@Giulian Serafin - PMPA |
Começou hoje (24) no Centro de
Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre o 41º Congresso Brasileiro de
Guias de Turismo.
Com o tema “Guias de
Turismo e Agentes de Viagens: a união que faz o turismo” o evento tem como
objetivo debater a importância e as diferenças de cada atividade, bem como as
responsabilidades econômicas e sociais que cada profissional exerce no mercado
turístico.
Durante o encontro, além do
tema central, serão debatidos assuntos mais atuais e impactantes para os
profissionais que buscam a qualificação constante.
Inovação, Vendas, Comunicação,
Imagem, Branding, Psicologia do Turismo, Legislação e outros aspectos tão
importantes para o novo posicionamento de mercado do guia de turismo na era pós
pandemia.
Com uma expectativa de público
de 1.100 Guias e Agentes de Viagens o evento é uma promoção da FENAGTUR,
realização: SINDEGTURRS e patrocínio da ABAVRS, UGART e Cativa Operadora. Entre os
apoiadores SETUR-RS; Sec. Desen. Econ. e Turismo, SINDETUR-RS; Porto Alegre Convention
& Visitors Bureau, SINDHA, Cadastur.
Casa de Cultura Mario Quintana @Divulgação CCMQ |
O primeiro dia será dedicado a
um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade. Os participantes do
congresso terão a oportunidade de visitar locais como o Mercado Público, a Casa
de Cultura Mário Quintana, o Theatro São Pedro e o Palácio do Governo do RS.
Paralelo ao Congresso, destinos turísticos vão promover suas Rotas & Roteiros. Uma oportunidade única para que Guias de Turismo e Agentes de Viagens possam desenvolver parcerias, conhecer novos produtos e ampliar suas possibilidades de negócios pelas mais diversas regiões do Brasil.
A Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) terá um estande próprio para
destacar o potencial turístico, gastronômico e cultural da cidade.
A Serra Gaúcha será o destino das 02 visitas técnicas opcionais.
XLI Congresso Brasileiro de Guias de Turismo – CBGTUR e EXPO ROTAS & ROTEIROS.
Quem Sou Eu Guia? Quem Sou Eu Agente?
MEDIADOR: Tatiane Gärtner
PAINELISTAS: Tia Iara | Cris Mendes | Fabiani Angeli | Rafael
Carniel
Tópicos abordados:
A relação Guia X Agente
Um olhar para dentro
Valorização profissional
Me formei Guia, e agora?
Posicionamento de mercado
PAINELISTAS: Paulo Queiroz | Miguel Antônio Holdefer |
Rafael Cavalcanti | Marcelo Adams
MEDIADORA: Iacy Vasconcelos
Tópicos Abordados:
Erros e acertos dos Guias, Agentes e outros profissionais.
Guias que possuem agência e “roubam clientes” de outra agência em serviço para
esta.
Guias que dão “carteiraço”
Agência que hospeda motorista e guia no mesmo quarto.
Assédio do Guia aos passageiros e vice-versa
Papel do sindicato na fiscalização
Guia que aceita ser remunerado menos que a tabela
Guia que não sabe dizer não
Dividir comissões com motorista: Premiação ou obrigação?
Coordenadora X Guia de Turismo
Guias que levam passageiros para visitar determinado atrativo e ganham comissão
por isso
Seguro Viagem: a importância da contratação nos pacotes organizados pelas
agências, operadoras e guiados com um guia profissional.
Painelistas:
João Augusto Machado – Presidente ABAV
Sandreli Bandeira – CADASTUR
Jorge Azevedo- Guia Sindegtur RS
Miguel Antônio Holdefer – Lei das Agências
Mediadora: Lenora Horn Schneider – Presidente ABBTUR
Psicologia do Turismo: O Olhar do Agente e Guia para
si e os Desafios da Profissão.
PALESTRANTE: Cristianne Mendes
Posicionamento e Comercialização de Rotas e Roteiros.
PALESTRANTE: Deivid Schu
TÓPICOS ABORDADOS: Branding + Posicionamento de mercado
A Importância das Capacitações no Desempenho Laboral dos Guias de Turismo. A Necessidade de Estar se Capacitando sempre .
PALESTRANTE: Melchor Delgado Delgadillo ( PERU)
Inovação no Turismo: como guias e agentes de viagens podem inovar na prática?
PALESTRANTE: Marta Poggi
TÓPICOS ABORDADOS:
. Guias e agentes de viagens – como inovar?
. Guias e agentes de viagens – agregando valor na experiência do
cliente
. Cases de sucesso
. Comportamento do Novo Viajante 4.0: o que busca e deseja?
. Tendências globais do turismo: o que vem por aí?
PALESTRANTE: Daniel Turbox
TÓPICOS ABORDADOS:
1. Transformação Digital no Turismo – Evolução tecnológica e seu impacto.
Narrativa e Tecnologia – Uso do digital para
enriquecer histórias.
Humanização e Conexão – O valor do toque
humano em um mundo digital.
Ferramentas para Guias – Aplicações e plataformas
úteis.
Redes Sociais e Promoção – Uso estratégico das
plataformas online.
Feedback e Adaptabilidade – Uso de avaliações para
crescimento.
Tendências em Ascensão – O que esperar do futuro do
turismo.
Conclusão – O equilíbrio entre tecnologia e
humanização.
Rio Grande do Sul – De janeiro a janeiro a gente garante a experiência
PALESTRANTE: CLAUDIA MARA
Diretora de Planejamento e Competitividade
TEMA REDES SOCIAIS – Esclareça suas dúvidas sobre redes sociais.
CONSULTORA: Mari Gonçalves – Agência Conteúdo
Ativo
TEMA ERA DIGITAL – O guia de turismo na Era Digital
CONSULTOR: Daniel Turbox – Empresa Turbox
TEMA: CONSULTORIA Quem sou eu guia? Quem sou eu no mercado?
CONSULTOR: Cris Mendes .
20 minutos de consultoria individual sobre postura e
posicionamento do novo guia
Nenhum comentário:
Postar um comentário