terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Como agir em caso de roubos no exterior

As dicas são do Consulado brasileiro na Argentina, mas vale para qualquer viagem no exterior

Buenos Aires, por sua proximidade e seu charme europeu,  é um dos destinos preferidos de brasileiros no Exterior.

Mas o consulado contata um aumento progressivo dos ataques a turistas brasileiros, com base nos números de  documentos  roubados ou furtados.

Em 2009 foram 1.508, em 2010 foram 2.623 e em 2011, foram 3.039 brasileiros que precisaram solicitar Autorização de Regresso ao Brasil junto ao Consulado-Geral em Buenos Aires. A  estatística não inclui pessoas que tiveram  dinheiro ou objetos como câmeras e celulares levados por ladrões especializados em ataques a estrangeiros.

Com o aumento de turistas que chegam a todo o momento na capital portenha, o número de ocorrências aumenta proporcionalmente ao de turistas.

Pontos obrigatórios  para os turistas como a Calle Florida, El Caminito ou  La Boca, são as zonas preferidas e  de maior atuação dos larapios. A Avenida 9 de Julio, estações de metrô e arredores de restaurantes também são enquadrados em uma área de alerta vermelho.

No entanto o  cônsul-geral adjunto do Brasil na Argentina, Carlos Penna, lembra que os assaltos aqui quase nunca são violentos. São furtos, não são roubos. Em raríssimos casos há roubo, com violência — afirma.  No site do consulado há um alerta para cuidados que os brasileiros devem ter.

Orientações do Consulado do Brasil em Buenos Aires aos brasileiros que visitam a cidade:

- Fique atento especialmente ao transitar na região da Calle Florida e ao andar de metrô, sobretudo se for abordado por um desconhecido.

- Deixe uma cópia do passaporte ou da carteira de identidade no hotel. A cópia poderá ser útil em caso de perda dos documentos originais.

- Guarde dados de cartões de crédito e telefones aos quais denunciar o furto ou extravio.

- Carregue a bolsa sempre junto ao corpo. Em restaurantes, não pendure casacos e bolsas na cadeira nem deixe a bolsa sobre a mesa.

- Dentro de um táxi, não conte dinheiro e não mostre objetos de valor. Procure pagar o taxi com notas de pequeno valor.

- Não carregue grandes somas de dinheiro. Não guarde todo o dinheiro em um só lugar.

- Evite transitar em ruas ou praças desertas depois das 22h.

- Desconfie se, na rua, alguém lhe avisar sobre manchas na roupa ou se oferecer para ajudá-lo a tirá-las _ geralmente, os ladrões trabalham em grupos de duas ou três pessoas.

- Trocar moeda apenas em bancos ou casas de câmbio.

Em caso de furto, roubo ou perda e documentos:

1)  Faça um registro na delegacia de polícia mais próxima do local do crime.

2) Caso precise de documento para voltar ao Brasil, solicite-o no Consulado-Geral do Brasil, no telefone 4515-6500. Se não for possível esperar pelo horário de atendimento normal, entre em contato com o plantão, pelo telefone (15) 4199-9668. É preciso apresentar ao agente consular a denúncia policial e um comprovante da nacionalidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário