherry Blossoms  é uma das tradições da capital americana, desde 1912  quando o prefeito de Tokyo enviou 3000 mudas para a cidade que foram plantadas as margens do lago  Tidal Basin e  onde ainda fica a maior concentração de cerejeiras da cidade.

Há muitos eventos acontecendo durante este período, especialmente ligados a cultura japonesa: exibições de arte japonesa, chás, jantares, bailes de gala. Informações e  programação  está disponível  no site oficial do Festival. 
Pico da Florada
 Como o país está passou por um inverno particularmente  rigoroso em 2014, muitas foram as dúvidas e especulações sobre a florada. Finalmente ontem, dia 19, o National Park Service anunciou a previsão,  para o período de pico da florada : de  8 a 12 de abril. Esta data, no entanto,  pode mudar em função da temperatura. O pico da florada é considerado quando pelo menos 70% das árvores em volta do Tidal Basin estão em flor, mas é possível ver por toda a cidade as cerejeiras em flor em diversos períodos do mês.
A edição deste ano do "National Cherry Blossoms"  encerra no dia 13 de abril.  
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário