quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Connection Terroirs do Brasil impulsiona Indicações Geográficas e novos negócios em Gramado

"A próxima edição acontece de 21 a 24 de maio de 2025"

O Connection Terroirs do Brasil 2024, que aconteceu entre 28 e 31 de agosto, se consolidou como uma das maiores vitrines de produtos de Indicação Geográfica (IG) do país. O evento realizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do SEBRAE reuniu produtores de todas as regiões do país, especialistas e público geral em atividades diversas em Gramado. 

Quem participou teve a oportunidade de explorar painéis com especialistas sobre turismo, inovação, territorialidade e legislação, além de conhecer, degustar e adquirir produtos de 51 das 118 IGs brasileiras. Mais de 900 espectadores assistiram às palestras no Palco de Conteúdo e 100 pessoas realizaram a degustação guiada de cafés especiais, uma das novidades desta edição. 

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

“Estamos muito felizes com os resultados deste ano. Recebemos em Gramado pessoas vindas de todos os cantos do Brasil para dias intensos de conhecimento, networking e novos negócios. Foram quatro dias de intercâmbio cultural ligando o Brasil de Norte a Sul”, diz Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello.

Gerando cerca de 190 vagas de trabalho, o Connection Terroirs do Brasil trouxe resultados diretos também aos produtores que estiveram na Alameda Terroirs, feira de expositores instalada na Rua Coberta. 

Maria Helena Jeske, da empresa Imperatriz Doces Finos, representou a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas e comemorou o aumento das vendas em relação à última edição. “O evento foi lindo, este ano vendemos 6.500 doces, um aumento de 40% em relação ao ano passado. É muito gratificante atender o público e fazer parte de tudo isso, foi um retorno super positivo”, contou.


 Além do resultado em vendas, o evento também teve papel importante na disseminação do tema das IGs ampliando a visibilidade de produtores e o seu desenvolvimento. 

“Na nossa região a gente tem mais de dois mil produtores de queijo, mas só 60 estão certificados dentro das fiscalizações e menos dessa metade está dentro da associação. Por isso é muito importante eu, enquanto produtora, vir para esses eventos, divulgar através das redes sociais e desenvolver o meu trabalho. Eu viro uma vitrine para eles e a gente vai conseguindo inspirar outros produtores e trazê-los para dentro desse trabalho maravilhoso que é o trabalho do desenvolvimento de Indicação Geográfica, um trabalho que desenvolve o território”, avaliou Christiane de Sena Brandão, produtora mineira de queijo do Serro, durante mentoria realizada por Marina Santana, Coordenadora Nacional de IGs do Sebrae, e Hulda Oliveira, coordenadora de negócios da Base Tecnológica e PI do Sebrae Nacional. 

Gastronomia e experiências locais

Durante os quatro dias de evento, os participantes puderam também conhecer melhor a gastronomia, as origens e as atrações locais. Trinta restaurantes participaram do Circuito Gastronômico oferecendo pratos exclusivos criados com ingredientes certificados e a Arena Gastronômica recebeu 13 oficinas com chefs convidados. Também participaram do evento dez agroindústrias de Gramado que possuem o Selo Sabor Gaúcho. 

Networking de negócios 

A empresária e Presidente do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Tubarão/SC e do Litoral Norte Gaúcho, Ivone Ferraz e o Presidente do Conselho Municipal do Turismo de Torres, Ataualpa Lummertz, participaram do Connection e do Networking de negócios pela primeira vez em 2024.

Buscando o melhor desenvolvimento do setor na região, Ivone afirma que eventos como o Connection, que abarcam turismo e oportunidades são ótimos para elaborar novas possibilidades no litoral. “Um evento dessa envergadura, que une empresários, produção e público, é uma experiência que nos possibilita levar novas ideias e aprender a ver as situações por outro ângulo”, comenta Ivone.

Ataualpa ainda fala sobre a falta de conhecimento da população quanto às IG’s do país e o quanto esse assunto deve ser enfatizado cada vez mais. “É muito importante a visibilidade que os produtores ganham em um evento como este. Já falei com o pessoal do arroz de Palmares do Sul, que é da minha região e eu não conhecia”, diz.

Sebrae anuncia projeto Terroirs do Sul

Iniciativa une os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no desenvolvimento de Indicações Geográficas.

Em coletiva de imprensa durante o evento, o Sebrae anunciou o início de um projeto que une o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná: Terroirs do Sul.

Para Alan Claumann, Gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae SC, a iniciativa quer potencializar o desenvolvimento de regiões e produtores dos três estados do Sul do Brasil a partir de seus produtos de origem. “É uma iniciativa importante, que requer também uma mudança de comportamento. Acho que está na hora de parar de falar que tem o melhor e passar a dizer que tem o único, que tem o diferenciado, que tem o distinto”, afirmou .

                                                                                                                                      @Anselmo Cunha

Politicas Publicas

O Desenvolvimento Territorial e a Inclusão Produtiva no Turismo do Rio Grande do Sul, foi o tema abordado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Rural do estado, Ronaldo Santini.

O investimento de mais de R$ 400 milhões em infraestrutura turística nos 497 municípios do estado, foi o grande destaque de sua apresentação. “Todos têm algo a oferecer no turismo. Se não tem um destino, tem um produto. Se não tem um produto, tem um destino ou atividade dentro do Turismo”, afirmou.

Ele ressaltou ainda o projeto de agroindustrialização dos produtos no Rio Grande do Sul, uma maneira de garantir renda, independência e continuidade da atividade (sucessão familiar), principalmente pelas mulheres e jovens, o que mostra uma mudança significativa no cenário da cadeia produtiva, antes comandada exclusivamente pelos “homens da casa”.

Léo Farah: “é na dificuldade que heróis são revelados”

O encerramento dos painéis do Connection 2024 foi com Léo Farah, capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e em Redução de Riscos pela ONU. Farah comentou sobre sua atuação no caso do rompimento de barragem em Mariana, em 2015 e Brumadinho em 2019 e sobre o treinamento para Operações Especiais que os bombeiros passam para estarem capacitados a trabalhar em situações não ordinárias.

Seu tema seria "Especialistas no Impossível", mas trocou para "Heróis Gaúchos: como superar tempos difíceis"! "A força do povo gaúcho eu não vi em lugar nenhum. Como essas pessoas, diante de tudo que passaram, ainda tem essa fortaleza? Aí a gente percebe que é nessa dificuldade que os heróis são revelados", contou Farah, recordando de sua recente passagem no Rio Grande do Sul onde atuou à frente da ONG HUMUS, que trabalha em comunidades em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos.

Próxima edição será de 21 a 24 de maio

A próxima edição do Connection Terroirs do Brasil já tem data para acontecer em 2025: será de 21 a 24 de maio em Gramado. A expectativa é de que o número de IGs presentes seja ainda maior. Em 2023 foram 27 certificações e este ano 51. 

“Estamos cada vez mais envolvidos com o tema das Indicações Geográficas. Precisamos continuar falando sobre o assunto, pois ainda há muito a se explorar no Brasil, um potencial enorme que pode gerar benefícios a comunidades com a preservação de culturas e saberes e ainda gerar novos negócios impulsionando o turismo e a economia”, explica Eduardo Zorzanello, CEO do evento. 

Fotos: Rafael Cavalli

Nenhum comentário:

Postar um comentário