Segundo dados divulgados pela OMT - Organização Mundial do Turismo, a América do Sul alcançou, no final de 2011, o maior crescimento no turismo mundial.
Em praticamente todos os países do Continente sul americano, houve crescimento.
Dados que constatam que não há outro setor com tanta capacidade de contribuir para a geração de postos de trabalho, principalmente para jovens e mulheres.
No mundo o turismo é atualmente responsável por 1 em cada 12 empregos. A América do Sul foi a região que mais cresceu, mais de 10%, enquanto toda a região das Américas cresceu em média 4% e os países emergentes como um todo cresceram em média 3,8%. O Brasil avançou de 5,2 para 5,5 milhões de visitantes.
No campo das receitas com gastos por visitantes, a média de crescimento foi de 4%, alguns países registraram resultados superiores à essa média. Estados Unidos cresceram 12%, China 25% e Espanha 9%.
O Brasil saltou de 5,9 bilhões de dólares em divisas em 2010 para 6,7 bilhões ano passado. Para 2012 a expectativa é de continuidade de crescimento do turismo no mundo, mesmo que em menor ritmo, entre 3 a 4 %, em média.
Atualmente, a indústria de viagens e turismo representa 6% do comércio mundial e contribui com 5% do PIB do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário