segunda-feira, 10 de março de 2014

Conheça os melhores programas culturais gratuitos no Brasil e no mundo

Viajar, conhecer e não gastar parece impossível, mas não é. Prova disso e a matéria que saiu no “Mais History Travel” . A reportagem lista museus e monumentos em tours conduzidos por  guias competentíssimos que não custam um tostão, mas valem a viagem!
 A empresa Sandemans é a mais conhecida e antiga. No mercado a  18 anos, a empresa organiza walking tours (passeios a pé) gratuitos em 18 cidades da Europa, do Oriente Médio e dos Estados Unidos.
 A mais conhecida e antiga é a Sandemans, empresa que organiza  walking tours (passeios a pé) gratuitos em 18 cidades da Europa, do Oriente Médio e dos Estados Unidos. Ela começou em Berlim e se expandiu para destinos como Amsterdã, Lisboa, Paris, Nova York e Jerusalém. A moda pegou e, hoje em dia, muitas outras agências e associações estão levando viajantes para passear sem cobrar um tostão.
O  Rio de Janeiro,  tem a  Free Walker Tours. Outros bons exemplos são a Free City Tours, que atua na Austrália e  Vietnã, e a Free Tours by Foot, especialista em Estados Unidos (com bases em San Francisco, Boston, Nova York, Nova Orleans, entre outras), mas que também está presente em Londres, Berlim e no Canadá.
Clique http://www.priceoftravel.com/1835/list-of-free-walking-tours-around-the-world/  para ver uma lista super completa de walking tours gratuitos em todo o mundo.

A ideia até parece pura generosidade, mas não deixa de ser uma jogada de marketing genial. Tudo funciona de forma organizada e profissional  e você só paga no final, quanto e, sobretudo, se quiser. Como dependem da caixinha, os guias costumam ser afiadíssimos e cativantes e todo mundo paga com a melhor boa vontade!. A contribuição média é  de € 5 a € 10 por pessoa.
Museus eternamente na faixa


Londres e Washington DC  contam com alguns dos melhores museus do mundo. Na capital inglesa, você não precisa tocar na carteira para  conhecer o British Museum  que  abriga 8 milhões de peças históricas de toda a humanidade incluindo a   Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas. Conhecer o melhor da arte moderna na Tate Modern,    ou ainda  entrar no Victoria and Albert Museum  referência mundial em moda, design e artes decorativas. Também é gratuito a National Gallery, o Science Museum, entre uma vasta lista de instituições de peso.
No lado oposto do Atlântico, a capital americana tem um arsenal impressionante de museus gratuitos, incluindo o National Museum of Natural History (de história natural), o National Air and Space Museum (onde estão expostas naves espaciais, aviões e outros itens interessantíssimos) e o Holocaust Memorial Museum (o mais completo museu do holocausto do mundo).
Fora de Londres e Washington, também é possível encontrar algumas joias. É o caso do Museo Sumaya, um extravagante edifício coberto de escamas de titânio onde o bilionário Carlos Slim, mostra seu acervo que conta com  Rodin, Dalí, Van Gogh, Miró, Diego Rivera... Em Nova York, o Bronx Museum of Arts, que costuma receber belas exposições de arte e fotografia, é um programa bem interessante fora do eixo MoMa-Metropolitan. Em Madri, na Espanha, o melhor da arte contemporânea também vem de brinde, em três centros culturais ultramodernos: Matadero Madrid, La Casa  Encendida e  Caixa Forum Madrid.

Dias grátis nos museus
Uma boa parcela dos museus importantes do mundo abre suas portas sem cobrar entrada algumas vezes ao ano. Ao chegar numa cidade, verifique se os museus locais aderem a essa prática. Por exemplo: o Louvre, é grátis todo primeiro domingo do mês de outubro a março. Os demais museus importantes da capital francesa, incluindo o Musée d’Orsay e o Rodin, dispensam a carteira em todo primeiro domingo do mês, independentemente da época do ano.
Em Barcelona também vale ficar atento ao calendário. Nem todos aderem à promoção, mas o Museu Picasso, adere em todo primeiro domingo do mês (e, nos demais domingos, grátis das 15h às 20h). Outra boa pedida é o CCCB (Centro de Cultura Contemporânea), que não exige ingresso todo domingo a partir das 15h.

 Edifícios emblemáticos no Brasil   e no mundo 
O Reichstag, espetacular edifício do parlamento alemão em Berlim, com cúpula desenha pelo arquiteto Norman Foster e vistas incríveis da cidade, pode ser visitado. Da mesma forma, também é possível entrar no inigualável edifício gótico do Parlamento Britânico (o ícone da cidade, em conjunto com o Big Ben). 
Em Brasília não é diferente: dá pra conhecer o interior tanto do Congresso Nacional como dos palácios do Alvorada e do Planalto. Washington, capital americana, oferece vistas imperdíveis gratuítas: 
o Capitólio e a Biblioteca do Congresso, uma das maiores e mais belas do mundo, com mais de 155 milhões de volumes.
Biblioteca do Congresso 
Basta, em geral, agendar com antecedência e estar munido de um documento de identidade (RG ou passaporte). Consulte os respectivos sites para mais informações.

As igrejas mais belas
Roma -Igreja San Pietro in Vincoli
Visitar uma catedral, nem sempre é gratuito. Mas tem importantes igrejas que ainda não cobram.  A basílica mais importante do mundo, de São Pedro, no Vaticano, não apenas é grátis como tem em seu interior uma das obras mais importantes de Michelangelo (a Pietà). E por falar no gênio, outra de suas obras essenciais, Moisés, também está numa igreja com entrada franca, a escondidinha San Pietro in Vincoli, em Roma. A gótica Santa Maria del Mar em Barcelona, a  mítica catedral de Santiago de Compostela e a Notre Dame de Paris, estão de portas abertas para receber os fiiéis. 
Paris- Notre Dame

Fotos: Divulgação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário